Feminino: OL Groupe anuncia venda do Seattle Reign FC
O OLG vai vender a totalidade da sua participação de 97% no Seattle Reign FC, de acordo com um comunicado da empresa que também detém o Lyon. A operação, que deverá ser concretizada, tem ainda de ser aprovada pelos conselhos de administração da National Women's Soccer League (NWSL) e da Men's Professional Soccer League (MLS), a que pertencem os Seattle Sounders.
O OL Groupe obterá uma mais-valia sobre a venda a título do exercício financeiro de 2023/24, após "dedução dos adiantamentos em conta corrente afetos ao desenvolvimento do clube e do impacto dos resultados acumulados desde a aquisição do franchise americano em janeiro de 2020".
O clube feminino americano foi adquirido pelo grupo Lyon em 2019, sob a presidência de Jean-Michel Aulas, por 2,8 milhões de euros. Renomeado OL Reign durante algum tempo, voltou ao seu nome original de Seattle Reign FC em janeiro.
A operação inscreve-se na estratégia do OL Groupe, agora presidido pelo americano John Textor, de reorientar as suas atividades para o futebol masculino, anunciada em 25 de outubro aquando da publicação das suas contas anuais.
Para o efeito, o Lyon Feminino (OLF) foi vendido no início de fevereiro à empresária americana Michele Kang, através da sua empresa YMK Holdings, que se tornou presidente e acionista maioritária do clube.
Michele Kang já é proprietária de um clube feminino nos Estados Unidos, o Washington Spirit, pelo que não pode adquirir um segundo clube ao abrigo da legislação norte-americana.