A 25.ª ronda da Fantasy Premier League: Todos os olhos postos no Man. City e no Liverpool
Estamos a iniciar um momento do calendário muito importante, com o Manchester City e o Liverpool a disputarem dois jogos cada, para além de dois jogos em que são favoritos. Isto significa que devemos ter vários jogadores dos Citizens e dos Reds nas nossas formações.
Quem deve ser o capitão?
O Manchester City vai disputar dois jogos em casa nesta ronda - contra o Chelsea e o Brentford. Isto, naturalmente, significa que o foco deve estar nos jogadores de Pep Guardiola ao escolher o capitão. Erling Haaland (14,4) é o melhor, seguido por Kevin De Bruyne (10,8 ) e Phil Foden (8,0). Esta é também uma daquelas rondas em que vale a pena repensar a utilização do Capitão Triplo, pois podem simplesmente não existir melhores oportunidades.
Que dúvidas existem sobre a seleção de Haaland como capitão? Bem, a rede circulou com a notícia de que a avó do norueguês tinha falecido nos últimos dias. Alguns dos sites que analisam tudo em termos de Fantasy Premier League começaram a noticiar a data do seu funeral e o impacto de toda esta situação no jogo do avançado do Manchester City. Eu, no entanto, recomendo que se pense duas vezes e que se reflicta humanamente sobre os momentos difíceis da família da norueguesa.
Não vamos abordar a FPL como se fosse a coisa mais importante do mundo, porque está longe disso. É apenas um jogo baseado na vida real. Não vamos passar dos limites e meter-nos na vida privada dos jogadores. Se um jogador não marca por causa de um drama na vida de um jogador, então não deve ficar ressentido com ninguém por isso e não deve ser incomodado por um assunto tão trivial.
O Manchester City tem dois jogos no Etihad esta ronda - contra o Chelsea e o Brentford. Qualquer análise desta questão deve terminar aqui. Não serão jogos fáceis, mas os Citizens serão favoritos. Naturalmente, isso sugere que a figura principal na sua equipa ofensiva e na nossa equipa deve ser Haaland. No entanto, se estivermos à procura de uma diferença, podemos optar por De Bruyne ou Foden, que têm estado em grande forma recentemente.
Todas as outras escolhas serão controversas. Restam ainda os possíveis jogadores do Liverpool, que também vão disputar dois jogos - contra o Brentford, fora, e o Luton, em casa. A situação em Anfield, no entanto, é mais difícil de prever do ponto de vista da FPL.
Ao mesmo tempo, gostaria de vos recordar a opção do Triplo Capitão. Uma vez por época, pode triplicar os pontos do seu capitão em vez de os duplicar. Esta é, naturalmente, uma óptima opção e deve ser utilizada na altura certa. O calendário do Manchester City nesta ronda pode muito bem ser a melhor oportunidade desta época para utilizar esta ficha. Haverá, naturalmente, outras jornadas duplas, mas será que qualquer equipa tem um plano de jogo tão atrativo?
Regressos significativos
Estamos a entrar numa altura da FPL em que vários jogadores muito importantes estão a regressar ao jogo. Já na ronda anterior, Heung-Min Son (9,6), que passou as últimas semanas no Catar com a seleção sul-coreana na Taça da Ásia, entrou em campo num jogo da Premier League. Agora está de volta à ação e até conseguiu fazer uma assistência no jogo contra o Brighton. Uma notícia obviamente importante, já que o coreano é o ponto forte do ataque do Tottenham.
O outro regresso, sem dúvida ainda mais importante, é o de Mohamed Salah (13,0). As últimas semanas têm sido muito atraentes na FPL do ponto de vista financeiro. O egípcio esteve na Taça das Nações Africanas e depois tratou de uma lesão, enquanto Haaland passou quase dois meses a tratar de uma lesão. Após o regresso do avançado mais caro do jogo, desta vez Jurgen Klopp anunciou que o médio mais caro do jogo também está de regresso à equipa da jornada deste fim de semana. Mais uma vez, vamos perguntar-nos como é que os vamos incluir nos nossos onzes.
Para além disso, é também de salientar o regresso de .... à forma. O nome Bukayo Saka (9,0) provavelmente já apareceu em todos os textos desta série sobre a FPL, mas o inglês raramente fez bons números. Agora, porém, ele está em sua melhor forma da temporada. Marcou três golos nas suas últimas três aparições e, no seu último jogo contra o West Ham, fez dois golos. Isso faz com que seja difícil livrar-se dele do plantel, e até há pouco tempo era um candidato natural a deixar as nossas equipas para dar lugar a Son ou Salah.
Tudo isto faz com que não falte muito para que se possa pensar num Wildcard. Claro que, se alguém ainda se der a esse luxo, não tardará muito a pensar em quem comprar, porque ter todos os jogadores caros e de alto nível em jogo é simplesmente impossível.
Quem comprar?
Presumimos que tenha muitos jogadores óbvios do Manchester City e do Liverpool nos seus plantéis, pelo que nem todos os jogadores que recomendamos serão dessas duas equipas.
Rasmus Hojlund (7.1) - Já o queria recomendar há uma semana, mas optei por Cunha, que se lesionou. O dinamarquês, por outro lado, voltou a marcar e continua a valer a pena comprar para o vosso plantel. O Manchester United tem vindo a registar uma série de resultados surpreendentemente bons nos últimos tempos, com o próprio Hojlund a marcar em série. Só na Premier League, ele marcou nos últimos cinco jogos. Desta vez, vai defrontar o Luton e tem também jogos contra o Fulham, o Everton e o Sheffield nas próximas rondas. Portanto, ele terá a oportunidade de dar uma indicação de sua boa forma.
Gabriel (5,1) - A defesa do Arsenal não é a mais segura da liga, mas mesmo assim os gunners tiveram um surto de forma recentemente, e o próprio Gabriel também tem sido impressionante sob a baliza dos rivais. O brasileiro já marcou três golos no campeonato esta época, incluindo dois nas últimas quatro jornadas. O Arsenal não perde nenhum jogo nas próximas semanas e vai enfrentar equipas que são mais fracas no papel. A próxima oportunidade de pontos do central chega nesta rodada, quando a equipe de Arteta joga contra o Burnley.
Nathan Ake (5.1) - Pep Guardiola tem dois jogadores para cada posição na defesa nesta temporada. Quando todos estão saudáveis, é impossível prever qual deles vai de facto jogar na partida e qual vai ficar no banco de suplentes. Desta vez, no entanto, estamos a lidar com uma lesão de Josko Gvardiola (4,8), pelo que é fácil adivinhar que Ake deverá jogar em ambos os jogos da jornada dupla. Com o espanhol, no entanto, nada é certo, por isso não se surpreenda se ele ganhar um descanso.
Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)
Virgil van Dijk (6.4) - O Liverpool enfrenta uma dupla jornada em que os Reds jogam contra Brentford e Luton, enquanto uma semana depois estão pausados. Isso deve ser levado em consideração ao fazer transferências. Trent Alexander-Arnold (8.6) pode ter voltado à ação na rodada anterior após uma lesão no joelho, mas ele está fora novamente por lesão, e é o neerlandês que agora é a escolha óbvia para mim na equipe de Anfield. Ele é quem deve jogar os dois jogos, algo que não temos certeza sobre os outros defensores do Liverpool. Afinal, Andy Robertson (6,4) regressou recentemente à ação depois de uma lesão prolongada e os seus minutos de jogo estão ameaçados. Acredito que Van Dijk também provará o seu valor no ar e nos dará os pontos em algumas passagens sólidas do jogo.
Nathan Ake (5.1) - A próxima equipa a disputar dois jogos é o Manchester City. No entanto, as previsões da equipa titular dos Citizens devem ser abordadas com uma pitada de sal. A certeza da escalação de Ake só é aumentada pela lesão de Josko Gvardiola. O neerlandês foi titular nos últimos oito jogos da Premier League e está a ter um desempenho muito bom, com Guardiola a preferir jogadores canhotos no lado esquerdo da defesa. O campeão inglês tem jogos em casa contra o Chelsea e o Brentford, e também jogará no próximo fim de semana - contra o Bournemouth. Custando 5 milhões de euros, Ake é uma excelente opção a curto prazo para o plantel da FPL.
Bukayo Saka (9,0) - apesar de termos uma jornada dupla pela frente, não podemos nos esquecer dos jogadores que só jogarão uma partida, mas que ainda assim serão extremamente valiosos nas nossas escollhas. Um deles é Saka, já que o Arsenal joga contra o Burnley neste fim de semana, e o inglês deve confirmar sua forma das últimas semanas. Os seus números, bem como os de toda a sua equipa, melhoraram significativamente após a pausa de inverno. A equipa de Mikel Arteta não só está a ter um bom desempenho defensivo, como também melhorou muito o seu jogo na frente. Nos próximos jogos, os gunners defrontam o Newcastle, o Sheffield e o Brentford, equipas que têm estado no fundo da tabela da Premier League em termos de equipas xG a jogar contra eles nos últimos meses.