Olivier Giroud, o mais recente golpe do Los Angeles FC
Em entrevista à AFP, o diretor-geral John Thorrington disse que Giroud vai juntar-se ao Los Angeles FC (LAFC) depois do Europeu, com um contrato que vai até ao final da época de 2025.
O avançado chega a custo zero depois de três épocas de sucesso no AC Milan e com o estatuto de melhor marcador de sempre da França.
Giroud, que na segunda-feira anunciou a sua saída do futebol italiano, vai partilhar o balneário em Los Angeles com o guarda-redes Hugo Lloris, seu companheiro na conquista do título do Mundial-2018 pelos Bleus.
Após as 12 primeiras jornadas, o conjunto californiano soma 18 pontos, o que o coloca em nono lugar na classificação geral da MLS, com o Inter Miami de Lionel Messi na liderança.
Giroud junta-se a uma franquia que já havia recrutado outros grandes nomes do futebol mundial na fase final das suas carreiras, incluindo Gareth Bale e Giorgio Chiellini, que contribuíram para o primeiro título da MLS em 2022.
"O que vimos em Olivier foi uma rara combinação de habilidades na sua capacidade de sair da linha, ligar o jogo e definir", resumiu Thorrington. "O sistema em que ele joga em França e no AC Milan é semelhante ao nosso, por isso achámos que ele se encaixava perfeitamente".
Thorrington está confiante de que Giroud irá reforçar uma linha da frente enfraquecida após a recente saída do mexicano Carlos Vela, o líder da equipa desde que se juntou à MLS em 2018, mas esclarece que as suas qualidades fora do campo foram outra motivação importante para fechar o negócio.
"Eu brinco dizendo que há alguns jogadores que eu contrataria mesmo que não entrassem em campo", disse o técnico. "Só com o que eles trazem para o balneário e o exemplo que dão, com o profissionalismo e a fome, mesmo que tenham ganhado tudo o que ganharam. É um verdadeiro golpe para nós como clube", destacou.
O aval de Lloris
Quanto à origem das conversações, Thorrington revelou que o interesse de Giroud na MLS surgiu quando o clube estava a fechar a contratação de Lloris junto do Tottenham, em dezembro.
Lloris "deu uma espécie de piscadela" sobre uma mensagem que havia recebido de Giroud expressando a sua vontade de jogar na MLS, explicou.
O apoio do guarda-redes foi fundamental para que a equipa de Los Angeles lançasse a sua oferta pelo avançado, autor de 38 golos desde a sua chegada em 2021 ao AC Milan, 14 dos quais esta época.
"Isso permitiu-nos tomar uma decisão bem informada", sublinhou Thorrington.
"Não precisava que o Hugo me dissesse como ele é como jogador em campo, mas quando as primeiras palavras do Hugo são 'Ele é fantástico para uma equipa', é a afirmação do que queremos", continuou.
O treinador adiantou que a estreia de Giroud poderá ser adiada para o final de julho, dependendo da prestação de França no Europeu.
"Para nós é fantástico saber que vamos ter um grande jogador de uma das equipas favoritas no Europeu", felicitou Horrington. "Assim que ele estiver descansado e em forma, estará em condições de se juntar à equipa e, acreditamos, contribuir imediatamente".
O LAFC poderá assim contar com Giroud para a Taça das Ligas (26 de julho a 25 de agosto), torneio conjunto com a liga mexicana, e para o fecho da época regular da MLS, que encerra a 19 de outubro para os play-offs.
Antes do AC Milan, com o qual conquistou o Scudetto em 2022, Giroud jogou também no Chelsea (2018-21), Arsenal (2012-18) e Montpellier (2010-12).