Moçambique: Quatro treinadores portugueses no arranque do Moçambola
O primeiro jogo da época, a Supertaça Mário Coluna, disputa-se este sábado, no Campo Municipal de Maxixe, entre o Ferroviário da Beira (campeão de 2023) e a Associação Black Bulls (vencedor da Taça de Moçambique).
O treinador português Hélder Duarte, que venceu o Moçambola de 2023 pela equipa da Beira, senta-se agora no banco do Black Bulls, equipa de Maputo onde foi campeão nacional em 2021.
Black Bulls é o clube onde fez parte da sua formação Geny Catamo o melhor jogador moçambicano da atualidade, antes de ser transferido para o Sporting, onde se tem vindo a destacar nos últimos tempos.
Este ano, o Moçambola vai contar com mais três treinadores portugueses: Daúto Faquirá, no Ferroviário da Beira, Horácio Gonçalves, no Costa do Sol, e Sérgio Branco, no Ferroviário de Maputo.
No Moçambola, ao longo de 22 jornadas, divididas em duas voltas, com 11 rondas cada, 12 equipas vão tentar a conquista do título mais importante do futebol moçambicano, de acordo com o calendário divulgado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
Outro treinador português que vai disputar o Moçambola e que já conquistou a prova é Horácio Gonçalves, que vencer o troféu pelo Costa do Sol, em 2019. Depois de deixar o Costa do Sol, para onde regressou em 2023, Gonçalves ainda foi selecionador nacional de Moçambique, tendo sido despedido por maus resultados.
O campeonato nacional de 2024 arranca no dia 20 de abril e será disputado até ao dia 10 de novembro. A final da Taça de Moçambique, a segunda mais importante prova, será disputada entre os dias 23 e 24 de novembro.