Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vitória da Silva: Sporting cai em Guimarães (2-3) com golos de Tiago, André e Dani Silva

Atualizado
AO VIVO: Seis minutos de compensação
AO VIVO: Seis minutos de compensaçãoOpta by Stats Perform/LUSA
O Sporting perdeu este sábado, por 2-3, em Guimarães, diante do Vitória, e não capitalizou a escorregadela do Benfica, na véspera, diante do Farense (1-1), no Estádio da Luz. Gonçalo Inácio ainda colocou os leões em vantagem mas Tiago Silva, primeiro, e André Silva, depois, operaram a reviravolta no marcador. Nuno Santos ainda voltou a igualar mas havia mais um Silva, o Dani, acabado de entrar, para assinar o golo da vitória vimaranense.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com o capitão, Sebastián Coates, castigado, Rúben Amorim apostou em Matheus Reis, preterindo ainda Nuno Santos para colocar o brasileiro na esquerda. Entrou Geny Catamo para a ala direita, com Esgaio a ser o central pela direita, com Diomande ao meio e Gonçalo Inácio mais à esquerda.

Do lado do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco fez apenas uma alteração em relação ao último onze, com Tiago Silva de regresso à titularidade, no lugar de Dani Silva.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Jogo de tabuleiro à chuva

O primeiro remate da partida, jogada sob intensa chuva em Guimarães, pertenceu a Jota Silva, lançado em velocidade por Handel, mas a tentativa acabou nas mãos de Adán.

Aos 8 minutos respondeu o Sporting, com Pedro Gonçalves a fugir na esquerda e a rematar cruzado para defesa vistosa de Bruno Varela, em voo, cedento canto.

O Sporting tentava encontrar espaços, o Vitória defendia-se num 5x4x1, sempre espreitando as transições rápidas, sobretudo com Jota Silva e Mangas, explorando a ala esquerda onde Esgaio, logo aos 17 minutos, ficou condicionado por um amarelo e onde Geny tentava dar maior amplitude ofensiva aos verde e brancos.

Do céu veio mais do que água

E foi na sequência de um lance de bola parada, com insistência leonina, que Gonçalo Inácio colocou o Sporting em vantagem: 42 minutos, Pedro Gonçalves a picar a bola para a área, Morita a ganhar no duelo com Miguel Maga e Gonçalo Inácio, ao segundo poste, a encostar de pé direito, fazendo o 1-0.

Aos 45+1', Pedro Gonçalves, lançado na profundidade por Marcus Edwards, picou a bola sobre Bruno Varela, colocou a bola dentro da baliza mas o lance foi prontamente anulado por posição irregular do médio do Sporting.

Logo depois, na área contrária, e na sequência de um lançamento lateral, Mangas caiu em lance com Adán e João Pinheiro marcou grande penalidade a favor do Vitória. O lance ainda foi analisado pelo VAR, houve protestos de parte a parte, algumas escaramuças mas, aos 45+7', Tiago Silva converteu mesmo o castigo máximo no 1-1 para o Vitória.

Nuno primeiro, Paulinho e Trincão depois

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou Nuno Santos na ala esquerda, retirando Ricardo Esgaio e fazendo recuar Matheus Reis para o trio de centrais.

A primeira ocasião do segundo tempo pertenceu ao Vitória, após um cruzamento de Tomás Ribeiro, com um corte crucial de Gonçalo Inácio e, na recarga, Mangas a atirar por cima em zona privilegiada.

Na resposta, Geny Catamo ganhou espaço na direita, cruzou e Gyokeres, ao segundo poste e de primeira, desviou mas ao lado da baliza de Bruno Varela. Ainda antes da hora de jogo, Tomás Handel, novamente em boa posição, rematou por cima e Rúben Amorim, de imediato, decidiu-se por novas mexidas, chamado Paulinho e Trincão.

Posicionamento da equipa do Vitória
Posicionamento da equipa do VitóriaOpta by Stats Perform/LUSA

Aos 61 minutos, após Nuno Santos ganhar a linha, o cruzamento é cortado por Tomás Ribeiro e Gyokeres não consegue o desvio. Canto para os leões, Paulinho e Trincão nos lugares de Hjulmand e Edwards, com Pedro Gonçalves a recuar para a linha de Morita, a meio-campo.

Leão tropeçou, levantou e caiu

Aos 71 minutos Trincão lançou Nuno Santos na esquerda e ainda chegou a tempo de finalizar o cruzamento, com o 2-1 a ser negado por bela intervenção de Bruno Varela. Na resposta, em transição rápida, o Vitória operou a cambalhota no marcador, aos 73 minutos: desmarcação de Jota Silva na direita, cruzamento para Tiago Silva finalizar e Adán fazer uma enorme defesa mas, na recarga, André Silva a rematar, a bola a desviar em Morita e a retirar qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes espanhol.

Resposta imediata do Sporting, aos 77 minutos, com Geny Catamo a lançar Pedro Gonçalves e o médio, com visão de jogo, a picar para a esquerda onde Nuno Santos encheu o pé e fuzilou Bruno Varela, apontando o 2-2.

Aos 79 minutos, tripla alteração no Vitória, com Álvaro Pacheco a lançar Dani Silva, Nélson da Luz e Butzke, nos lugares de Tiago Silva, João Mendes e André Silva, refrescando toda a frente de ataque.

Apenas um minuto depois, na primeira vez que tocou na bola, Dani Silva surgiu pela esquerda, ultrapassou Gonçalo Inácio e bateu Adán, fazendo o 3-2 para o Vitória. O jogo estava eletrizante.

Aos 85 minutos, nova mexida no Vitória, com André Silva a sair e Álvaro Pacheco a reforçar o meio-campo, lançando Zé Carlos.

Aos 88', a passe de Zé Carlos, Butzke, no cara a cara com Adán, viu o guarda-redes espanhol negar-lhe o 4-2, com uma mancha vistosa e eficaz.

Posicionamento da equipa do Sporting
Posicionamento da equipa do SportingOpta by Stats Perform/LUSA

A meio dos seis minutos de compensação, os nervos que já se faziam sentir rebentaram junto à linha, envolvendo elementos das duas equipas, bancos de suplentes e até adeptos por perto. Enorme confusão no D. Afonso Henriques, a manchar um dos melhores jogos do campeonato até agora, com amarelos para Manu e Luís Neto, dois dos suplentes, envolvidos nos desacatos.

Aos 90+8 minutos, o Sporting esteve mesmo muito perto do 3-3, com Geny Catamo contra a muralha defensiva, insistência de Pedro Gonçalves para corte de Borevkovic e, finalmente, remate de Nuno Santos por cima.

Aos 90+9' Álvaro Pacheco ainda esgotou as alterações, tirando Tomás Handel para lançar Manu, ganhando alguns segundos para garantir três importantes e moralizadores pontos no campeonato, diante do líder do campeonato.

Homem do jogo Flashscore: Jota Silva (V. Guimarães)

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform