A 22.ª jornada da Fantasy Premier League: De volta ao normal, com Haaland de regresso?
Só faltam terminar os torneios continentais em África e na Ásia, e depois teremos uma paz moderada. Até à pausa internacional de março, não haverá pausas no calendário da Premier League. Vamos jogar todos os fins-de-semana ou, como desta vez, a meio da semana. Qual é a situação neste momento?
Egito e Coreia do Sul
Para começar, vale a pena analisar a situação do Egito e da Coreia do Sul. Os faraós já foram eliminados da CAN, mas isso pouco muda no contexto de Mohamed Salah (13,1). O líder da seleção magrebina sofreu uma lesão durante o torneio. Regressou ao Liverpool com a indicação de que, se seleção chegasse à final da prova, voltaria para a ajudar. No entanto, tal não aconteceu, pois os egípcios foram eliminados logo nos oitavos de final, depois de perderem com a República Democrática do Congo. No entanto, se alguém tem Salah no plantel, o melhor é vendê-lo. Se alguém não o tiver, deve esperar pelo regresso aos relvados para o comprar.
A situação é diferente na Coreia do Sul. A situação desta seleção na Taça Asiática interessa sobretudo aos potenciais proprietários de Heung-Min Son (9,7), embora Hee-Chan Hwang (5,6), por exemplo, também jogue lá. Os coreanos são, naturalmente, um dos favoritos do torneio, mas esta terça-feira jogarão os oitavos de final contra a Arábia Saudita, que conseguiu vencer a Argentina no último Campeonato do Mundo. Por isso, é preciso ter mão no pulso, porque pode não demorar muito até que o líder do Tottenham esteja disponível.
Manchester City de volta à liderança
Chegamos a um momento da temporada em que muitos jogadores se lembram da equipa que se sagrou campeã cinco vezes nas últimas seis temporadas. O Manchester City tem dominado a competição nos últimos anos, mas esta época, na Fantasy Premier League, os jogadores dos citizens não têm feito um grande brilharete. De Bruyne (10.6) sofreu uma lesão a meio da época no primeiro jogo da temporada, e Erling Haaland (13.9) parece ter perdido o fulgor a que nos habituou. Por fim, o norueguês também estava de fora devido a uma lesão e poucos jogadores de camisola azul contavam com pontos.
Agora a situação está a mudar, e há pelo menos várias razões para essa mudança. Em primeiro lugar, De Bruyne regressou ao jogo e lembrou-nos do seu valor da melhor forma possível. Entrou em campo no final do jogo contra o Newcastle, quando a equipa estava a perder por 1-2. Um minuto depois, marcou um golo de fora da área e, nos instantes finais, exibiu-se com uma assistência fabulosa. Por isso, é o jogador mais comprado do jogo antes da partida contra o Burnley e uma das melhores opções para capitão.
Em segundo lugar, perto de regressar aos relvados está Haaland. O norueguês perdeu muito mais tempo do que o esperado, mas as últimas fugas de informação dão conta de que está a treinar regularmente e é bem possível que esteja na lista de convocados para o encontro com o Burnley. Mesmo que esteja ausente, o regresso está iminente e todos sabemos que ele pode marcar golos em série, pelo que é assustador não o ter na equipa.
Finalmente, em terceiro lugar, o Manchester City ainda terá uma jornada dupla em fevereiro, e isso é um pedaço saboroso para todos os jogadores da FPL. O clube jogará duas partidas em casa, contra Chelsea e Brentford. Tudo isto terá lugar na 25.ª ronda de jogos. Por isso, os jogadores da FPL ainda estão interessados em comprar De Bruyne e Haaland, além de procurar outras opções do Manchester City. Entre os jogadores mais populares para comprar nesta ronda estão Phil Foden (8.0), Kyle Walker (5.4) ou Julian Alvarez (7.0).
Quem será o capitão?
A questão do capitão fica quase para o fim. Quem é que vale a pena escolher desta vez? Recordemos que Salah está lesionado, Son está no Catar, Haaland não tem condições para atuar e Bukayo Saka (9.1) está completamente fora de forma.
Por isso, mais uma vez, vamos escolher alguém da segunda linha como líder da nossa equipa. Alguém que dificilmente seria o nosso capitão se os quatro acima mencionados estivessem em jogo e a trazer-nos pontos. Quem é que vale a pena escolher?
Se alguém tem De Bruyne no plantel, o belga é quase uma opção automática para capitão. Ao longo da sua carreira na Premier League, ele não tem o hábito de ser uma estrela da FPL, pois muitas vezes faz um trabalho em campo pelo qual não marca golos, mas ao mesmo tempo é a estrela mais brilhante da liga neste momento. Toda a gente tem estado à espera que ele volte, e ele voltou em grande estilo - ainda por cima, vai jogar em casa contra uma das piores equipas da liga. Não sei se se sentirá particularmente tentado a comprá-lo, mas se já o tiver no plantel, vale a pena dar-lhe uma ajuda.
As sugestões seguintes são um pouco piores e cada uma delas tem um "mas". Na verdade, você poderia optar por Saka, cujo Arsenal joga fora de casa contra o Nottingham, mas esse não é de forma alguma um terreno fácil, e o inglês teve um golo e nenhuma assistência nas suas últimas seis partidas no campeonato. Também poderia apostar em Jarrod Bowen (8,1), que joga em casa contra o Bournemouth, mas .... Ele continua a ser "apenas" Bowen, do West Ham, e afinal estamos a falar do capitão da nossa equipa.
Outra opção são os rivais directos do jogo entre o Liverpool e o Chelsea. De facto, podemos sentir-nos tentados a escolher Diogo Jota (7,9) ou Cole Palmer (5,8), mas mesmo assim, ambos vão jogar contra um adversário difícil, além disso, os Reds vão fazê-lo sem Salah. É verdade que recentemente golearam o Bournemouth sem o egípcio, mas ainda assim, é um elemento que adiciona uma pitada de dúvida ao sucesso deste plano.
Os corajosos também podem apostar em Ollie Watkins (8,9). O inglês, no entanto, não tem se destacado pela forma nos últimos jogos. Joga no Newcastle, que perdeu os seus últimos quatro jogos consecutivos, mas, por outro lado, este ainda é o Newcastle, que jogou na Liga dos Campeões esta época e está a lutar pela promoção às taças europeias. Não vai ser fácil para os pontos, mais uma vez há dúvidas.
Quem comprar.
Pervis Estupinian (5.1) - não é uma surpresa, claro, mas mesmo assim gostaria de lembrar que ter um equatoriano nesta altura é quase uma obrigação. Ele marcou muitos golos nos últimos três particulares e, em um deles, jogou apenas 45 minutos, pois estava voltando de uma lesão. Além disso, o Brighton tem um dos melhores calendários da liga, o que dá uma boa chance para o Estupiniano não sofrer golos. Neste momento, 28% dos jogadores têm-no no plantel, mas tranquilamente esse número poderá ser maior.
Diogo Jota (7.9) - o herói absoluto da partida contra o Bournemouth, marcando dois golos e registando uma assistência no jogo. No total, terminou com 19 pontos para os portugueses, cuja posse de bola no jogo foi de poucos por cento na altura. Jota parece ser um dos líderes da ofensiva do Liverpool na ausência de Salah e pode realmente trazer muitos pontos nas próximas jornadas. O preço não é impeditivo, 7,9 milhões, e estamos, afinal, a falar de uma das opções mais interessantes na linha ofensiva do líder do campeonato. Além disso, no jogo, é posicionado como médio e, nos treinos, joga mais perto da baliza adversária. Certamente que alguns jogadores lhe darão a braçadeira de capitão neste turno.
Pedro Neto (5,6) - O líder dos Wolves regressou depois de uma longa lesão e já no jogo contra o Brighton, em que foi titular, mostrou um lado muito bom. Fez três passes-chave e esteve muito ativo debaixo da baliza adversária. Como se vê, será por ele que passarão todas as acções dos comandados de Gary O'Neil. Desde que tenha uma transferência gratuita e não tenha problemas no seu plantel, vale a pena adquirir este mágico português por pouco dinheiro.
Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)
Kyle Walker (5.4) - embora o jogo da equipa de Pep Guardiola em casa contra o Burnley implique a compra de jogadores ofensivos para o plantel da FPL, vou recomendar um certo jogador defensivo - Kyle Walker. Ele participou de todos os jogos da liga do Manchester City até agora nesta temporada, uma raridade nos anos anteriores. Para mim, a questão-chave da sua compra é o duplo confronto que os Citizens terão na 25.ª jornada. Até lá, o calendário dos campeões ingleses também parece interessante - Burnley em casa, Brentford fora, Everton em casa. Embora a contribuição ofensiva dos laterais do Manchester City nesta temporada não tenha sido tão significativa, Walker pode conseguir algumas assistências, uma das quais ele conseguiu marcar no último jogo contra o Newcastle.
Diogo Jota (7,9) - em termos de pontos marcados, a melhor altura para colocar o português nas nossas formações foi na semana passada. No entanto, agora estamos mais sábios com mais informações e sua compra ainda faz sentido. Isto deve-se, pelo menos, à lesão de Salah, que deverá falhar pelo menos duas ou três rondas, e, além disso, o Liverpool, tendo sido promovido à final da Taça da Liga, não jogará na 26.ª ronda contra o Luton e terá provavelmente um jogo duplo na semana anterior. Esta informação ainda não foi confirmada oficialmente, mas é muito provável. Se juntarmos a sua qualidade de remate, o aumento de minutos de jogo e um preço de 7,9 milhões, o português é o substituto ideal para, pelo menos, o lesionado Salah.
Eberechi Eze (6,0) - Os comandados de Roy Hodgson deram a impressão de rendição no Emirates Stadium e as especulações sobre o seu futuro não vão melhorar o ambiente, mas as Águias têm a oportunidade perfeita para inverter a situação a seu favor. É que nesta ronda vão jogar em casa contra o Sheffield United, último classificado da tabela. Depois de ter recuperado de uma lesão, Michael Olise (5,9) regressa à equipa, que é, juntamente com Eze, um jogador muito importante para a equipa, já que ambos se têm debatido com lesões esta época. Eze é um executor de passes fixos de jogo e, com 6m, é um dos jogadores mais valiosos a este preço na FPL.