Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FlashFocus: A reencarnação do Žilina - jovens, reabastecidos de experiência, atacam o título

Mato Kubove/Peter Žember
Peter Pekarík rodeado pelos companheiros de equipa significativamente mais jovens
Peter Pekarík rodeado pelos companheiros de equipa significativamente mais jovensmskzilina.sk
O clube, que é conhecido mundialmente pelo seu excelente trabalho com os jovens jogadores, espera há muitos anos por mais um grande sucesso. A direção decidiu, por isso, fazer um grande esforço para acrescentar experiência. Esta pode ser uma temporada de rutura para o MŠK Žilina, já que os Shoshones estão atualmente em primeiro lugar na tabela da Liga da Eslováquia.

A melhor academia da Eslováquia

O Žilina é conhecido na Eslováquia pelo seu trabalho com jovens jogadores, que levou muitos nomes bem conhecidos aos grandes palcos do futebol. Uma grande parte da atual seleção eslovaca, bem como antigos jogadores internacionais e até estrangeiros passaram pela academia de Dubno. Marek Mintál é bem conhecido dos anos mais antigos e chegou a ser o melhor marcador da Bundesliga na época 2004/05.

De Žilina, o atual capitão da seleção eslovaca e um dos melhores defesas do mundo nos últimos anos, Milan Škriniar, saiu para o Inter de Milão e depois para o PSG. O pilar do Feyenoord é Dávid Hancko, que o Atlético de Madrid e o Liverpool, entre outros, disputaram fortemente no verão. O guarda-redes Martin Dúbravka é conhecido pelo seu desempenho no Newcastle. E assim poderíamos continuar com nomes que apareceram com a camisola do Žilina e prosperam na Europa. A estes, pode seguir-se Mário Sauer: quatro golos e cinco assistências em 12 jogos são a prova disso.

Estrelas do futebol mundial

O emblema que atua no Estádio Dubnom associou-se ao futebol africano ao longo dos anos, criando uma academia de onde retiram talentos interessantes. Facilitaram a chegada ao Velho Continente de muitos jogadores que já conseguiram conquistar o seu lugar na equipa principal. Neste momento, Samuel Gidi é um pilar do meio-campo ao lado de Sauer. Entre os defesas, Adama Drame começa a mostrar o seu valor.

Talvez o exemplo ideal de como o futebol funciona em Žilina quanto aos estrangeiros seja Jakub Kiwior. As suas exibições abriram-lhe o caminho para o Spezia, em Itália, e daí para o Arsenal, em Londres. Sob o comando de Mikel Arteta, disputou 45 jogos em dois anos. Aliás, é apenas uma questão de tempo até que um movimento semelhante possa ser feito, por exemplo, por Adrian Kapralik, que recentemente esteve emprestado ao Górnik Zabrze, da Polónia. Mas também o internacional Dávid Ďuriš.

Candidatos ao título vários anos depois

O Žilina conquistou o título de campeão sete vezes na sua história após a divisão da república (antiga Checoslováquia). No entanto, a última vez foi na temporada 2016/17 e desde então muita água correu. Os adeptos estão à espera de outro grande sucesso há mais de sete anos. O Slovan Bratislava assumiu o domínio do campeonato, mas os Shoshones têm vindo a produzir continuamente vários jogadores de qualidade. Podemos dizer com segurança que estão a pagar a sua própria política - autofinanciando-se com a venda de bens valiosos.

A grande forma do Žilina
A grande forma do ŽilinaFlashscore

Tudo tem o seu tempo. Esta regra aplica-se a dobrar no futebol. A direção do Žilina compreendeu isso e fez mudanças. O guarda-redes Tomáš Hubočan regressou 15 anos depois de ter saído (2008), no auge dos seus 39 anos.  Seguiram-se o capitão Miroslav Káčer e, mais recentemente, após 12 anos no Hertha Berlim, Peter Pekarik juntou-se a eles.

Peter Pekarík
Peter Pekaríkmskzilina.sk

Porquê as chegadas? Em cooperação com o experiente treinador Michal Ščasný, foi criada uma máquina de trabalho. Montou uma cabine, orientou os jogadores em campo não só com o sistema Žilina - ofensivo -, mas também acrescentou a sua marca numa defesa compacta e organizada. Na presente época da Liga eslovaca, a equipa ainda não perdeu uma única vez! 12 jogos, nove vitórias e três empates, o melhor registo ofensivo (29) e a defesa menos batida (9).

Neste momento, os comandados de Ščasný têm uma vantagem mínima sobre a hegemonia de longa data do Slovan (2 pontos), mas as ambições são mais elevadas. Algo confirmado pelos desempenhos e resultados merecidos. Haverá um novo campeão eslovaco ao fim de cinco anos de supremacia do Slovan?

Este domingo, o Zilina dá mais um passo pelo cetro na visita ao sétimo classificado Ruzomberok, às 14:30.