Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Iker Muniain assina pelos argentinos do San Lorenzo

AFP
Iker Muniain, do Athletic para o San Lorenzo
Iker Muniain, do Athletic para o San LorenzoGUILLERMO MARTINEZ / NurPhoto / NurPhoto via AFP
O antigo jogador do Athletic Club Bilbao, que enfrenta a sua primeira experiência no estrangeiro, vai estar ligado ao clube argentino até dezembro do próximo ano.

Iker Muniain, de 31 anos, que foi dispensado após 15 temporadas no San Mamés, onde se tornou um ídolo, vai jogar pela primeira vez no futebol argentino. A intenção inicial era ir para o River Plate, que não demonstrou interesse em adquirir o médio basco.

O San Lorenzo apresentou Muniain com um vídeo sobre dois jogadores históricos do clube, os bascos Isidro Lángara e Ángel Zubieta, que chegaram fugidos da Guerra Civil Espanhola na temporada de 1936.

A estreia de Lángara no clube é lendária, pois mal tinha chegado ao país quando foi titular no Ciclón e no seu primeiro jogo marcou quatro golos contra o próprio River, com uma campanha de sete temporadas em que marcou 110 golos em 121 jogos, o que lhe valeu um lugar na memória eterna dos adeptos.

No vídeo, Muniain refere-se a Lángara: "Vasco, estou aqui na Argentina há pouco tempo, mas falaram-me de ti. Disseram-me que vieste a fugir da guerra, que deixaste a tua família, que estavas sozinho, que ninguém te conhecia. Contaram-me que, quando saíste do avião, te disseram: 'vamos, vais entrar', e na tua estreia marcaste quatro golos".

"Ouvi dizer que os homens de fato e gravata te aplaudiam, que fazias ranger as tábuas e que ias marcar 110 golos no total. Foi assim que começaste a construir a tua lenda. Sei que Boedo foi, há muito tempo, terra de bascos e dos seus tambos, e que será sempre a tua terra. O tempo passou, já não estás sozinho, não estás a fugir de nada", acrescentou.

"Agora descansa na história de El Ciclón. E eu percebi que nós, bascos, ainda temos histórias para contar. Vou tratar disso", disse Muniain ao vestir a camisola azul e branca.

Iker vai juntar-se ao plantel imediatamente, treinará integralmente nos próximos dias e irá ser integrado devagar no plantel de Romagnoli, antigo jogador do Sporting, devido à sua longa inatividade, já que não joga desde maio. Além disso, jogou apenas 860 minutos durante a época 2023/24.