Alguém pode desafiar o domínio do Manchester City na próxima temporada?
Cinco títulos em seis temporadas evidenciam o domínio do Manchester City e, embora Pep Guardiola insista que cada temporada fica mais difícil, é difícil ver quem está pronto para derrubá-lo do topo.
Veja os clubes com mais possibilidades de desafiar o City na próxima temporada.
Arsenal
A jovem equipa de Mikel Arteta acabou por sucumbir ao ataque implacável do Manchester City nos últimos meses desta temporada, mas deve ser aplaudida pela forma como ditou o ritmo por tanto tempo e ameaçou conquistar o primeiro título desde 2004.
Arteta, um discípulo dos métodos de Guardiola, restaurou a identidade do Arsenal nesta temporada com um estilo de futebol vibrante, e um elenco repleto de jovens jogadores empolgantes, que terá aprendido lições valiosas com esta campanha.
A questão agora é saber se o Arsenal conseguirá reforçar-se o suficiente para atender às exigências da Premier League e da Liga dos Campeões. Declan Rice (24 anos), do West Ham, é um dos principais alvos e a sua contratação seria uma grande afirmação.
Liverpool
A equipa de Jurgen Klopp tem travado algumas batalhas épicas pelo título com o Manchester City nos últimos anos, tendo conquistado o troféu em 2020 e ficado duas vezes em segundo lugar, com mais de 90 pontos.
Desta vez, porém, a equipa ficou fora da corrida depois de não ter conseguido substituir adequadamente o avançado Sadio Mane e de ter visto vários jogadores importantes da era dourada de Klopp perderem a forma.
James Milner (37 anos), Roberto Firmino (31 anos) e Alex Oxlade-Chamberlain (29 anos) estão de saída, pelo que a tónica do erão será colocada na renovação do plantel. Algumas contratações de peso poderão fazer com que o Liverpool reacenda a rivalidade com o City.
Manchester United
A primeira época do Manchester United sob o comando de Erik ten Hag (53 anos) foi animadora, com um lugar entre os quatro primeiros praticamente garantido e o troféu da Taça da Liga na bagagem.
A diferença de qualidade entre o United e o City ainda é grande e os adeptos esperam que os novos proprietários, caso substituam os Glazers, façam grandes contratações.
O atacante Harry Kane (29), do Tottenham, é um dos alvos que podem elevar o United de uma equipa que luta para ficar entre os quatro primeiros para uma capaz de disputar o título de forma sustentada.
Chelsea
A temporada do Chelsea tem sido terrível, apesar de ter gasto cerca de 600 milhões de libras (757 milhões de dólares) em jogadores desde que os co-proprietários Todd Boehly e Behdad Eghbali assumiram o comando do clube.
É muito difícil perceber como é que o Chelsea vai passar de um meio-fundo para um lugar perto do topo na próxima época.
No entanto, o clube conta com jovens talentosos, como Reece James (23 anos), Noni Madueke (21 anos) e Mykhaylo Mudryk (22 anos), e tem em Mauricio Pochettino (51 anos), que quase certamente assumirá o comando, o treinador perfeito para iniciar um novo projecto.
Newcastle
Há um ano, os adeptos do Newcastle estavam apenas felizes por ainda estarem a apoiar um clube da Premier League.
Mas, depois de uma época soberba sob o comando de Eddie Howe (45 anos), o clube vai regressar à Liga dos Campeões, pela primeira vez em duas décadas, e é provável que faça grandes investimentos no verão.
Este nível de melhoria poderá ser difícil de manter, mas quem estiver à espera que o Newcastle seja uma maravilha de uma só época estará provavelmente longe de o conseguir.
Com alguns negócios astutos no mercado, não é difícil ver o Newcastle consolidar o seu novo estatuto de top quatro e talvez até subir mais.