Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vítor Bruno aborda mercado, Pepe, Vasco Sousa e a estreia: "Soldados em espírito de missão"

André Guerra
Vítor Bruno fala da estreia, de Vasco Sousa, Pepe e o mercado: "Até agosto, tudo é possível"
Vítor Bruno fala da estreia, de Vasco Sousa, Pepe e o mercado: "Até agosto, tudo é possível"FC Porto
Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Vítor Bruno, na antevisão ao encontro com o Gil Vicente, que marca a primeira jornada da Liga Portugal.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Travar euforia depois da Supertaça: "A semana foi preparada dentro da normalidade perante um jogo difícil, foi a semana toda canalizada para o Gil Vicente, tendo em conta as dúvidas depois do dia de ontem (quinta-feira, o despedimento de Tozé Marreco). Temos uma equipa mergulhada no que é nosso, os valores, o treino, o estilo de jogo. Há a dificuldade inerente do que aconteceu no comando técnico do Gil, teremos que nos ajustar porque não sabemos se vai haver rompimento ou continuidade do passado. Temos de olhar para o jogo com as lentes certas, queremos muito começar bem, dar uma alegria aos sócios e adeptos que encheram o estádio. Temos o dever de retribuir dentro de campo".

FC Porto diferente após a Supertaça: "Vai haver um FC Porto igual a si próprio, nem antes ou depois da Supertaça. Tentamos ser o mais fiéis possíveis ao que fazemos no Olival, queremos que os jogadores comprem e agarrem a nossa ideia."

Galeno: "O Galeno está disponível, tal como todos os outros, à exceção do Marcano, Zaidu e Francisco Conceição (todos lesionados)".

Estreia de sonho com o primeiro título: "A estreia de sonho é sempre ganhar, aqui só lidamos com vitórias. Quando isso não acontece a agonia é grande, nesta casa é normal ganhar. É uma história impactante pela forma como o jogo decorreu, de perder 0-3 e ganhar 4-3, mas tudo isso faz parte daquilo que é o FC Porto: crença total, sentimento de unidade e pertença, soldados em espírito de missão permanente. Quem defende o FC Porto tem de ser assim".

Futuro de Pepe: "Não falei com o Pepe. Reunir os testemunhos que saíram a público é pouco para fazer um retrato fiel do Pepe. É um profissional exemplar, com valores e humildade, tudo o que é a presença dele, evita que seja notada, mas a sua ausência será muito sentida nos relvados". 

Lacuna nas bolas paradas defensivas: "Concordo que são uma lacuna porque está à vista, já sofremos na pré-época com isso. É algo que temos dedicado muito tempo do trabalho, temos afinado pormenores, perceber os movimentos dos adversários, ainda hoje tivemos muito tempo em cima disso porque entendemos que é uma necessidade da equipa. Ver os detalhes, perceber o que aconteceu no jogo com o Sporting. O Sporting foi feliz, não em termos de sorte, mas como atacou a bola parada porque foi um movimento muito bem feito. Foram felizes, mas trabalharam para isso, tentamos perceber onde estão os nossos défices".

Internacionais convocados: "Estão a evoluir, tiveram mais sessões do trabalho, têm dado passos seguros na aquisição da forma desportiva, estão também a começar a entranhar o nosso estilo de jogo. A pouco e pouco, estão a imbuir-se, têm-no feito com níveis de desempenho brutais e estão aptos a ir a jogo".

Alan Varela no lote de capitães: "É muito bem visto no balneário, impõe-se naturalmente, não precisa usar da palavra, basta gestos ou atitudes em campo para ganhar esse respeito. Os colegas nem questionaram porque revêem-se muito no Alan, é alguém que encarna as crenças e valores do FC Porto, integrou o lote de capitães muito naturalmente". 

Posição de Nico no meio-campo: "Não so

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

u muito bom a fazer desenhos, nem trabalho em cima de quadros. O Nico tem a capacidade de chegar à frente como segundo avançado ou terceiro médio, ele interpreta muito bem o que pede o jogo. A nível tático, é muito evoluído, vem de trabalhos ricos no Barcelona, temos tentado incutir uma dose extra de ser mais competitivo, meter outra rotação e de chegar à área para fazer mais golos. Ele tem aceite muito bem a mensagem, tem feito um esforço grande de andar na zona de pressão na primeira fase do adversário, é algo que o desgasta bastante. Tem-no feito muito bem. Mais à frente, ou mais atrás, isso depende muito da estratégia do jogo".  

Se Vasco Sousa é capaz de ser titular ou aposta a partir do banco: "O Vasco e qualquer Vasco desta plantel estão totalmente capacitados para integrar o onze inicial, essa questão não me preocupa. O Vasco fez um grande jogo na Supertaça, mexeu com o jogo, é alguém que pode fazer duplas missões no meio-campo, como se deve posicionar nos espaços e fazer um scan rápido no que se passa à volta dele. É algo que já vem do passado com ele, não fomos nós que ensinamos, é natural e vem da formação. É importante para alguém que pisa aqueles espaços".

Conta com mexidas no plantel: "Até ao final de agosto, tudo é possível. Estaria a mentir se lhe disse com que o que estava a contar, o mercado é muito volátil atualmente, isso é incontrolável da nossa parte. O presidente tem feito uma defesa intransigente dos interesses do clube. Veremos que propostas chegam, temos identificados vários alvos caso haja alguma saída".