Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Avançado belga pede desculpa após comentário racista em jogo da MLS

AFP, Pedro Fernandes
Dante Vanzeir assegurou que vai aceitar qualquer castigo que lhe seja aplicado
Dante Vanzeir assegurou que vai aceitar qualquer castigo que lhe seja aplicadoNew York Red Bulls/Twitter
Os New York Red Bulls e o seu avançado Dante Vanzeir pediram desculpa esta segunda-feira depois de o belga ter feito um comentário racista durante o jogo diante dos San Jose Earthquakes, para a Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos.

O encontro foi suspenso durante cerca de 15 minutos, período durante o qual os jogadores dos San Jose Earthquakes debateram sobre a continuidade em campo. Depois, decidiram seguir com a partida, que terminou empatada (1-1).

Jeremy Ebobisse, futebolista da formação de San Jose, acusou um jogador dos New York Red Bulls, sem indicar quem seria, de utilizar um epíteto racista nos primeiros minutos da segunda parte.

O avançado revelou após o encontro que a equipa decidiu continuar depois de o jogador em questão ter insistido que não se teria dirigido a ninguém em particular com o comentário feito.

A MLS não tardou a lançar uma investigação ao sucedido e, agora, o clube de Nova Iorque, bem como o seu treinador Gerhard Struber e o próprio Vanzeir, emitiram notas nas quais pedem desculpa.

"Quero pedir sinceras desculpas aos jogadores dos Earthquakes. Farei tudo o que puder para ser parte da mudança que tem de acontecer neste desporto e no mundo", vincou o jogador de 24 anos em comunicado.

"Quero também pedir desculpa aos meus colegas de equipa, aos treinadores, à organização e aos nossos adeptos. Cometi um erro e vou dar os passos necessários para crescer. Assumo responsabilidade total pelos meus atos. Apesar de não ter pretendido causar qualquer dor ou ofensa com a minha linguagem, sei que o fiz e, por isso, estou muito arrependido", acrescentou.

Noutra nota, os New York Red Bulls "pedem desculpa de todo o coração pelos acontecimentos inaceitáveis que aconteceram na noite de sábado".

"As palavras e a inação foram indesculpáveis, e nós acreditamos que nunca há um lugar para isso", apontou o clube.

Já o treinador austríaco admitiu ter-se arrependido por não ter retirado imediatamente o atleta do relvado após o incidente. "Apesar de alguma incerteza naquele momento, com a informação que tenho agora, a decisão correta teria sido retirar imediatamente Dante Vanzeir do jogo", assumiu Gerhard Struber.

Vanzeir, que conta uma internacionalização pela Bélgica e que se mudou para os Estados Unidos em fevereiro, assegurou que vai aceitar qualquer suspensão que lhe seja decretada pelo clube ou pela MLS.