A 36.ª jornada da Fantasy Premier League: tempo de decisões rápidas e eficazes
Há um ditado que diz que a FPL é uma maratona, não uma corrida de velocidade, e que todas as jogadas devem ser feitas com calma, esperando pacientemente pelos resultados. Este ditado capta muito bem a ideia do jogo, mas todos sabemos que o final de uma corrida de longa distância pode ser um sprint. Nos últimos metros, os corredores não têm mais nada a fazer do que planear e poupar as suas forças, e dar tudo para cruzar a meta o mais rapidamente possível. É um pouco como o final da época na FPL: não há muito planeamento a fazer, o que conta são as decisões rápidas e eficazes.
Como está a tabela?
Para saber o que temos pela frente, vamos primeiro verificar o estado de cada equipa antes dos jogos finais - quem ainda precisa de dar tudo por tudo. Lembre-se de que a Fantasy Premier League está intimamente ligada à própria Premier League, por isso, para além dos números do jogo, vale a pena olhar para os jogos da vida real.
Luta pelo título - Manchester City, Arsenal e Liverpool
É claro que os reds estão aqui um pouco apertados, pois já estão garantidos entre os quatro primeiros e têm uma pequena chance matemática de conquistar o título, mas ainda assim devem preocupar-se em conseguir mais vitórias. Quanto aos citizens e aos gunners, não há dúvida: os jogadores de ambas as equipas vão dar o seu melhor até ao final da época na busca do cobiçado título. Não esqueçamos que os jogadores do Manchester City também vão lutar pela Taça de Inglaterra.
Esperanças europeias - Aston Villa, Tottenham, Manchester United, Newcastle, West Ham, Chelsea
Cada uma das equipas aqui presentes tem objetivos diferentes, com o Aston Villa a lutar por um lugar entre os quatro primeiros para garantir o acesso à Liga dos Campeões e o West Ham e o Chelsea a terem hipóteses ilusórias de ir para a Liga Conferência, mas é justo dizer que a motivação nos balneários destas equipas deverá estar em alta e nenhuma delas venderá a pele por pouco.
No entanto, também é preciso ter em conta que os villans ainda estão na luta pela Liga Conferência deste ano, enquanto os red devils vão disputar a final da Taça de Inglaterra. Fatores como esses também são importantes, já que provavelmente veremos mudanças na equipa do Aston Villa, com os comandados de Erik Ten Hag a tentarem provar ao técnico neerlandês nos jogos do campeonato que merecem um lugar no onze inicial no jogo de Wembley.
Tranquilidade no meio da tabela - Bournemouth, Wolves, Brighton, Fulham, Crystal Palace, Everton, Brentford
Aqui está uma lista de equipas cujos jogadores preferimos evitar na FPL no final da época. Porquê? Obviamente, cada uma delas tem as suas próprias ambições e provavelmente querem terminar a época o mais alto possível na tabela ou ultrapassar um certo número de vitórias numa época que lhes garanta um bónus no final da competição. No entanto, não há dúvida de que, nos gabinetes destas equipas, todos já olham para a época 2024/25.
Afinal, estamos perante equipas que não têm qualquer hipótese de se qualificarem para a Europa e que já têm a manutenção assegurada. Por isso, é de suspeitar que, no final da época, os treinadores dêem uma oportunidade aos jogadores mais jovens e que aqueles que se queixaram de problemas físicos deixem de ser utilizados no resto da competição. Certamente, tal situação não ajuda a pontuar na FPL.
Luta pela manutenção - Nottingham, Luton, Burnley
Embora tenhamos aqui equipas mais fracas do que na categoria anterior, elas têm definitivamente algo por que lutar nas rondas finais. Isso não significa que valha a pena comprar jogadores dessas equipas, é claro, mas elas ainda prometem dar tudo de si para permanecer na elite. Afinal, sabemos como é grande a diferença financeira (e em termos de prestígio) entre a Premier League e o Championship.
Despromoção - Sheffield United
Os jogadores do Sheffield United estamos a evitar por uma larga margem!
Quem comprar?
Josko Gvardiol (5.0) - É verdade, comprar defesas do Manchester City é como jogar um jogo com Pep Guardiola, mas no final da época é preciso simplesmente tentar tomar decisões arriscadas. O croata não só custa pouco para ser um jogador de referência dos campeões ingleses, como também tem estado muito bem nos últimos jogos. Nos seus últimos três jogos da Premier League, marcou dois golos e deu uma assistência, para não falar de uma exibição sem sofrer golos.
Chris Wood (4,8) - Os adeptos do Arsenal ficaram com a cabeça em água quando o avançado do Nottingham desperdiçou outra grande oportunidade contra o Manchester City, mas ele provavelmente terá mais algumas ocasiões para brilhar esta temporada. O Nottingham está a lutar para manter-se na Premier League e Wood é a sua última esperança no ataque. Nos seus últimos três jogos, os jogadores de Nuno Espírito Santo estarão a jogar a 120% das suas capacidades e Wood deverá conseguir marcar. É claro que ele não pode ser a primeira escolha no onze, mas podem ficar tentados a fazer esta compra.
Leandro Trossard (6.5) - No final da temporada, é preciso manter um pouco de discrição. Obviamente, o belga nunca seria recomendado para a FPL, pois a sua posição no plantel dos londrinos não é de indiscutível, mas pode ser visto como um excelente suplente. No entanto, nos últimos jogos, tem tido um desempenho consistente e marcado golos: estamos a falar de três golos nos seus últimos cinco jogos no campeonato. Apenas 2% dos jogadores o têm nos seus plantéis. Para aqueles que gostam de risco, esta é a escolha perfeita.
Dicas de Radim Horak (um dos melhores checos a jogar na Fantasy Premier League)
Ben White (6.0)- Os jogos sem sofrer golos na Premier League são uma ocorrência cada vez mais rara. No lado direito da defesa, White tem uma posição segura e está a jogar a um nível brilhante, como confirmou contra o Chelsea. A equipa de Mikel Arteta tem ainda dois jogos em casa esta época - contra o Bournemouth e o Everton - nos quais o inglês deverá, mais uma vez, ter um bom desempenho ofensivo e ajudar os londrinos a não sofrerem golos.
Kevin De Bruyne (10,5) - Bons médios no jogo são realmente abundantes e é difícil escolher um cinco perfeito para o plantel. De Bruyne é uma opção relativamente rara, sendo aposta em cerca de 16% dos jogadores do plantel. Os citizens defrontam o Wolves em casa esta jornada e é imperativo que consigam os três pontos se quiserem lutar pelo campeonato, com jogos contra o Fulham e o Tottenham a seguir. O belga está de volta à sua melhor forma depois de ter lutado contra lesões e deverá ser titular nestes jogos importantes. Lembre-se de que ele marcou quatro golos contra o Wolves em maio de 2022.
Chris Wood (4.8) - O Nottingham vai precisar que ele melhore o seu desempenho num jogo importante contra o Sheffield United, que está na parte de baixo da tabela. O Sheffield United já está despromovido para o Championship e ainda não disputou os últimos jogos da Premier League. O Nottingham, por sua vez, está a lutar para manter-se e estará desesperado para ganhar os três pontos, já que os seus próximos jogos são contra o Chelsea em casa e o Burnley fora. A 4,8, Wood é uma opção corajosa na FPL para quem precisa de apanhar os rivais da liga no final da época e procura fazer a diferença.