Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris FC confirma negociações com a família mais rica de França e a Red Bull

AFP
Stade Charléty, onde o Paris FC joga
Stade Charléty, onde o Paris FC jogaJumeau Alexis/ABACA / Shutterstock Editorial / Profimedia
A holding da família do homem mais rico de França, o magnata dos bens de luxo Bernard Arnault, afirmou na quinta-feira que estava a entrar em "negociações exclusivas" para comprar uma participação maioritária no Paris FC, equipa de futebol da Ligue 2.

A Red Bull, gigante das bebidas energéticas, também entrou em negociações para adquirir uma "participação minoritária" no clube, informou a holding da família Arnault, Agache, num comunicado, revelando uma iniciativa que poderá abalar o panorama do futebol francês.

Nos termos do acordo, a família Arnault deteria inicialmente 55 por cento do clube e a Red Bull 15 por cento, segundo uma fonte próxima do assunto que pediu para não ser identificada.

O presidente do Paris FC desde 2012, o empresário Pierre Ferracci, 72 anos, manteria 30% do capital antes de vender as suas acções em 2027 à família Arnault, que passaria a deter 85% do clube, segundo a mesma fonte.

"Com a chegada de Agache como acionista maioritário do clube, o clube mudará de dimensão e procurará novos êxitos", refere o comunicado.

A holding "pretende reintegrar progressivamente a equipa masculina na elite do futebol masculino", com "a mesma ambição" para a equipa feminina, que já joga na primeira divisão. O Paris FC, recorde-se, está atualmente na Ligue 2.

Arnault, uma das pessoas mais ricas do mundo, dirige o conglomerado de luxo LVMH, mas também tem procurado construir o seu império noutras direcções, nomeadamente assumindo o controlo da revista semanal Paris Match.

A aquisição poderá transformar completamente o panorama do futebol em França, onde a liga nacional tem sido dominada pelo Paris Saint-Germain desde a sua aquisição pela Qatar Sports Investments em 2011.