MLS: Messi pegou na batuta e Inter Miami venceu Real Salt Lake (2-0) na jornada inaugural
Inter Miami 2-0 Real Salt Lake
O argentino campeão do mundo, que jogou a partida inteira, deixou de lado qualquer preocupação sobre a condição física no início da temporada com uma excelente atuação para os favoritos ao título. "Ele parecia solto, bem e mostrou muita velocidade", disse o técnico Gerardo Martino sobre Messi, que perdeu o final da temporada passada para o Miami devido a lesões e também ficou afastado durante parte da pré-temporada.
Os outros três integrantes do quarteto que já representou o Barcelona, o estreante Luis Suárez, o médio Sergio Busquets e o lateral-esquerdo Jordi Alba, foram titulares para gáudio de um estádio lotado.
Contra um Salt Lake cauteloso, Messi esteve perto de abrir o marcador aos 18 minutos com um livre a 30 metros de distância que foi cabeceada por Justen Glad. Em seguida, o argentino arrancou aplausos dos adeptos quando, na entrada da área, teve seu caminho bloqueado por um jogador caído no chão, mas passou a bola por cima dele e soltou um remate que foi bloqueado.
Mas Miami saiu na frente quando o espanhol Busquets encontrou Messi, e o oito vezes vencedor da Bola de Ouro passou a bola para o finlandês Robert Taylor, cujo remate rasteiro bateu o guarda-redes do RSL , Zac MacMath.
O guardião deveria ter defendido, mas foi um golo que forçou os visitantes a irem para a frente após o intervalo, e a abordagem mais agressiva causou alguns problemas ao Inter. Cristian Arango teve uma oportunidade de marcar, mas mandou por cima do travessão e e, depois de Busquets perder a bola, Andrés Gómez avançou em direção à baliza, contudo o remate saiu desviado.
O conjunto de Utah deveria ter aproveitado melhor os espaços que encontrou, já que Miami teve dificuldades no início do segundo tempo, mas pagou o preço pela falta de precisão. Sentindo que a sua equipa precisava de mais um ou dois golos para garantir os pontos, Messi aumentou o ritmo e começou a assumir o controlo do jogo. O jogador de 36 anos, que se desmarcou para receber a bola em profundidade, lançou vários ataques com as suas arrancadas rápidas, aliadas ao seu domínio de bola.
O jogador de 36 anos avançou pela esquerda e encontrou espaço para cruzar para Julian Gressel, mas o alemão rematou para fora. Em seguida, Messi voltou a aparecer em profundidade, encontrou Suárez, que tocou para Diego Gómez, e o médio paraguaio rematou rasteiro no canto oposto para fazer 2-0.
O trio quase marcou o terceiro gol, com Messi passando para Gomez, que serviu Suárez, mas o disparo do uruguaio foi defendido por MacMath.
Um começo sólido
Martino ficou satisfeito por ver dois dos jogadores menos conhecidos do plantel a marcarem golos.
"Isto é o que deve acontecer com uma equipa. Normalmente, Luis e Leo seriam os mais associados ao golo, mas o facto de Robert e Diego terem convertido e (Messi e Suárez) terem sido os assistentes é sempre positivo", afirmou.
O ex-treinador de Argentina, México e Barcelona disse ter certeza de que Messi e Suárez serão capazes de recuperar um pouco da magia que mostraram durante suas temporadas no Camp Nou.
"Eles conhecem-se muito bem, mas temos de encontrar a parceria que já funcionou no Barcelona", disse.
Para Taylor, que viveu um bom momento logo após a chegada de Messi ao clube e foi peça fundamental da equipa que conquistou a Taça das Ligas, a abertura da temporada foi positiva.
"É o começo que queríamos, mas ainda há algumas coisas que precisamos melhorar. Obviamente, é o primeiro jogo da temporada, mas o ponto positivo são os três pontos e vamos trabalhar em cima disso", disse.
O Inter Miami volta à ação no domingo, contra o Los Angeles Galaxy.