Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A 10.ª jornada da Fantasy Premier League: Salah a crescer e fé em Haaland a diminuir

Hubert Nowicki
Que transferências pretende fazer antes da 10.ª ronda?
Que transferências pretende fazer antes da 10.ª ronda?Flashscore
Presumo que não tenha conseguido subir muitos lugares na ronda anterior porque vários jogadores marcaram muitos pontos, o que dificultou a sua afirmação. Quase todos os atletas que a maioria dos treinadores tem nos seus plantéis marcaram. Como será o próximo fim de semana? Lembrem-se de que o prazo de inscrição é na sexta-feira à noite!

A discussão relacionada à braçadeira de capitão está a entrar na velocidade máxima. Os jogadores estão a depositar cada vez menos esperanças em Erling Haaland (14,0), e há cada vez mais opções tentadoras no horizonte. Isto é muito bom para o jogo e para a competição, porque, afinal, é através das várias escolhas do capitão que mais se pode ganhar ou perder. Admita, com a mão no coração, que jogar com apenas um capitão era um pouco aborrecido. Está na altura de fazer a pergunta-chave.

Quem deve ser o capitão?

Porque é que os jogadores se estão a afastar de Haaland? Porque o norueguês não está a fazer milagres até agora nesta época. Continua a ser o melhor marcador do campeonato e o principal avançado da equipa mais perigosa, mas faltam-lhe 'bis' e os hat-tricks. Marcou um golo contra o Brighton no jogo anterior, mas, para que conste, Mohamed Salah (12,8) marcou dois golos no mesmo dia e os jogadores obviamente tomam nota. Haaland não é uma má opção para capitão, mas vale a pena considerar outras opções.

A principal delas é a escolha do já mencionado Salah. O egípcio não fez um jogo excecional na ronda anterior, mas isso não o impediu de marcar muitos golos. Primeiro um penálti, depois um contra-ataque nos minutos finais e os jogadores que lhe confiaram a braçadeira podiam abrir o champanhe. Desta vez, o líder Liverpool joga em casa contra o Nottingham, e não é preciso ser um especialista eminente para saber que esta equipa luta mais para se manter na Premier League do que por lugares na metade superior da tabela. A probabilidade de pontos para Salah é, portanto, muito elevada.

O mesmo pode ser dito de Bukayo Saka (8,6), mas o inglês não é uma garantia tão grande de pontos. Ele só fez uma assistência nos jogos da semana passada contra Chelsea e Sevilha, mas jogará em casa contra o Sheffield no domingo, portanto pode tentar um resultado melhor. Suspeita-se que muitos jogadores teriam optado por lhe dar a braçadeira se Salah não estivesse em tão boa forma e tivesse um jogo fácil. Por outro lado, nesta ronda, os jogadores que procuram um substituto para Haaland têm mais probabilidades de escolher Salah.

Quem mais poderia ser escolhido? Jogando de forma muito arriscada, pode apostar em Heung-Min Son (9,5), James Maddison (8,1) ou Ollie Watkins (8,3). Os dois primeiros jogam no Crystal Palace, enquanto o atacante do Aston Villa enfrentará o Luton. Se esta experiência for bem sucedida, verá certamente setas verdes, pois é pouco provável que muitos jogadores avancem por estas opções.

Movimentos no mercado

Algumas equipas não registam muitas transferências, enquanto outras provocam verdadeiros terramotos nos plantéis. Antes desta ronda, o baque pode não ser tão notório, mas vale a pena analisá-lo. Na FPL, é preciso estar sempre atento e reagir à situação. 

Quando a época começou, Haaland estava em mais de 90% dos plantéis. Este número manteve-se durante muito tempo e depois, de forma suave, quase impercetível, começou a descer. Agora, no entanto, o declínio é evidente; no momento em que escrevo este artigo, 85% dos jogadores têm-no no plantel. Isso faz com que cada vez mais treinadores mudem de estratégia. Isto, por sua vez, significa que os proprietários de Haaland ganharão mais com os seus pontos, mas também que os possíveis pequenos ganhos do norueguês serão mais dolorosos para eles.

Ao mesmo tempo, podemos assistir a um aumento significativo da posse de bola de Salah. No início da época, o egípcio era escolha de 2,2 milhões de jogadores. Nesta ronda, pelo menos 4 milhões de treinadores vão tê-lo. Este facto revela uma tendência para a reviravolta do jogador do Liverpool. Suspeita-se que muitos jogadores não conseguem encaixar os dois nos seus plantéis e, podendo escolher apenas um, optam pelo Salah em forma.

De resto, por dever de crónica, vale a pena notar a enorme quebra dos jogadores do Manchester United. No início da época, Marcus Rashford (8,7) e Bruno Fernandes (8,3) eram opções muito populares, e agora são um fardo para quem fica no plantel com eles. E isso só vai aumentar com o dérbi de Manchester na próxima ronda. Se algum de vós estiver com um destes jogadores no plantel, recomendo vivamente que invistam noutro nome à custa deles.

Quem comprar?

Há uma semana, sugeri-vos alguns jogadores bastante óbvios, pelo que, desta vez, têm de procurar algumas diferenças. Provavelmente, não serão muitos os que ficarão convencidos com estas escolhas, mas talvez alguém encontre algo.

Ben White (5,6) - O inglês jogou todos os 810 minutos da Premier League esta época e a sua equipa manteve quatro vezes a baliza inviolada em nove jornadas. Somou um golo e uma assistência. O que pode ser desencorajador no seu caso é o preço, já que ele infelizmente custa até 5,6 milhões. Por outro lado, é uma certeza absoluta que vai jogar numa das melhores equipas do campeonato. Não parece provável que ele perca um jogo na Premier League, e pode acrescentar algo na ofensiva nas próximas filas quando o Arsenal jogar contra adversários mais fracos.

Anthony Gordon (5.7) - Uma longa lesão está a tratar Harvey Barnes (6.2), com Alexander Isak e Jacob Murphy a terem problemas menores. Entretanto, Gordon está a viver um dos melhores períodos da sua carreira. Tem três golos e quatro assistências a seu favor e um lugar bastante seguro no plantel. Infelizmente, também está a receber muitos cartões amarelos, mas já cumpriu uma suspensão, por isso está muito longe de outra sanção. O calendário do Newcastle pode desencorajar a sua compra, mas a este preço é difícil encontrar alguém mais interessante.

Evan Ferguson (6.0) - depois de um hat-trick contra o Newcastle, após o qual se previa que teria uma grande carreira, o irlandês passou cinco jogos sem um golo ou uma assistência. Nos últimos jogos, tem-se mostrado pouco à vontade, como se não se encaixasse na equipa. No entanto, o Brighton ainda tem grandes esperanças nele, e a lesão de Danny Welbeck (5,8) significa que Ferguson deve jogae regularmente. Ele deve se destacar nas próximas quatro rondas - seus adversários serão as defesas de Fulham, Everton, Sheffield e Nottingham.

Filip Novak (analista-chefe da 11Hacks)

Gabriel Martinelli (7,7) - Os jogadores do Arsenal são os alvos de transferência mais discutidos nesta semana. Seja Saka, Gabriel ou Gabriel Martinelli - não é nenhuma surpresa, já que o Arsenal joga contra Sheffield, Newcastle e Burnley nas próximas três jornadas, incluindo dois jogos em casa contra equipas em zona de despomoção. O calendário do Arsenal também parece ótimo, mesmo para as próximas 10 rondas. Saka continua a ser a opção mais segura para o plantel, mas a compra de Martinelli faz sentido quando a) se quer duplicar a produção ofensiva do Arsenal; b) não se pode pagar Saka mas se quer um atacante do Arsenal no plantel; c) não se quer perder Son, através de quem o caminho para chegar a Saka muitas vezes leva.

Kostas Tsimikas (4,5) - A longa lesão de Andy Robertson (6,5) abriu inesperadamente uma oportunidade para os treinadores da FPL adquirirem o defesa do Liverpool por um preço baixo. Os Reds ostentam uma das melhores séries de bons resultados em vários anos e, embora a sua defesa ainda não esteja a funcionar na perfeição, as probabilidades de ter uma folha limpa aumentaram drasticamente nos últimos tempos. Além disso, Tsimikas também oferece um jogo ofensivo. Durante a sua carreira no Liverpool, acumulou cerca de 1.900 minutos de jogo na Premier League, durante os quais gerou uma taxa de 5,36 xA, que converteu em seis assistências. Criou muitas vezes boas situações de remate na grande área com as suas jogadas e, apesar de ainda não ter acertado na baliza, isso poderá mudar em breve.

Simon Adingra (5.0) - para quem quiser colocar Haaland e Salah nos seus plantéis, ou por qualquer outra razão precisar de um médio muito barato e regular, há duas opções muito boas a 5m. Uma é Cole Palmer e a outra é Simon Adingra, do Brighton. Enquanto o calendário do Chelsea não é o ideal a curto prazo, o Brighton vai jogar contra um grande número de rivais cujas defesas não são as mais fortes. E não é preciso esperar muito - o clube enfrenta Fulham, Everton, Sheffield United e Nottingham nas próximas quatro jornadas. Devido ao elevado número de jogadores lesionados no The Amex, Adingra tem sido um dos principais candidatos a jogar na direita há algum tempo e pode tornar-se numa grande oportunidade na FPL.

Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)

Gabriel Magalhães (4.7) - O Arsenal joga uma partida em casa nesta temporada contra o Sheffield, que está em último lugar na tabela. Os visitantes há muito lutam para defender situações de jogadas fixas e permitem que seus rivais aproveitem ao máximo as cabeçadas em seu próprio gol. Depois de um início de temporada dececionante, o brasileiro voltou à equipa principal dos londrinose o seu preço baixou para 4,7 milhões de euros. Acredito que ele não perderá seu lugar no onze titular novamente, e dado o calendário do Arsenal e a fraqueza do Sheffield em defender passes fixos, ele é uma opção interessante para este fim de semana e para o resto da temporada.

Kaoru Mitoma (6,5) - Os comandados de Roberto De Zerbi tiveram a sua primeira temporada realmente difícil, com um calendário muito complicado, além dos jogos da Liga Europa. Eles não venceram seus últimos três jogos na Premier League, mas agora jogarão contra o Fulham antes de viajar para Goodison Park para jogar em casa contra o Sheffield Wednesday. Apesar de o treinador italiano gostar de mudar a formação, o japonês só por uma vez deixou de fazer parte do onze inicial dos Seagulls, tendo marcado dois golos quando saiu do banco de suplentes. Ele é a opção mais fiável e goleadora entre os jogadores ofensivos do Brighton. A um preço de 6.5m, você tem que aproveitar um cronograma como este.

Callum Wilson (7.8) - parece quase inútil recomendar Haaland ou Watkins, então vou me concentrar num atacante que menos de 5% dos jogadores têm. O Newcastle não só perdeu três pontos no encontro da Liga dos Campeões com o Borussia, mas também Alexander Isak (7.5) e Jacob Murphy (4.8). Assim, parece que é Wilson quem deve se tornar a primeira opção no ataque. Os comandados de Eddie Howe jogarão fora de casa contra o Wolves e tentarão dar continuidade à sua boa fase. A maioria dos jogadores terá dificuldade em encontrar um lugar para ele no seu plantel, mas se estiver à procura de uma opção mais específica, Wilson é certamente uma delas.

Leia todos os artigos sobre a Fantasy Premier League