Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vítor Bruno admite sondagem por Chico, saída de Toni e elogia Mora: "Gostava de o ter em casa"

Vítor Bruno abordou vários dossiês
Vítor Bruno abordou vários dossiêsMIGUEL RIOPA / AFP
Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Vítor Bruno, na antevisão ao duelo com o Rio Ave, da terceira jornada da Liga Portugal, agendado para sábado às 18:00.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Análise: "Pela amostra de Alvalade, apesar do resultado (x-x), mostrou um Rio Ave muito capaz, equipa com requinte com a bola, um treinador que vai para a quarta época no clube, com um conhecimento profundo do campeonato, tudo isso são pontos a favor. Um adversário que nos cria dificuldades num passado recente, ganhámos em Vila do Conde num grau de dificuldade bem elevado. Teremos que estar conectados com os nossos valores, veinculados com a nossa ideia. Esperamos da parte dos adeptos que possam estar nesta senda de unidade e paixão. Vai ser um jogo difícil".

FC Porto mais apto a lutar com blocos baixos: "O que esperamos do Rio Ave não podemos controlar, o que aconteceu em Alvalade foi uma abordagem ambiciosa e corajosa, à semelhança do que o seu treinador lançou na abordagem a este jogo, podemos esperar algo parecido ou que entre mais expectante. O que sei é que as equipas se adaptam em função do que o jogo vai pedindo, haverá momentos em que o Rio Ave vai estar mais baixo, outros mais altos, o jogo vai tendo momentos diferentes, temos de saber jogar o que o jogo for pedindo.

Mercado: "É o que vocês têm visto, é sempre uma altura difícil. Ver como os jogadores reagem às notícias, hoje em dia estamos numa sociedade, principalmente para quem é mais jovem, com muita instabilidade e um grau de fragilidade grande, qualquer palavra ou gesto pode ferir, é preciso ter cuidado como mexemos com os sentimentos das pessoas e fazer com que isso não interfira com o rendimento dos jogadores. Perceber até que ponto posso chegar e consigo controlar, o que não é controlável já não depende de mim". 

Deniz Gul: "Percebo a pergunta, mas enquanto não for confirmado como reforço, vou-me abster de falar".

Francisco Conceição: "O Francisco tem um histórico recente de lesões, como vocês sabem, esteve 17 dias ao cuidado do departamento médico e tem apenas cinco dias integrados com o grupo. Senti que ainda não estavam reunidas as condições para atacar o jogo nas suas melhores condições. Em relação à Juventus, o mercado é muito ativo nesta fase, há sondagens, pode ser um caminho para ele, pode não ser... Quanto à indisciplina (no jogo de preparação com o Petro Luanda), sinceramente vejo muita preocupação em esmiuçar e especular com o que vai acontecer no FC Porto e não nas outras equipas, fico incrédulo com que vai saindo. Muitas vezes perdemos dois minutos a perceber o que se passa na casa dos outros quando estamos uma vida inteira a tentar perceber o que se passa na nossa. Deixa-me triste, porque se isso se tivesse consumado, teria vindo aqui sem problema retratar o caso da melhor maneira". 

Toni Martínez de saída"Confirmar não posso, mas que há uma alta probabilidade de que vai sair, isso posso dizer. Não tenho nada a apontar ao comportamento do Toni, é normal que depois de quatro anos menos utilizado esteja num contexto de gaiola de ouro, porque o FC Porto é um clube de escala mundial, mas sente que precisa de asas para voar e fazer um contrato com visibilidade, financeiro e desportivo. Isso é perfeitamente legítimo, qualquer um do plantel, quem for, eu digo-lhes na cara sem reserva e transparente, qualquer um deles tem a porta aberta para vir falar ao meu gabinete. Se sentir que há uma vontade expressa de um jogador sair, estando em consonância com os interesses do FC Porto, tenho abertura para ajudar os jogadores. Senti que essa era a vontade do Toni, ele também sentiu que era um momento importante e ainda não está concluído, mas provavelmente vai sair".

Wendell convocado para a seleção e ainda sem jogar: "Não tem sido difícil fazer a gestão, é aceitável que possa estar chateado, inclusive comigo, mas quem está no lugar dele tem sido brilhante. O Galeno, não estando na posição de raiz, a verdade é que do ponto de vista defensivo dá segurança à linha. Quanto ao Wendell, sentimos que não vinha nas condições ideais, podia ser mau para ele colocá-lo a jogar, havia passos a dar, está convocado para amanhã (sábado). Contamos com ele totalmente, tem tido um rendimento no trabalho diário cada vez melhor".

Número de jogadores no plantel após o mercado: "Em relação ao plantel, houve uma conferência de lançamento que disse que não quero ter um plantel demasiado extenso, até porque temos uma equipa B. 24 jogadores de campo ou 23, mais guarda-redes, andará por volta desse número".

Rodrigo Mora: "Qualquer jogador será um produto inacabado até terminar a carreira. Mesmo o Cristiano Ronaldo tem a carreira que tem e sente que tem passos a dar para ser melhor amanhã do que é hoje. A idade que o Mora tem dá-lhe longevidade para ter uma carreira brilhante, mas vai ter que conquistar o espaço de forma progressiva. Ainda hoje lhe disse que gostava de o levar comigo para casa porque é alguém que dá gosto ver. Tem elegância no que faz, muito critério, aceita a mensagem, percebe onde tem de investir e é esse nível de compromisso, cruzado com o talento, que pode fazer dele jogador. Tem passos a dar, ser mais consistente, perceber que há jogadores no seu espaço a concorrer com ele, fazer o percurso na equipa B e aproveitar os momentos para mostrar rendimento e ter a mentalidade certa".

David Carmo: "Não está na lista de convocados".

Perda de Taremi e Evanilson e opções atacantes: "Estou muito satisfeito com todos os que estão connosco até ao momento. Olhamos para os números do que essses jogadores podem dar, mas eu tento ter um olhar mais abrangente, há uma série de funções e missões que têm de ter, defensivas e ofensivas, que ultrapassam as métricas. Dou muito valor ao trabalho que muita gente não ver, mas que eu dedico muitas horas a analisar. Tenho jogadores que me garantem tudo o que preciso neste momento. Obviamente toda a gente quer ter condições ideias, mas toda a gente sabe as condições com o clube, a comunhão com a direção é total e faremos o investimento que tiver de ser feito se tiver de ser feito".

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

A posição de Galeno: "O Galeno, até pela via de poder contar com a sua confiança, foi-lhe entregue a pasta dos penáltis para ter golos e atenuar um sentimento de poder estar chateado por estar a jogar numa posição diferente. Não temo nada em relação a ele, o Galeno é um grandíssimo profissional e tudo o que lhe pedir sei que me vai dar".

Vasco Sousa titular: "Não posso desvendar se vai jogar ou não, até porque não disse ao plantel e os jogadores são os primeiros a saber. Há muitos Vascos nesta equipa, temos o Mora, o Marko, o Nico, o Franco, temos uma série de jogadores que podem ocupar aquele lugar. Têm-me dado garantias e não tenho problemas em optar por um e pelo outro e não tenho decisões fechadas até amanhã (sábado).