Tata Martino dá a entender que Messi pode ser poupado para o jogo contra o NY Red Bulls
Messi disputou oito jogos no espaço de um mês pelo Inter Miami, na campanha triunfante na Taça das Ligas e na vitória de quarta-feira nas meias-finais da US Open Cup, em Cincinnati. Questionado em conferência de imprensa sobre se Messi vai jogar naquele que será o primeiro jogo pela equipa de Miami na fase regular da MLS, Martino disse que ainda não foi tomada nenhuma decisão.
"Veremos depois do treino, depois de falarmos com os jogadores. Eles estão a descansar desde o jogo com o Cincinnati, apenas com uma sessão de treino ligeiro no hotel", disse.
Com os bilhetes esgotados para o jogo de sábado na Red Bull Arena, em Nova Jérsia, a ausência de Messi seria uma grande desilusão para milhares de adeptos. Mas Martino disse que não pode se deixar influenciar por esses fatores.
"Compreendo as expetativas que o resto do mundo tem para o ver, isso é inegável", disse. "Mas não posso agir com base nisso porque, se o fizer, arrisco-me a fazer as coisas mal. A única coisa que me preocupa é que ele possa jogar".
No entanto, Martino sugeriu que se tentasse descansar Messi, que já tem 10 golos pelo Inter Miami, poderia enfrentar resistência por parte do vencedor do Campeonato do Mundo.
"Ao longo da carreira, ele sempre quis jogar todos os jogos e, por vezes, é preciso convencê-lo a parar para que possa recuperar, mas eu não presto atenção às pressões externas quando se trata de decidir se ele deve ou não jogar", disse Martino, que treinou Messi no Barcelona e na seleção argentina.
Messi jogou todos os 120 minutos da vitória no prolongamento e nos penáltis em Cincinnati na quarta-feira e mostrou sinais de cansaço, assim como os ex-companheiros do Barça Sergio Busquets e Jordi Alba.
O ritmo de dois jogos por semana continua para o Inter Miami, com um jogo em casa contra o Nashville na quarta-feira.
"Entendo que temos uma grande carga com o reinício da Liga, depois de todos os jogos da taça que disputámos, chegando à final da Taça das Ligas e a jogar a meia-final da US Open Cup", disse Martino.
"Temos de levar isso a sério, mas tivemos de lidar com muita coisa no último mês e meio, e temos de ver como os jogadores se sentem. Alguns terminaram o jogo contra o Cincinnati com lesões leves e cansados, então isso será um fator na minha decisão sobre a equipa de sábado", acrescentou.
O Miami está em último lugar na Conferência Este, mas espera que, nos próximos 12 jogos, Messi possa ajudar a tentar chegar entre os nove primeiros colocados e conseguir uma vaga nos play-offs.