Atlético Mineiro e Cruzeiro anunciam que clássicos terão claque única em 2024 e 2025
Os clubes também afirmaram, em nota conjunta, que nos possíveis duelos entre eles em competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) haverá um esforço para que eles ocorram também com claque única.
Recorde-se que o Atlético Mineiro disputará a Taça Libertadores e o Cruzeiro a Sul-Americana em 2024.
"A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e claques, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais", disseram os clubes em comunicados nas redes sociais.
Confusão em 2023
A decisão acontece após os incidentes registados no primeiro clássico disputado na Arena MRV, em 2023, para o Brasileirão. Na ocasião, o Cruzeiro venceu por 1-0 e diversos episódios aconteceram nas bancadas do estádio atleticano.
Os cruzeirenses reclamaram de pontos cegos na parte onde os celestes foram colocados, e outras situações embaraçosas. No setor visitante, foram notadas a ausência da venda de cerveja, a retirada das portas das casas de banho, a falta de papel higiénico e sabonete nos sanitários femininos.
O Atlético Mineiro, por sua vez, apontou que cadeiras e equipamentos como catracas foram destruídos pelos cruzeirenses no clássico. No balanço feito pelo clube alvinegro após a partida, o prejuízo somente com cadeiras ultrapassava os 18 mil euros.
O primeiro clássico mineiro de 2024 acontece no próximo sábado, na Arena MRV, para a 3.ª jornada do Campeonato Mineiro.