15 anos depois, Premier League voltou a ter um árbitro negro
Depois da estreia de uma árbitra num jogo da Premier League, com Rebecca Welch, no passado sábado, no Fulham-Burnley, a primeira divisão inglesa assiste agora ao regresso de um árbitro negro neste campeonato, 15 anos depois da última aparição.
Nessa ocasião, no campeonato de 2007/08, foi a vez de Uriah Rennie, não um qualquer, mas um magistrado apaixonado pela arbitragem que dirigiu jogos da Premier League durante onze anos, de 1997 a 2008. Depois dele, nada, até esta terça-feira, quando Sam Allison, de 42 anos, até agora a apitar em jogos do Championship, foi escolhido por Howard Webb para apitar o jogo entre o Sheffield United e o Luton Town.
"É mais um momento chave", comentou Webb, referindo-se também à estreia de Welch.
"Eles mereceram estas oportunidades, pois sempre se saíram bem noutras ligas. A arbitragem é uma oportunidade que deve ser oferecida a qualquer pessoa que goste de futebol, sem diferenças ou discriminação".
Atualmente, existem 32.000 árbitros disponíveis para todas as ligas de futebol em Inglaterra e apenas 8% são negros. Um número que, para Webb, terá de ser melhorado, assim como o número de árbitros de ascendência asiática.