Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: duas batalhas por São Paulo, um clássico de gigantes e muito mais no Brasil

Miroslav Šifta
O Corinthians não vence há seis jogos consecutivos contra o Palmeiras
O Corinthians não vence há seis jogos consecutivos contra o PalmeirasProfimedia
O Brasil é a terra prometida do futebol, onde as crianças nascem com a bola nos pés. Em termos de jogadores qualificados, o gigante sul-americano é uma potência mundial e o maior exportador deles. No ano passado, cerca de 1.300 profissionais do Brasil jogaram em várias ligas de todo o mundo! Por esta altura, os campeonatos são disputados a nível estadual, pelo que não faltam dérbis. Só esta semana, há um total de oito dérbis nas principais ligas estaduais.

A temporada de futebol no Brasil é dividida em duas grandes partes. Por norma, de abril a dezembro, disputam-se os campeonatos nacionais. O sistema tem quatro níveis - Série A, B, C e D. No início de cada ano civil, de janeiro a abril, realizam-se campeonatos em cada estado brasileiro, também eles divididos em escalões, entre os quais um determinado número de equipas é despromovido e promovido.

O Brasil é composto por 26 estados e o distrito federal da capital Brasília. Em todas essas 27 unidades administrativas principais do país, há um título em disputa. Em alguns estados, os campeonatos locais estão repletos de clubes grandes e de qualidade.

A terra natal dos pentacampeões mundiais é o sétimo país mais populoso do mundo, com mais de 203 milhões de habitantes, concentrados em muitas grandes cidades. No total, 15 têm mais de um milhão de habitantes. Naturalmente, o Brasil também possui um grande número de equipas de futebol fortes, bem sucedidas e populares. Um total de 12 clubes fazem parte da elite local.

Os 12 grandes clubes brasileiros são formados por representantes de quatro grandes cidades
Os 12 grandes clubes brasileiros são formados por representantes de quatro grandes cidadesFlashscore

É por isso que eles são chamados de G-12, os 12 gigantes, ou os 12 grandes. A sua força é comprovada pelo número de títulos nacionais que conquistaram em conjunto. Só em seis ocasiões alguém fora dessa dúzia conquistou o título brasileiro. Um terço do G-12 é formado por grandes clubes de São Paulo, com outro quarteto forte do Rio de Janeiro. Seguem-se dois representantes de Belo Horizonte (capital do estado de Minas Gerais) e duas equipas de Porto Alegre (capital do estado do Rio Grande do Sul).

Prestígio das ligas estaduais

A competição para o campeão de todo o Brasil foi criada em 1971. Até então, devido à vastidão do país, às grandes distâncias entre as cidades e ao menor desenvolvimento das infraestruturas, do nível económico ou mesmo da qualidade dos meios de transporte, os campeonatos eram disputados apenas a nível estadual.

As ligas estaduais permaneceram após a criação do sistema de ligas nacionais e o seu elevado prestígio não desapareceu, reunindo frequentemente equipas que, de outra forma, estariam em níveis diferentes da hierarquia das ligas. No entanto, a nível doméstico ou nacional, são adversários iguais. E o mais importante é que, em muitos casos, são clássicos regionais ou municipais entre grandes rivais. É também por isso que muitos adeptos no Brasil colocam as ligas estaduais acima da Série A brasileira.

A região metropolitana de São Paulo abriga quatro dos cinco clubes mais bem-sucedidos do Brasil
A região metropolitana de São Paulo abriga quatro dos cinco clubes mais bem-sucedidos do BrasilP3K / Google Earth

O mapa acima mostra a força dos quatro principais clubes da região metropolitana de São Paulo. No Campeonato Paulista desta semana, o São Paulo enfrenta o Santos esta quarta-feira. Os jogadores do São Paulo querem melhorar o desempenho não só no clássico são-paulino, mas também em todo o campeonato estadual. Isto porque, na edição de 2023 da Série A nacional, o clube foi despromovido pela primeira vez na sua história.

Uma disputa ainda maior é o confronto entre Palmeiras e Corinthians em São Paulo. O jogo está marcado para domingo. O Palmeiras é o atual campeão brasileiro e também venceu o Campeonato Paulista em 2023. No entanto, a nível estadual, o rival Corinthians conquistou mais títulos.

Além de ser uma forte rivalidade desportiva entre os dois clubes mais vitoriosos do estado, o dérbi paulista tem outra dimensão. Isto porque os dois clubes representam classes sociais diferentes. O Palmeiras é uma unidade com raízes e apoio na alta sociedade. O Corinthians, por outro lado, foi fundado pela classe trabalhadora, o que lhe dá uma forte base de fãs, especialmente nas favelas.

Os outros clássicos brasileiros desta semana

Quarta-feira, 15 de fevereiro

Campeonato Carioca (estado do Rio de Janeiro)

Fluminense x Vasco da Gama

Clássico dos Gigantes

Fluminense e Vasco da Gama são dois clubes gigantes do Rio de Janeiro. O Clássico dos Gigantes é um confronto de classes sociais. O Fluminense tende para a classe média-alta mais rica, o Vasco da Gama pertence à classe trabalhadora. Este clássico já foi disputado 393 vezes.

Sábado, 17 de fevereiro

Campeonato Cearense (Estado do Ceará)

Fortaleza x Ceará SC

Rei do Ceará 

O Fortaleza está ativo a nível nacional na principal competição brasileira, enquanto o Ceará SC joga na segunda divisão. No estado do Ceará, estes são os dois maiores clubes que tradicionalmente lutam pelo título. Ambos estão sediados na capital, Fortaleza. Já disputaram quase 600 partidas entre si.

Campeonato Catarinense (Estado de Santa Catarina)

Figueirense - Avaí

Clássico de Florianópolis

A nível nacional, o Avaí joga na Série B, enquanto o Figueirense joga na Série C. No entanto, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, estes são os dois maiores clubes. Ambos conquistaram 18 títulos do Campeonato Catarinense. A sede dos dois clubes fica na capital Florianópolis.

Domingo, 18 de fevereiro

Campeonato Carioca (Estado do Rio de Janeiro)

Botafogo x Vasco da Gama

Clássico da Amizade

Dérbies ou clássicos são jogos muito tensos no Brasil. Uma exceção é o jogo entre o Vasco da Gama e o Botafogo, dois clubes do Rio de Janeiro. Embora sejam rivais desportivos, as suas disputas e a relação geral entre adeptos não costumam causar problemas.

Campeonato Baiano (Estado da Bahia)

Vitória - Bahia

Ba-Vi 

Tanto o Vitória como o Bahia têm sede em Salvador, capital do estado da Bahia, na costa leste do Brasil. O Vitória acabou de conquistar o título da Série B e subiu à primeira divisão nacional, onde também enfrentará o rival. O Bahia defende o título do campeonato estadual, que também será palco do primeiro clássico de 2024.

Campeonato Paranaense (Estado do Paraná)

Coritiba FC - Athletico Paranaense

Atletiba

Tanto o Coritiba FC como o Athletico Paranaense têm sede em Curitiba, capital do estado do Paraná. O Coritiba caiu da Série A. O Paranaense ficou em oitavo lugar e qualificou-se para a Taça Sul-Americana, a segunda competição continental de maior prestígio depois da Taça Libertadores.

Outros dérbis espalhados pelo mundo

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Itália - Série A

Bolonha x Fiorentina

Derby dell'Appennino (Dérbi dos Apeninos)

Bolonha situa-se no sopé norte dos Apeninos e apenas 100 quilómetros a sul, no outro extremo dos Apeninos, fica Florença. O dérbi dos Apeninos já foi disputado uma vez em 2024, nos quartos de final da Taça de Itália. A Fiorentina venceu nos penáltis.

Sábado, 17 de fevereiro

Austrália - A-League

Melbourne City - Melbourne Victory

Dérbi de Melbourne

Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália, depois de Sydney. Tem cinco milhões de habitantes e dois clubes na primeira divisão. Ambos têm um registo muito equilibrado: 15 vitórias para cada lado e 12 empates. O City e o Victory conquistaram, cada um, três títulos de campeão.

Finlândia - Taça Liiga

FC Ilves - FC Haka

Dérbi de Pirkanmaan

No dérbi da região de Pirkanmaa, no sul da Finlândia, defrontam-se o FC Ilves, de Tampere, e o FC Haka, situado 35 km a sul, em Valkeakoski. Ambas as equipas disputaram a época de 2023 no primeiro escalão Podes e salvaram-se no grupo da manutenção. Vão agora disputar a Taça da Liga. O último dérbi terminou em 2-2.

Países Baixos - Eredivisie

Sparta de Roterdão - Excelsior de Roterdão

Rotterdamse derby (Dérbi de Roterdão)

Os jogadores do Sparta jogaram contra o rival Feyenoord no fim de semana passado (o Feyenoord venceu por 2-0) e agora têm outro dérbi de Roterdão contra o Excelsior. Os três clubes de Roterdão e os seus jogos entre si foram abordados pela Semana de Dérbi na semana passada.

Paraguai - Primeira Divisão

Olimpia Asunción - Cerro Porteño

Clásico del fútbol Paraguayo (Clássico do futebol paraguaio)

O Club Olimpia e o Cerro Porteño são os dois clubes mais bem sucedidos do Paraguai. Estão sediados na capital Assunção, mas têm uma base de fãs espalhada por todo o Paraguai. Desde 1913, disputaram 452 partidas entre si. Os últimos quatro jogos terminaram empatados.

Domingo, 18 de fevereiro

Bélgica - Jupiler Pro League

Cercle Bruggy x Club Bruggy

Brugse stadsderby (dérbi da cidade de Bruges)

O Cercle Brugge e o Club Brugge partilham o estádio Jan Breydel. Os dois clubes defrontaram-se pela primeira vez em 1900. O Club Brugge tem sido muito mais bem sucedido a longo prazo, tanto em dérbis, como no geral. Conquistou 18 títulos. O Cercle também conseguiu vencer o campeonato belga no passado - três vezes, a última das quais em 1930.

Polónia - Ekstraklasa

LKS Lodz - Widzew Lodz

Dérbi de Lodz

Lodz, no centro da Polónia, é a terceira maior cidade polaca, depois de Varsóvia e Cracóvia. Tem cerca de 670.000 habitantes e é a casa de dois grandes clubes de futebol. Na presente época, o dérbi de Lodz regressou ao calendário da principal competição polaca ao fim de mais de 10 anos. O primeiro dérbi da época foi ganho pelo Widzew, por 1-0.

Luxemburgo - Divisão Nacional

CS Fola Esch - Jeunesse Esch

Dérbi de Esch

As duas equipas de Esch estão entre os clubes mais bem sucedidos do Luxemburgo. O Jeunesse tem o maior número de adeptos, enquanto o Fola é um clube que não tem uma grande base de adeptos, mas tem um forte apoio financeiro dos seus proprietários. No entanto, ambos estão atualmente no fundo da tabela.

Israel - Ligat ha'Al

Maccabi Haifa - Hapoel Haifa

Dérbi de Haifa

Tal como noutras cidades israelitas, o confronto entre clubes de futebol com os nomes Hapoel e Maccabi é uma grande rivalidade. A Semana de Dérbi falou disso usando Telavive como exemplo. Também em Haifa, os dois clubes representam classes sociais e valores diferentes. Ambos partilham um estádio com capacidade para mais de 30.000 espetadores.

Segunda-feira, 19 de fevereiro

Dinamarca - Superligaen

Vejle BK - Aarhus GF

Det Jyske derby (Dérbi da Jutlândia)

Vejle e Aarhus são cidades separadas por 70 quilómetros na península da Jutlândia. Os dois clubes vão iniciar a época de primavera do campeonato dinamarquês com um dérbi. O Aarhus ocupa o quarto lugar (na época passada, chegou mesmo a ser terceiro). O Vejle é o penúltimo classificado e vai lutar para evitar a despromoção ao fim de um ano.