Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Altos e Baixos: Amorim despede-se com reviravolta épica e Messi fracassa nos EUA

Mateus Figueiredo
Rúben Amorim despediu-se com vitória em Braga
Rúben Amorim despediu-se com vitória em BragaRODRIGO ANTUNES/LUSA, Flashscore
O final de semana do futebol mundial foi agitado, com jogos emocionantes antes da paragem para os compromissos internacionais. Como é habitual, o Flashscore destaca os altos e baixos dos últimos dias. Quem foram eles desta vez?

Alto: Liverpool

Líder da Premier League, o Liverpool teve um fim de semana quase perfeito. O conjunto treinado por Arne Slot bateu o Aston Villa (2-0) e viu os seus dois principais rivais tropeçarem. O Manchester City perdeu para o Brighton e o Arsenal empatou no clássico londrino diante do Chelsea.

O Liverpool abriu vantagem confortável na frente da Premier League
O Liverpool abriu vantagem confortável na frente da Premier LeagueCarl Recine/Getty Images via AFP

Os resultados fizeram o Liverpool ampliar a sua vantagem na liderança antes da paragem para o futebol de seleções. Os reds chegaram aos 28 pontos, contra 23 dos citizens e 19 dos gunners.

Além disso, chama a atenção a incrível consistência defensiva do Liverpool. A equipa só sofreu seis golos em 11 rondas da Premier League - quatro a menos que o Nottingham Forest (2.ª melhor defesa) - e conseguiu a clean sheet em seis partidas.

Alto: Vinícius Júnior

No fim de semana em que os votos da Bola de Ouro foram revelados, Vinícius Júnior deu mais uma demonstração de que é o melhor jogador do mundo. O avançado do Real Madrid destruiu o Osasuna com um hat-trick e ajudou sua equipa a reduzir a diferença para o Barcelona na LaLiga.

Vini Jr. mostrou mais uma vez que é um dos melhores jogadores do mundo
Vini Jr. mostrou mais uma vez que é um dos melhores jogadores do mundoDENIS DOYLE/Getty Images via AFP

O brasileiro ganhou nota 10 na avaliação do Flashscore. O show começou com uma arrancada pela direita, um drible desconcertante sobre Alejandro Catena e uma bomba para abrir o marcador.

O segundo de Vini saiu após passe do guarda-redes Andriy Lunin: o camisola 7 ganhou na defesa, driblou o guarda-redes e tocou para uma baliza deserta. O terceiro foi o mais simples, pois recebeu de Brahim Díaz e só bateu para dentro.

Este foi o segundo hat-trick de Vinícius Júnior nos últimos quatro jogos, e o quarto em toda a carreira. O mais recente havia sido na goleada sobre o Borussia Dortmund (5-2), pela Liga dos Campeões. O camisola 7 dos merengues atingiu a marca de nove golos nas últimas seis partidas.

Alto: Ruben Amorim

O novo treinador do Manchester United, Rúben Amorim, despediu-se do Sporting no domingo com vitória sobre o SC Braga (2-4). Com o resultado, o técnico deixa o clube com 100% de aproveitamento na Liga Portugal 2024/25. São 11 triunfos em 11 jornadas.

Ruben Amorim deixa Sporting rumo ao Manchester United
Ruben Amorim deixa Sporting rumo ao Manchester UnitedMiguel Riopa/AFP

O Sporting lidera o campeonato com 33 pontos, seis a mais que o FC Porto e oito em relação ao Benfica. Além disso, a campanha na Liga dos Campeões é ótima, com goleada sobre o Manchester City bem fresca na memória.

O Sporting de Rúben Amorim ganhou 100% dos pontos na Liga Portugal
O Sporting de Rúben Amorim ganhou 100% dos pontos na Liga PortugalFlashscore

Rúben Amorim vai para a Premier League com seis títulos conquistados em Portugal: duas Ligas (2020/21 e 2023/24), três Taças da Liga (2019/20, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça (2021).

Alto: Serie A

Pela primeira vez na lista desta semana, o vencedor não é uma equipa, um jogador ou um técnico, mas sim uma Liga. O Campeonato Italiano está ao rubro no que diz respeito à luta pelo primeiro lugar. Após a 12.ª jornada, os seis primeiros classificados estão separados por apenas dois pontos.

O líder é o Nápoles, com 26 pontos. Em seguida vêm Atalanta, Fiorentina, Inter de Milão e Lazio, com 25. Para fechar o top 6 aparece a Juventus, com 24. Dos seis primeiros, três foram campeões italianos nos últimos cinco campeonatos. Isso mostra que a Serie A hoje é a liga mais equilibrada entre as grandes europeias.

Alto: Flamengo

A maior massa adepta do Brasil viveu um domingo especial com o título da Taça do Brasil. O Flamengo, que já tinha vencido o primeiro jogo, derrotou novamente o Atlético-MG, na casa do adversário, e conquistou o seu quinto título do mata-mata.

Flamengo ergueu sua quinta taça da Copa do Brasil
Flamengo ergueu sua quinta taça da Copa do BrasilGilson Lobo/AGIF via AFP

Além de encostar no maior campeão da competição, Cruzeiro (6), o Fla garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores 2025. Assim, o clube do Rio de Janeiro pode lutar para ser o clube brasileiro com maior número de conquistas continentais.

Baixo: Lionel Messi

O sonho do título da MLS em 2024 terminou para Lionel Messi na noite de sábado. O craque argentino viu o seu Inter Miami ser superado pelo Atlanta United no jogo 3 da série dos quartos de final da Conferência Este. Messi ainda fez golo, mas não foi suficiente para evitar a derrota, por 3-2.

Golo de Messi não evitou eliminação do Inter Miami
Golo de Messi não evitou eliminação do Inter MiamiMegan Briggs/Getty Images via AFP

O conjunto de Messi e Luis Suárez era o grande favorito para conquistar o seu primeiro título da MLS, após uma temporada regular em que terminou na liderança e bateu o recorde histórico de pontos da liga.

Messi tem mais um ano de contrato com o Inter Miami. O craque argentino havia feito uma ótima temporada regular na MLS, com 20 golos e 16 assistências em 19 jogos.

Baixo: Manchester City e Pep Guardiola

Tire print deste momento, pois ele pode ser muito raro durante a temporada. Sim, o Manchester City e Pep Guardiola estão na mó de baixo após o fim de semana. Diante do Brighton, o atual tetracampeão inglês sofreu uma reviravolta no segundo tempo e somou a quarta derrota consecutiva em todas as competições. Isso não acontecia com os Citizens desde 2006, período pré-aquisição de Abu Dhabi.

Pep Guardiola vive o seu pior momento no Manchester City
Pep Guardiola vive o seu pior momento no Manchester CityGlyn Kirk/AFP

Para Pep Guardiola, a sequência também é quase inédita e muito incómoda. O treinador só havia perdido quatro jogos seguidos em sua carreira uma vez até então, quando treinava o Bayern de Munique em 2015.

A sequência de derrotas tirou o City da Taça da Liga Inglesa, colocou a equipa fora da zona de promoção da Liga dos Campeões e deixou o Liverpool abrir cinco pontos de vantagem na liderança da Premier League.

Baixo: Éder Militão

Odefesa do Real Madrid reencontrou um dos meus maiores fantasmas no último sábado: a lesão de ligamento cruzado do joelho. Ainda no primeiro tempo do duelo contra o Osasuna no Santiago Bernabéu, Éder Militão caiu em gritos no relvado e ficou claro que se tratava de uma lesão séria. Horas depois, o seu clube confirmou que ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e vai ser submetido a cirurgia.

Éder Militão sofreu lesão grave no joelho direito
Éder Militão sofreu lesão grave no joelho direitoBURAK AKBULUT/Anadolu via AFP

A dor é maior pois Militão passou por isso recentemente, mas no joelho esquerdo, em agosto de 2023, e ficou de fora por sete meses.

Baixo: Barcelona

O Barcelona - uma das grandes sensações do futebol europeu na temporada - fez neste domingo possivelmente o seu pior jogo na atual edição de LaLiga. O conjunto de Hansi Flick foi derrotado pela Real Sociedad (1-0) e nem sequer conseguiu um remate enquadrado com a baliza do adversário durante os 90 minutos.

Barcelona viu vantagem em LaLiga diminuir
Barcelona viu vantagem em LaLiga diminuirAnder Gillenea/AFP

O resultado foi ainda pior por dois fatores. O primeiro é que o Barcelona não perdia em San Sebastián desde 2016. O outro é a vantagem sobre o Real Madrid, que agora é de seis pontos e com um jogo a mais em relação ao seu rival.