Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Angel City FC prestes a tornar-se a equipa mais valiosa do mundo

Reuters
Jogadoras do Angel City durante a primeira parte contra o NJ/NY Gotham FC
Jogadoras do Angel City durante a primeira parte contra o NJ/NY Gotham FCKiyoshi Mio - USA TODAY Sports
O Angel City FC vai tornar-se a equipa feminina profissional mais valiosa do mundo, depois de ter concluído um novo acordo de propriedade com o presidente executivo da Walt Disney, Bob Iger, e a sua mulher, Willow Bay, anunciou o clube sediado em Los Angeles esta quarta-feira.

Iger e Bay, reitor da Escola de Comunicação e Jornalismo USC Annenberg, vão assumir o controlo do Angel City FC (ACFC), do co-fundador do Reddit, Alexis Ohanian, numa venda que avaliará o clube em 250 milhões de dólares.

O valor bate os 120 milhões de dólares da venda dos San Diego Wave em março, que foi nessa altura um preço recorde para uma equipa da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL).

A venda, que está pendente da aprovação da liga, conta com investimento superior a 50 milhões de dólares de Iger e Bay.

"Sabemos que são os parceiros certos para nos conduzir nesta nova era - estão empenhados em reforçar ainda mais a posição do ACFC como organização e marca proeminente no desporto feminino e em defender a missão mais ampla da equipa, incluindo o avanço da equidade para atletas e empresas fundadas por mulheres", afirmou o Conselho de Administração do ACFC num comunicado.

Bay vai servir e ter controlo total do conselho do clube, no qual continua a estar presente Ohanian, além da atriz Natalie Portman, a empresária de jogos de vídeo Julie Uhrman e a capitalista de risco Gillian Berry, que fundou o clube em 2020.

O Angel City tem também vários pequenos investidores, incluindo as atletas reformadas Billie Jean King, Abby Wambach e Lindsey Vonn e as atrizes Jennifer Garner e Eva Longoria.

"Isto é apenas o começo. Estou entusiasmado por ver este investimento contínuo e por continuar a construir a Angel City naquilo que sei que pode ser a maior marca em todos os desportos profissionais femininos", disse recentemente Ohanian, marido da lenda do ténis Serena Williams, à Reuters.

O Angel City acumulou uma lista impressionante de parceiros comerciais e detentores de bilhetes de época e tem jogado em estádios lotados desde que se estreou em 2022.

A equipa joga no Estádio BMO, que é também a casa da equipa masculina da Major League Soccer, o Los Angeles FC.