Austrália: Segunda divisão arranca em 2025, mas sem garantias de subida de divisão
A organização ainda não confirmou, porém, se o novo torneio vai garantir um lugar de apuramento para o principal escalão, a A-League.
Sete dos clubes selecionados para participar da futura Série B (que se chamará National Second Tier) jogavam na antiga National Soccer League (NSL), o extinto campeonato australiano que deu lugar a A-League em 2005.
Dentre os oito clubes que participarão da segunda divisão, metade são de Sydney: APIA Leichhardt, Marconi Stallions, Sydney Olympic e Sydney United. Outros três são de Melbourne: Preston Lions, Avondale FC e South Melbourne. A oitava equipa é o Wollongong Wolves, da cidade costeira de Wollongong.
A FA afirmou que"mais outros dois ou quatro clubes" seriam confirmados nos próximos meses.
"É uma oportunidade para clubes com muita história no desporto, que têm uma grande oportunidade de crescer e se desenvolver", disse o mandatário da FA, James Johnson.
Embora as seleções nacionais masculina e feminina sejam populares entre os adeptos australianos, o campeonato local do soccer tem enfrentado dificuldades para conquistar espaço em um país dominado pelo futebol australiano e o râguebi.
Especialistas defendem um sistema com subidas e descidas para impulsionar o interesse nos conjuntos locais, mas os proprietários da A-League, alguns dos quais gastaram fortunas para sustentar os clubes num modelo atualmente fechado, são resistentes à ideia.