Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A 13.ª jornada da Fantasy Premier League: Grandes regressos das seleções e um confronto direto entre capitães

Hubert Nowicki
Salah contra Haaland, ou Haaland contra Salah?
Salah contra Haaland, ou Haaland contra Salah?Flashscore
Com a última pausa das seleções para trás, é hora de entrar na quarta fase na Fantasy Premier League. O campeonato volta com tudo, com direito a aperitivo, prato principal e sobremesa no início da 13.ª jornada: o Manchester City enfrenta o Liverpool.

Mas, primeiro, voltemos por um momento ao calendário que se está a desenrolar, porque vale a pena prestar atenção. A ausência de uma pausa representativa nos próximos meses é um fator importante para qualquer jogador. Imaginemos que um jogador sofre uma lesão que o afasta de ação durante cinco semanas. Se isso acontecer em meados de setembro, perderá três ou quatro jornadas. Mas se acontecer no final de novembro, falhará cerca de sete ou mesmo oito rondas.

E essa é, afinal, uma diferença significativa. A partir de agora, os próximos campos do calendário de cada jogador vão desaparecer mais depressa. Vamos assistir a jogo após jogo, com o campeonato a arrancar no final de dezembro e, como é normal, vamos poder ver a Premier League quase diariamente durante o período de Natal e Ano Novo. Por isso, vale a pena ter este facto em conta quando se analisa o calendário e se fazem transferências. Mas voltemos à 13.ª jornada.

Quem deve ser o capitão?

Ao ler a segunda frase deste texto, todos os jogadores da FPL têm Erling Haaland (14,0) e Mohamed Salah (13,0) a jogar um contra o outro este fim de semana à frente dos seus olhos. Escusado será dizer que esta não é uma situação de sonho para nós. Queremos que o capitão tenha um jogo fácil, antes de mais contra um adversário fraco e, ainda por cima, no seu campo. O mesmo não se pode dizer de nenhum dos dois líderes desta ronda.

Haaland vai jogar em casa, o que é certamente uma vantagem, mas, afinal, vai defrontar a segunda melhor equipa de Inglaterra neste momento, com o melhor defesa-central do campeonato, Virgil Van Dijk (6.1), a regressar a uma forma extraordinária. Se tivéssemos de escolher um jogador na Premier League para travar o norueguês, provavelmente a maioria das pessoas apontaria o neerlandês para essa tarefa.

A situação de Salah, no entanto, é ainda pior. Olhando completamente de lado - ele vai jogar fora e contra, de longe, a melhor equipa de Inglaterra dos últimos anos. Nestas circunstâncias, é difícil esperar qualquer ponto de qualquer um deles.

Haaland defrontou o Liverpool duas vezes na época passada - uma na Premier League e outra no jogo da Community Shield. Falhou um jogo do campeonato devido a lesão. Não marcou um único golo nestes confrontos e a sua estreia no jogo de abertura da época inglesa foi considerada um grande erro.

Na sua carreira no Liverpool, Salah jogou contra os Citizens 12 vezes, só na Premier League. Marcou uns impressionantes sete golos e fez três assistências nesses jogos, mas se olharmos para os jogos fora de casa, teve dois golos e uma assistência em seis desses jogos.

Convenhamos que há aqui dois espaços em branco, ou seja, jogos sem qualquer ponto extra marcado. É claro que se pode brincar com a procura de diferenças na capitania, mas será que vale a pena "desperdiçar" um jogador que custa cerca de 13 milhões e tirar-lhe a braçadeira?

Quem vai descansar depois das seleções?

Como é habitual, os jogadores da Premier League regressam ao campeonato com uma série de lesões após a pausa das seleções. Os nossos plantéis estão a brilhar de alto a baixo, lembrando-nos que o Natal se aproxima a passos largos e que a árvore terá de ser acesa em conformidade.

A etiqueta amarela ao lado do nome de Haaland pode ser a mais enervante. No entanto, Pep Guardiola confirmou em conferência de imprensa que o seu avançado está em plena forma e pronto para jogar. Poder-se-ia suspeitar que a história acabaria assim, afinal de contas o Manchester City está a jogar contra o Liverpool. Não há tempo para descansar.

Em vez disso, uma notícia sensacional foi revelada na conferência de imprensa por David Moyes, que disse que Jarrod Bowen (7.7) pode muito bem jogar no próximo jogo contra o Burnley. O que não deixa de ser estranho, uma vez que, segundo os rumores, o inglês estaria de fora durante várias semanas.

Não escondi o facto de ter incluído um dos meus tipos de compra nesta ronda devido à sua lesão. Mas não vou mudar isso, pois preciso ver com os meus próprios olhos se Bowen realmente estará no plantel do West Ham.

Piores notícias foram dadas em relação a Kaoru Mitoma (6,6). Roberto De Zerbi afirmou que o jogador japonês, apesar de ter voltado aos treinos, não será convocado para esta ronda de jogos. Além disso, muitos jogadores devem estar interessados na situação de Matty Cash (5,2) ou Ben White (5,8). Tem havido falta de informações concretas sobre eles, mas penso que se pode esperar que joguem nesta ronda.

Quem comprar?

Como de costume, estamos a analisar quem será uma adição adequada ao plantel para a próxima ronda. Concentramo-nos nas opções menos óbvias, é claro.

Lucas Paquetá (6,0) - Há algum tempo, poucos estariam dispostos a considerar a ideia de comprar o brasileiro para o seu plantel, mas, na minha opinião, a lesão de Bowen muda muita coisa nesse sentido. O inglês deverá ficar afastado do futebol por um longo período, e no West Ham alguém terá de assumir mais responsabilidades. Era Bowen quem tinha, de longe, mais golos e remates na equipa. Agora alguém terá de puxar essa carroça na sua ausência, e o calendário dos Hammers torna os seus jogadores atrativos para os jogadores da FPL. Aposto nos pontos de Paquetá aqui.

Eberechi Eze (6,1) - O Crystal Palace é uma das equipas cujos jogadores eu e os meus colegas checos recomendámos vivamente nas últimas rondas. Os Eagles têm uma programação realmente acessível e podem ser um grande diferencial nas escalações da FPL. É claro que o melhor é concentrar-se na parte defensiva, já que recomendar Odsonne Edouard (5,5) não tem funcionado bem para mim ultimamente, mas a recuperação de Eze faz com que valha a pena dar uma olhada na parte ofensiva novamente. Se Bowen é o líder claro do ataque do West Ham, Eze é o seu homólogo no Crystal Palace. A partida contra o Luton cheira a golos, no seu caso.

Simon Adingra (5.0) - As notícias de lesões de jogadores ofensivos voltam a surgir nas fileiras do Brighton. Danny Welbeck (5,7) está de fora há algum tempo, Evan Ferguson (6,1) tem outra lesão muscular e Kaoru Mitoma regressou dorido do estágio da seleção japonesa. Isso só faz aumentar o prestígio de Adingra no balneário dos Seagulls. Ele marcou um belo golo no último jogo contra o Sheffield e, a este preço, é o complemento perfeito para o meio-campo na rotação, se alguém tiver Salah, Bukayo Saka (8,7) e Heung-Min Son (9,7) no seu plantel.

Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)

Dominic Solanke (6.5) - Considero o Sheffield United uma equipa a ter em conta nas transferências. Esta semana, eles enfrentarão os rivais Bournemouth. Os Cherries marcaram apenas 11 golos esta temporada, mas Solanke esteve envolvido em sete deles. Ele produziu o quarto maior número de golos entre os atacantes em termos de pontos marcados, e marcou dois contra o Newcastle na jornada anterior. A sua equipa tem um calendário acessível até o final do ano, e o preço de 6,4 milhões é tentador, já que Solanke tem uma posição segura na equipa e não deve estar sujeito a rotação durante o Natal, o que é um pesadelo para os jogadores da FPL.

Eberechi Eze (6.1) - Bowen e Mitoma (este último foi visto no treino de quinta-feira) voltaram lesionados dos jogos das suas selecções, pelo que vários jogadores poderão ter problemas na linha do meio-campo. Bryan Mbeumo (6,9) parece ser a melhor opção a longo prazo, mas agora ele tem um jogo contra o Arsenal. No entanto, se o foco estiver nos próximos três jogos, Eze, que voltou à grande forma após uma lesão e contribuiu para os golos nas suas duas últimas partidas, não pode ser esquecido. Os Eagles viajam para Kenilworth Road para jogar contra o Luton, que está na zona de despromoção, e depois enfrentam o West Ham e o Bournemouth. Espero que o inglês some pontos de jogo ou de penálti nessas partidas.

Chris Wood (4.9) - Steve Cooper confirmou que o Nottingham terá de passar os próximos meses sem Taiwo Awoniyi (6.4), que está lesionado. Assim, o seu lugar será ocupado pelo segundo colocado Wood. Esta não é a pior notícia para os jogadores da FPL, já que o Nottingham deverá jogar contra equipas ligeiramente mais fracas nas próximas rondas e disputará quatro dos seus próximos seis jogos em casa. Após o confronto com o Brighton, será a vez de Everton, Fulham e Wolves. Se estiver à procura de um terceiro avançado no plantel que o possa ajudar na altura do Natal, o neozelandês seria uma excelente escolha.

Leia todos os artigos sobre a Fantasy da Premier League