Marcelo Gallardo vai regressar ao River Plate
A notícia que todos os adeptos do River Plate sonhavam ler: Marcelo Gallardo, conhecido como o Muñeco, vai regressar ao clube de Buenos Aires para ser o treinador da equipa principal, cargo em que deu inúmeras alegrias a todos os adeptos Millonarios, com 14 títulos oficiais em oito anos e meio, incluindo duas Taças Libertadores da América.
Após a saída de Martin Demichelis desse cargo, todos os caminhos levavam ao regresso de "Napoleão", que em maio deste ano de 2024 tinha deixado de ser treinador do Al-Ittihad da Arábia Saudita, e desde então estava livre para negociar com qualquer instituição.
Claro que receber a chamada do River é especial para o treinador de 48 anos, que está neste momento a ultimar os pormenores da negociação com o presidente do clube, Jorge Brito. Segundo apurou o Flashscore, a apresentação oficial terá lugar na quinta-feira, 1 de agosto, no Estádio Monumental.
Como reinador do River, Gallardo disputou 221 jogos nas provas domésticas, vencendo 114, empatando 59 e perdendo 48, obtendo 397 pontos. Na Liga Profissional de 2021, esteve 18 encontros sem perder, uma série fundamental para se tornar campeão com bastante antecedência. Ali, somou oito vitórias consecutivas e não alcançou o recorde da equipa de Labruna, que em 1975 chegou a nove.
A isto juntou 198 jogos de taças, com 110 vitórias, 52 empates e 36 derrotas. Foi a grande especialidade de Gallardo, que se fartou de ganhar duelos frente a frente, sobretudo contra o clássico rival Boca Juniors (uma Supercopa em Mendoza, uma Sudamericana e duas Libertadores, incluindo a memorável final em Madrid).
Além de se tornar o treinador mais vitorioso da história do River Plate, com 14 títulos, El Muñeco é também o homem com mais prémios se juntarmos jogador + treinador: ultrapassou Angel Labruna, e será muito difícil alguém o apanhar. Agora vai tentar ultrapassá-lo e manter-se no topo, sozinho.