A 16.ª jornada da Fantasy Premier League: Quem será a escolha ideal para render Mbeumo?
Erling Haaland (14,0) e Mohamed Salah (13,1) estão lentamente a tornar-se gémeos na FPL. Os jogadores alternam a atribuição da braçadeira, e muitas vezes ambos acabam com um número semelhante de pontos. Desta vez, os dois não fizeram absolutamente nada, com o jogador do Liverpool apenas a receber um pouco mais por um jogo sem sofrer golos. Além disso, saiu durante a partida, o que é extremamente raro, mas Jurgen Klopp limitou-se a dar-lhe descanso. Haaland teve a sua oportunidade contra o Aston Villa, mas para além disso.... O Manchester City teve uma das suas piores exibições dos últimos anos.
Quem deve ser o capitão?
É óbvio que a ronda anterior não muda nada e a escolha para capitão continua a ser entre o norueguês e o egípcio. Qualquer outra decisão é um risco enorme, especialmente porque Heung-Min Son (9,6) jogará contra o Newcastle e Ollie Watkins (8,4) contra o Arsenal.
Sem dúvida, o calendário é mais fácil para o Haaland na próxima ronda. É certo que o Luton não é tão fraco quanto parecia na pré-temporada e, em casa, os comandados de Rob Edwards arrancaram pontos do Liverpool e estiveram perto de um cenário semelhante contra o Arsenal, mas não há dúvida de que o Manchester City será o favorito para o confronto em Kenilworth Road. Depois de uma prestação sem brilho, os Citizens não podem tropeçar e têm de marcar golos para vencer. Quem tem mais hipóteses de balançar as redes entre os comandados de Pep Guardiola? Haaland. Simples? Simples.
Claro que se pode ser tentado a escolher Salah e é provavelmente por aí que alguns dos jogadores irão, mas mesmo assim, uma deslocação ao Crystal Palace não é um terreno muito agradável. Todos os adeptos do Liverpool se lembrarão do agora mítico jogo em Selhurst Park que afastou os Reds do título, uma vez que terminou com a reviravolta dos Eagles de 0-3 para 3-3 nos minutos finais. A equipa de Roy Hodgson não é um ideal defensivo, mas ainda assim baseia o seu futebol firmemente na defesa. É difícil esperar que Salah chegue aos dois dígitos.
Lesões
A reviravolta no meio da semana não poupou jogadores e jogadores da FPL e todos ficamos sabendo de lesões em escolhas populares no jogo. Em primeiro lugar, Bryan Mbeumo (7.1), que tem sido um jogador muito comprado ultimamente, está fora por algumas semanas e terminou o encontro com Brighton ainda no primeiro tempo com uma lesão no tornozelo. Thomas Frank disse na conferência de imprensa que ainda não se sabe a duração da paragem, mas que parece má e que será no mínimo de algumas semanas.
Este é obviamente um veredito para o camaronês no nosso plantel e é melhor livrarmo-nos dele o mais rapidamente possível. Uma lesão durante algumas semanas em dezembro é, na Premier League, perder algumas filas de espera. Quem o deve substituir? Bem, basta olhar para os jogadores mais frequentemente comprados antes desta ronda. São eles Cole Palmer (5.4), porque o Chelsea tem um calendário muito bom neste momento, Hee-Chan Hwang (5.7), porque o coreano está em boa forma, Anthony Gordon (6.1), porque a este preço e com estes minutos de jogo é uma promoção, e Jarrod Bowen (7.6), se alguém tiver alguns tostões guardados no banco. Há muito por onde escolher!
A segunda chamada de atenção para muitos jogadores foi a situação de Alphonse Areola (4,3). O francês não foi convocado pelo West Ham para o jogo contra o Tottenham, mas é o número um da baliza dos Hammers. No entanto, David Moyes já anunciou que ele sofreu uma lesão leve no pulso e pode estar pronto para jogar já no fim de semana. Mais de 36% dos jogadores da FPL podem, por isso, respirar de alívio - ainda é possível mantê-lo no plantel, mesmo que, afinal, esteja sem jogar.
Quem comprar?
Yoane Wissa (5,9) - um plano astuto para capitalizar a ausência de Mbeumo. É claro que o Brentford certamente ficará pior sem o internacional pelos Camarões e Ivan Toney, mas durante o período de Natal e Ano Novo é Wissa quem deve ser a primeira arma dos Bees. É verdade que ele começou o jogo no banco, mas foi a primeira vez que o fez nesta temporada da Premier League. Com a inexperiência dos líderes do ataque, ele deve ser o ponto forte da formação, além de ter feito apenas menos dois remates enquadrados do que Mbeumo nesta temporada. As circunstâncias fazem dele uma tentação a esse preço.
Hee-Chan Hwang (5,7) - O coreano confirmou mais uma vez que sabe onde se posicionar e como aproveitar as oportunidades que lhe aparecem. Os Wolves têm-se mostrado muito sólidos esta época e o facto de Hwang marcar regularmente no meio-campo é uma opção interessante que ainda não é muito popular. Se alguém estiver à procura de um substituto para Mbeumo, deve considerar a hipótese de o comprar. No entanto, há outra opção a ter em conta: ....
Cole Palmer (5,4) - provavelmente a escolha mais racional como substituto de Mbeumo. O seu preço é uma promoção invulgar, afinal de contas foi fixado quando o inglês era suplente do Manchester City no início desta época. Agora, ele é titular no Chelsea, onde também é primeiro avançado e cobra penáltis. Não é suficiente? Ele tem um ótimo calendário para acompanhar em dezembro e, apesar da forma irregular do Chelsea, deve conquistar alguns pontos nessas semanas.
Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)
Phil Foden (7,5) - O Manchester City não venceu nenhum dos seus últimos quatro jogos no campeonato e Unai Emery preparou o Aston Villa de forma brilhante para o duelo com os campeões ingleses. No encontro com o Luton, porém, espero uma reação dos atuais campeões. Além disso, vários jogadores estão a ser vendidos por Mbeumo, por isso, se alguém tiver dinheiro de sobra, pode apostar em Foden. É certo que o Manchester City vai estar em breve no Campeonato do Mundo de Clubes, mas ainda vai jogar contra o Luton, Crystal Palace, Everton e Sheffield antes do final do ano. Obviamente que Haaland é a opção mais segura desta equipa, mas eu colocaria Foden a seguir.
Cole Palmer (5,4) - A inexperiência e a incerteza são evidentes no plantel do Chelsea, e não se pode contar com a linha defensiva dos Blues em particular. No entanto, os comandados de Mauricio Pochettino estão a começar o melhor jogo da Premier League e é uma pena não ter o marcador de penáltis e um membro do seu onze inicial por 5,4 milhões. Palmer marcou o quinto golo da época em Old Trafford na última jornada e vai jogar contra o Sheffield, Wolves ou Luton nas próximas rondas.