Tata Martino: "Messi e Busquets não estão em Miami para passar férias"
Em vez disso, diz o treinador argentino, que foi apresentado oficialmente na quarta-feira, a dupla está a caminho do Inter Miami para lutar por títulos.
Martino, antigo treinador de Messi no Barcelona e na Argentina, disse que tinha falado com o sete vezes vencedor da Bola de Ouro e com o antigo médio espanhol Busquets sobre a sua iminente mudança para o clube da Major League Soccer
"Por vezes, no nosso mundo, associamos os Estados Unidos e Miami a férias. E não é isso. Eles vêm para competir. Vêm de ganhar títulos mundiais, títulos da liga espanhola. Não vão relaxar. Vão competir porque isso está-lhes no sangue", afirmou Tata Martino, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.
Tata Martino assume o comando do Inter Miami com o clube na última posição da Conferência Este, tendo perdido os últimos sete jogos. A equipa está em 27.º lugar, entre os 29 clubes da MLS.
No entanto, o ex-técnico do México e do Atlanta United disse que ainda há uma hipótese de salvar algo desta temporada.
"Uma delas é ver se conseguimos chegar aos playoffs. Neste momento, isso parece um exagero, mas enquanto tivermos essa possibilidade, não podemos parar de tentar. Estamos numa boa posição na US Open Cup e agora há um novo torneio, a Taça da Liga, que é o nosso objetivo. Depois disso, o objetivo é prepararmo-nos para 2024", acrescentou o treinador argentino.
O diretor desportivo do Inter Miami, Chris Henderson, disse que o clube vai fazer mais alterações no plantel nas próximas semanas.
"No final de agosto vamos ter um aspeto diferente. Isto dará a oportunidade a Tata e à sua equipa de trabalharem com os jogadores de uma nova forma. Parece um novo começo para o clube e vamos fazer tudo o que pudermos para subir na tabela jogo a jogo", acrescentou.
Martino venceu a MLS Cup em 2018, com o Atlanta United, e disse estar bem ciente do que o espera na liga norte-americana.
"Vejo uma liga que está sempre a evoluir, uma liga que tem muitas regras, mas que são muito claras. O sistema de orçamentos e de sorteio permite que todas as equipas tenham as mesmas aspirações no início. Gosto da complexidade do frio de um sítio, da chuva de outro, do calor de outro. Tudo isso faz com que o treinador tenha de pensar em algo mais do que apenas gerir o que acontece em campo", explicou.
Tata Martino, de resto, acredita que Lionel Messi vai transformar a MLS.
"O fato de o melhor jogador do mundo decidir jogar nesta liga, evidentemente, abrirá um cenário ainda maior de crescimento", disse o treinador argentino.