Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Lenda canadiana Christine Sinclair nomeada coproprietária do Vancouver Rise

Reuters
Christine Sinclair, avançada do Portland Thorns FC, vai reformar-se no final da época
Christine Sinclair, avançada do Portland Thorns FC, vai reformar-se no final da épocaSoobum Im-Imagn Images
A canadiana Christine Sinclair (41 anos), a melhor marcadora internacional de golos entre mulheres e homens, juntou-se ao grupo de proprietários do Vancouver Rise FC antes da época inaugural da Northern Super League, anunciou o clube na segunda-feira.

Sinclair, que disse no mês passado que se vai retirar do futebol profissional em novembro, após 12 épocas no Portland Thorns da Liga Nacional de Futebol Feminino, junta-se ao proprietário maioritário Greg Kerfoot na equipa de proprietários do Vancouver Rise.

"Quero que todas as meninas da Colúmbia Britânica e do Canadá se sintam inspiradas a jogar, treinar ou dirigir - vejam a oportunidade para as mulheres no desporto", disse Sinclair num comunicado de imprensa.

"Estou muito entusiasmada por fazer parte deste movimento e por poder partilhar a minha paixão para ajudar este clube a crescer", acrescentou.

A primeira liga profissional feminina do Canadá será lançada em abril de 2025 com franquias em Vancouver, Calgary, Toronto, Ottawa, Montreal e Halifax.

Sinclair, cujos 190 golos internacionais são o maior número entre homens e mulheres, retirou-se da equipa nacional canadiana em dezembro do ano passado.

O Portland, que termina a época regular a 1 de novembro, está atualmente num lugar de playoff.

O clube planeia celebrar e homenagear Sinclair, que ajudou os Thorns a ganhar o campeonato inaugural da NWSL em 2013, antes de somar títulos adicionais em 2017 e 2022, durante o final da época regular, a 1 de novembro.