Semana de Dérbi: Batalha pelo Texas toma conta da MLS
Os principais e tradicionais rivais texanos são Dallas e Houston. O primeiro (antigo Dallas Burn) é um dos 10 clubes que fundaram a MLS em 1996, no entanto, nunca a conquistou. O mais perto que chegou foi há 14 anos, quando perdeu na final para o Colorado Rapids. Em 2016, ganhou o Supporters' Shield, o troféu para o vencedor da época regular da MLS, mas perdeu com os Seattle Sounders nos quartos de final dos play-offs.
O Houston Dynamo foi criado em 2005, depois de os proprietários do então participante na Liga, o San Jose Earthquakes, terem decidido mudar-se da Califórnia para outro local. Os jogadores e o pessoal do clube também se mudaram para Houston - os Earthquakes originais mudaram-se de facto para outro estado e outra cidade, mudando o nome, as cores do clube e o logótipo (o clube regressaria à Major League Soccer em 2008 com novos proprietários, mas com a marca original).
O Dynamo participa na MLS desde 2006. Logo no seu primeiro ano, venceu a competição na sua totalidade - foi feliz na final após um desempate por grandes penalidades contra o New England Revolution. Um ano mais tarde, defendeu o título, derrotando novamente os New England na final.
Com a entrada de Houston na MLS, Texas passou a ter dois clubes na MLS. O sucesso instantâneo do rival, além do ressentimento e da inveja dos adeptos do "tradicional" FC Dallas, fortaleceram uma rivalidade intensa, que deu origem ao nome Texas derby.
Inspirada noutras rivalidades futebolísticas dos EUA, a rivalidade texana introduziu também a ideia de competir por um troféu físico, que seria atribuído à equipa mais bem sucedida nos duelos da época. No entanto, ao contrário de outros dérbis, não se trata de um troféu, escudo ou outro tipo de prémio tradicional, mas sim de uma réplica de um canhão de guerra histórico, conhecido como El Capitán.
No caso de ambos os rivais somarem o mesmo número de pontos no dérbi anual, a melhor pontuação determina o lugar do El Capitán. Em caso de empate, o melhor resultado determina o destino do canhão. Se mesmo assim houver empate, serão considerados os confrontos entre os dois rivais nos play-offs, na Taça ou na Liga dos Campeões da CONCACAF. Se nenhum dos dois puder ser aplicado, o troféu fica com o atual detentor.
Foi o que aconteceu na última temporada, quando os dois rivais se enfrentaram em apenas duas partidas e ambas resultaram em empates, o que fez com que o El Capitán permanecesse em Dallas. Das 18 temporadas em que o clássico texano já aconteceu na MLS, o Dallas ganhou o famoso canhão 10 vezes, enquanto o Houston o conquistou oito vezes.
Copa Tejas - novo clube, novo troféu
Em 2021, outro clube do Texas, o Austin FC, alargou a liga. As cidades de Austin, Dallas e Houston estão entre as quatro maiores do estado, pelo que existe naturalmente uma grande rivalidade entre elas. E como o clássico entre Dallas e Houston está bem estabelecido, com o seu próprio troféu e regras, foi acrescentado outro troféu para decidir qual o clube texano que teve a melhor época, e o Austin FC pode reclamar esse troféu. Chama-se Copa Tejas, ou Taça do Texas.
Foi criada em 2019 a pedido dos adeptos do San Antonio FC que, seguindo o modelo do Dérbi do Texas, também queriam experimentar a atmosfera de luta por um troféu local. O San Antonio participa no campeonato USL, uma competição que é uma espécie de segunda divisão, atrás da MLS. Com a entrada de Austin na elite, a Taça do Texas está a ser disputada a vários níveis - foi introduzida uma Taça do Texas separada para as melhores equipas da MLS e uma outra para os adversários do Campeonato USL (que, juntamente com o San Antonio, é atualmente detido pelo El Paso Locomotive e também foi disputado na época passada pelo Rio Grande Valley FC, que, no entanto, se desfez em dezembro de 2023).
A Taça do Texas será decidida por uma mini tabela de jogos. Até ao momento, Austin derrotou Dallas por 2-1 e, no fim de semana passado, derrotou também Houston por 1-0, o que lhe valeu seis pontos na luta pela Taça. Agora, o clássico texano entre Dallas e Houston será disputado na MLS, com início às 18:45 portuguesas, no sábado à noite.
Dérbis da semana
Quarta-feira, 24 de abril
Grécia - Superliga
O dérbi de Atenas
Atenas é a sede dos chamados Três Grandes, os três clubes mais bem-sucedidos da Grécia. São eles o Olympiakos Piraeus (47 títulos), o Panathinaikos (20) e o AEK (13, atual campeão). A Semana do Dérbi já contou a história dos três grandes de Atenas. AEK e Panathinaikos estão atualmente numa luta direta pelo título, enquanto PAOK e Olympiakos também procuram voltar a vencer o campeonato grego.
Sérvia - Kup Srbije
Crvena Zvezda de Belgrado - Partizan de Belgrado
O dérbi eterno
O Estrela Vermelha foi fundado em estreita ligação com a segurança do Estado (polícia), ao passo que o Partizan foi fundado como uma equipa de futebol do Exército Popular Jugoslavo. Ambos os clubes foram dos mais bem sucedidos de toda a antiga Jugoslávia. O Estrela Vermelha tem 34 títulos de campeão (incluindo 19 títulos jugoslavos). O Partizan conquistou 27 títulos (11 na era jugoslava).
Austrália - A-League
Newcastle Jets - Central Coast Mariners
Derby da F3
O Central Coast Mariners está sediado em Gosford, cerca de 70 quilómetros a sul de Newcastle e aproximadamente a mesma distância a norte de Sydney. O nome do dérbi vem da estrada que liga as três cidades. Os Central Coast Mariners ganharam os últimos quatro dérbis e são agora favoritos - estão em segundo lugar na tabela e defendem o título da época passada.
Finlândia - Veikkausliiga
Klassikko
Klassikko é o nome dado ao jogo entre o Helsínquia e o FC Haka. Estes são, historicamente, os melhores clubes finlandeses. O HJK, da capital, é claramente o mais forte, tendo já conquistado 33 títulos. Atualmente, detém uma série de quatro campeonatos consecutivos. A equipa do Haka, de Valkeakoski, já festejou nove vezes (mas a última foi em 2004).
Turquia - Super Lig
Besiktas-Fenerbahçe derbisi
Juntamente com o Galatasaray, o Fenerbahçe e o Besiktas formam o trio mais forte de clubes de futebol da Turquia. Os três estão sediados em Istambul e existe uma grande rivalidade entre eles. Historicamente, o Fenerbahçe é a melhor equipa do país (28 títulos), com o Besiktas em terceiro (21 títulos).
Domingo, 28 de abril
México - Liga MX
Clássico Tapatío
Club Atlas e CD Guadalajara, chamado de Chivas, são equipas tradicionais de Guadalajara, a terceira maior cidade do México, no estado de Jalisco. O confronto entre estas duas equipas é designado por Clásico Tapatío. Tapatío é uma expressão coloquial que, no espanhol mexicano, se refere a algo ou alguém que é de Guadalajara.
Itália - Série A
Derby del Sole
O Nápoles e a Roma são os clubes mais populares fora do norte de Itália, onde se situa o centro de gravidade do futebol italiano graças a Turim, Milão e muitas outras cidades e clubes. O confronto entre as duas maiores equipas da metade sul do país é designado por Derby del Sud (Dérbi do Sul) ou Derby del Sole (Dérbi do Sil). Os dois rivais lutam atualmente pelos lugares que garantem a participação nas competições europeias da próxima época.
Inglaterra - Premier League
North London derby
O dérbi do norte de Londres entre os dois gigantes da Premier League inglesa - Arsenal e Tottenham - é um dos maiores do mundo. Os dois clubes estão situados a apenas seis quilómetros de distância. Nunca antes estiveram tão próximos. O Arsenal foi fundado em Woolwich, no sul da capital inglesa, e mudou-se para o norte de Londres em 1913. Este e outros dérbis do futebol inglês são o tema do livro " More Than a Match".
Brasil - Série A
Clássico da Rivalidade
O clássico entre Flamengo e Botafogo, dois clubes do Rio de Janeiro, é uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Os dois clubes já se enfrentaram 389 vezes. O Flamengo venceu 147 jogos, enquanto o Botafogo derrotou o rival em 118 ocasiões.
Grécia - Superliga
PAOK de Tessalônica - AEK de Atenas
O clássico das duas águias
Na corrida pelo título da Superliga grega, todos os jogos são, de facto, um dérbi ou uma rivalidade. É o caso do jogo entre o PAOK e o AEK de Atenas. A letra K nas siglas de ambos os clubes refere-se a Constantinopla (atual Istambul). É de lá que são originários os fundadores dos dois rivais, que eram refugiados gregos. O símbolo de Constantinopla é a águia bicéfala, outra ligação entre as duas equipas.
Hungria - Liga Bancária OTP
Örökrangadó
O Örökrangadó (Dérbi Eterno em húngaro) é um confronto entre duas das melhores equipas da história, não só da capital Budapeste, mas também de toda a Hungria. O Ferencváros conquistou um total de 34 títulos. O MTK tem 23 campeonatos. O Ferencváros venceu claramente os dois dérbis disputados esta época (6-1 e 5-1).
Espanha - LaLiga
Derbi sevillano
O dérbi de Sevilha é também conhecido como o grande dérbi (El Gran Derbi). Enquanto o Sevilha está sediado no lucrativo bairro de Nervión, em Sevilha, o Betis é um clube da zona sul e mais pobre da cidade. Por conseguinte, o dérbi é, em parte, uma batalha de classes sociais. Historicamente, o Sevilha é mais forte, mas atualmente o Betis é mais bem sucedido. No entanto, no dérbi, o Sevilha está invicto há cinco jogos consecutivos.
Portugal - Liga Portugal
Dragões vs Leões
O FC Porto e o Sporting são historicamente os melhores clubes de Portugal, a seguir ao Benfica (38 títulos). O FC Porto conquistou 30 títulos, o Sporting 19. A rivalidade entre ambos é intensificada pela competição entre a capital Lisboa e a segunda maior cidade do país, o Porto. A rivalidade tem o nome dos animais que dão rosto ao principais símbolos dos clubes.
Equador - Liga Pro
O jogo imortal
Emelec e Barcelona SC têm sede em Guayaquil. Esta grande cidade portuária é a segunda maior do Equador, com os seus três milhões de habitantes. O Emelec e o Barcelona são os dois primeiros do país em número de títulos (o Barcelona conquistou 16, o Emelec 14). Superam todos os rivais da capital Quito e do resto do Equador.
Segunda-feira, 29 de abril
Israel - Ligat ha'Al
O clássico de Haifa
Tal como noutras cidades israelitas, o confronto entre os clubes com os nomes Hapoel e Maccabi é uma grande rivalidade. A Semana do Dérbi explicou a natureza do dérbi Hapoel-Maccabi utilizando Telavive como exemplo. Mesmo em Haifa, os dois clubes representam classes sociais e valores diferentes. No entanto, partilham um estádio com mais de 30.000 espectadores.
Terça-feira, 30 de abril
Brasil - Série A
Choque-Rei
São Paulo e Palmeiras são dois dos maiores e mais bem-sucedidos clubes do Brasil. Ambos têm sede em São Paulo. O seu duelo é chamado o Choque-Rei. O sistema da liga brasileira e, especialmente, os quatro grandes clubes de futebol de São Paulo foram descritos recentemente pela Semana do Dérbi. Os dois rivais têm atualmente o mesmo número de vitórias (116) nos jogos que disputam entre si.