Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A 27.ª jornada Fantasy Premier League: Hora de começar a planear a semana 29

Hubert Nowicki
Quantos dos seus jogadores vão jogar na 29ª jornada?
Quantos dos seus jogadores vão jogar na 29ª jornada?Flashscore
Temos uma 27.ª ronda à nossa frente na Fantasy Premier League, mas sejamos honestos - o mais importante agora é a forma como nos preparamos para a Semana 29, e é sobre isso que o artigo desta semana vai falar principalmente!

Porquê? Bem, é na Semana de Jogo 29 que enfrentamos a única ronda da época que não se assemelha a nenhuma outra, porque tem lugar durante os quartos de final da Taça de Inglaterra. Isto significa que os jogos das equipas que competem na taça serão adiados e, assim, após os resultados da quarta ronda da Taça de Inglaterra desta semana, parece que só teremos quatro jogos na 29.ª ronda da FPL.

Como é que lidamos com isto?

Na verdade, há duas soluções possíveis, ambas com prós e contras. Uma é mais popular e a outra menos. Vou recomendar uma delas, mas não me tomem como um oráculo.

A solução mais simples é utilizar o Free Hit, que lhe permite trocar todos os seus jogadores apenas durante uma semana, após a qual voltará ao alinhamento anterior. Neste caso, pode construir com confiança um alinhamento composto apenas por jogadores que irão jogar na 29.ª ronda.

A segunda estratégia consiste em sacrificar largamente a 29ª ronda e jogá-la com metade do plantel. Ao fazê-lo, é provável que perca terreno em relação a outros jogadores, mas fica com um Free Hit, que é um bem extremamente valioso, para mais tarde na época.

Todos os anos sigo este método. Sofro uma ligeira perda a curto prazo por causa disto, mas depois, na semana de jogo dupla posterior (quando se jogam os jogos adiados), utilizo o meu Free Hit e tenho um alinhamento completo a jogar dois jogos numa ronda, o que é extremamente valioso.

Quem vai jogar na 29.ª ronda?

No entanto, não é que se possa ignorar completamente o que acontece na 29.ª ronda. Ainda temos três transferências livres até lá, por isso vale a pena procurar os jogadores que vão jogar nessa altura para preparar melhor o plantel. A não ser, claro, que pretenda tirar partido do Free Hit, caso em que não está interessado.

Os jogos previstos para a 29.ª jornada não contam com muitas equipas de topo: Burnley vs Brentford, Luton vs Nottingham, Fulham vs Tottenham e West Ham vs Aston Villa. Não são equipas de que tenhamos muitos jogadores nos nossos plantéis, pelo que muitos de nós vão passar por momentos muito difíceis. Em quem devemos concentrar-nos?

Bem, será quase um requisito ter Ollie Watkins (8.9), que mais de metade dos jogadores da FPL têm. Além disso, os jogadores mais populares devem ser do Tottenham, que está entre as melhores equipas de Inglaterra e tem um jogo relativamente fácil contra o Fulham. Para além disso, Jarrod Bowen (7,7) e Ivan Toney (8,2) são os destaques. Sejamos realistas - não haverá muitos jogadores do Burnley, do Luton ou do Nottingham Forest nos nossos plantéis.

Como consolação, digo-vos que, neste momento, mal tenho dois jogadores no meu plantel que vão jogar na 29.ª jornada. No entanto, tenciono utilizar as próximas três transferências para comprar jogadores que irão jogar nessa jornada, o que me fará chegar a cinco. Devo avisar desde já que ainda tenho um Free Hit disponível, que tenciono utilizar numa das Semanas de Jogo Duplas, bem como um Wildcard, que vou guardar para o final da época.

Portanto, cada um de vós tem de decidir como se preparar para a 29.ª ronda, mas é melhor tomar essa decisão até sábado à tarde, porque é o prazo para a ronda seguinte, e sabemos que na FPL, tal como no xadrez, pensar a longo prazo compensa. 

Quem deve ser o capitão

Antes de falarmos sobre os jogadores recomendados, vale a pena focar um pouco na próxima rodada, porque, afinal de contas, temos os 10 jogos padrão chegando e temos muitos pontos para marcar.

Depois do seu feito na Taça de Inglaterra, quando marcou cinco golos contra o Luton, a escolha óbvia para capitão é Erling Haaland (14,5). É certo que o Manchester City vai disputar um dérbi de Manchester contra os Red Devils, mas seria difícil dispensar o norueguês que está em tão boa forma.

No entanto, se quisermos fugir a esta tendência, podemos recorrer a Bukayo Saka (9,2), Heung-Min Son (9,6) ou Watkins. O Arsenal vai jogar fora contra o Sheffield United, pelo que esperamos golos dos Gunners. O Tottenham joga em casa contra o Crystal Palace, pelo que há uma boa hipótese de o coreano estar envolvido nos golos da sua equipa. O avançado do Aston Villa vai enfrentar uma defesa do Luton que se habituou a sofrer um bom número de golos. No entanto, lembremos que a prioridade é Haaland.

E, também, que Jurgen Klopp descartou a possibilidade de Mohamed Salah (13) jogar este fim de semana na sua conferência de imprensa. O egípcio está, portanto, excluído como opção para capitão.

Quem comprar

Jarrod Bowen (7,7) - O artilheiro do West Ham não só marcou um hat-trick na partida contra o Brentford como também vai jogar na 29ª rodada. Se alguém aproveitar o Free Hit, não se deve incomodar, mas se alguém não o fizer, esta deve ser uma prioridade de transferência para eles. Bowen será então um dos jogadores com mais posses e vale definitivamente a pena tê-lo no plantel. No entanto, não há nada de errado em adquiri-lo agora que ele está de volta a marcar golos e agora a sua equipa vai jogar contra o Everton.

Heung-Min Son (9.6) - Ange Postecoglou já confirmou que Richarlison (7.1) está fora de ação durante duas ou três semanas, o que torna o coreano ainda mais valioso. É um caso semelhante ao de Bowen, na medida em que também vai jogar na 29.ª ronda e também vale a pena tê-lo neste momento. Depois de regressar da Taça Asiática, teve agora muito tempo para descansar, já que o Tottenham jogou o seu último jogo há duas semanas.

Ivan Toney (8.2) - Se já se está a preparar para a semana tranquila e já tem Bowen e Son no plantel, o próximo a trazer é Toney. O avançado do Brentford pode não valer agora 8,2 milhões, mas valerá ainda mais na 29.ª ronda. Com apenas oito equipas a jogar, e a maioria das que estão na metade inferior da tabela, o avançado dos Bees será uma das maiores garantias de pontos. A desvantagem para ele, no entanto, é que nessa altura já terá jogado contra o Chelsea e o Arsenal. Mesmo assim, vale a pena pensar na sua compra.

Radim Horak (um dos melhores checos a jogar na Fantasy Premier League)

Heung-Min Son (9.6) - O Tottenham não jogou no fim de semana anterior e também não competiu a meio da semana, por isso pode preparar-se para o jogo contra o Crystal Palace com tranquilidade. Os Spurs são uma das oito equipas que vão jogar daqui a duas semanas, pelo que os seus jogadores são um bom alvo para os jogadores FPL, especialmente aqueles que não querem usar o Free Hit. Uma figura-chave para o Tottenham é Son, que vai tentar melhorar a sua contagem de doze golos e seis assistências nesta temporada. Com Richarlison de fora, Son deve jogar na posição de número nove também, onde ele tem se destacado nesta temporada.

Jarrod Bowen (7.7) - É bem sabido que se alguém marca 20 pontos num jogo de FPL, é uma transferência popular uma semana depois. Todo o West Ham, incluindo Bowen, beneficiou do regresso à ação de Lucas Paqueta (6,0), sem o qual os Hammers estavam muito pior. Bowen estava à espera de um golo há sete semanas, mas marcou um hat-trick no último jogo contra o Brentford e a sua equipa vai agora enfrentar o Everton, o Burnley e também o Aston Villa na 29.ª jornada. O inglês estará, portanto, certamente no alinhamento dos jogadores que optarem pelo Free Hit. No entanto, tendo em conta o seu calendário, não vejo qualquer razão para não o incluir na sua equipa duas semanas antes.

Cole Palmer (5,7) - O terceiro médio das minhas recomendações, e também uma menção honrosa para os jogadores que vão beneficiar do Free Hit na 29ª jornada e que ainda não se estão a preparar para ele. Os resultados actuais do Chelsea são muito maus, mas é preciso lembrar que os Blues ainda têm dois jogos adiados antes do final da época e Palmer, que tem sido frequentemente vendido nas últimas semanas, custa apenas 5.7. É um excelente preço para a figura central da equipa e para o marcador de grandes penalidades, especialmente porque a sua equipa vai agora jogar contra o Brentford e o Newcastle, que não tem tido um bom jogo defensivo recentemente. Acredito que o jovem inglês vai retribuir a confiança.

Leia aqui todos os artigos da Fantasy Premier League