A forma de Trossard em Anfield dá dores de cabeça à Arteta antes da viagem a Liverpool
Os Gunners viajam a Merseyside no topo da tabela, ostentando uma boa vantagem de oito pontos em relação ao Manchester City, atual campeão, que procura manter a o troféu pela terceira época consecutiva.
Com uma vitória por 4-1 sobre o Leeds United no domingo passado, o Arsenal recebeu uma boa injeção de confiança para preparar o encontro diante de um tremido Liverpool, mas as últimas visitas a Anfield são merecedoras de uma atenção redobrada.
O Arsenal não vence em Liverpool para Liga desde 2012/13 e essa estatística torna imperativo que Arteta consiga escolhar o onze inicial certo. O espanhol tem sido capaz de apostar numa equipa inicial consistente durante a maior parte da época, mas enfrenta um dilema na frente de ataque com a possível entrada de Leandro Trossard.
Colocar as rodas em andamento
Trossard fez a mudança do Brighton para o Arsenal em janeiro, completando uma transferência de cerca de 25 milhões de euros, numa altura em que os Gunners, já na liderança, procuravam reforçar a sua candidatura ao título.
O belga esteve em excelente forma para os Seagulls na primeira parte da época e, embora tenha precisado de um pequeno período de adaptação para se instalar nas novas redondezas, conseguiu manter o rendimento sob Arteta.
Conseguiu marcar um golo e fazer sete assistências, mais do que qualquer outro jogador do plantel, para além do astro Bukayo Saka.
Trossard foi titular nas últimas sete partidas do Arsenal - principalmente como ponta de lança - mas agora enfrenta a concorrência de Gabriel Jesus, que voltou à titularidade no campeonato com o Leeds pela primeira vez desde novembro.
Com Saka a ter lugar cativo no lado direito do ataque e Gabriel Martinelli a fazer a melhor época da carreira, Arteta tem uma infinidade de opções que pode utilizar contra o Liverpool.
Adversário indicado
Trossard, em particular, deve passar algum tempo na mente de Arteta, especialmente depois do hat-trick apontado em Anfield ainda ao serviço do Brighton, durante o empate 3-3 em outubro.
Os três golos elevaram as suas estatísticas da carreira contra o Liverpool para seis contribuições de golo (cinco golos e uma assistência), com cinco delas em jogos em Anfield.
Mas apesar das conquistas de Trossard contra o Liverpool, ainda não venceu qualquer jogo em que marca diante da equipa de Jurgen Klopp, somando dois empates e uma derrota.
Esse histórico dará a Arteta muito em que pensar antes do confronto de domingo, sabendo que a preparação tem de ser bem sucedida à medida que faltam cada vez menos jogos no campeonato.
Embora a chegada de Trossard tenha tornado as escolhas mais desafiantes, o espanhol ficará reconfortado em saber que tem muitas opções que pode recorrer para o ataque.