Altos e Baixos: Bayer retoma o caminho e foi fim de semana de golos em Portugal
Alto - Bayer Leverkusen
Na época passada, o Bayer Leverkusen, campeão da Bundesliga, ganhou o hábito de marcar golos no final da partida numa campanha invicta a nível nacional - o único jogo competitivo que perdeu em 2023/24 foi a final da Liga Europa.
E começou a nova temporada da mesma forma na sexta-feira, com Florian Wirtz a marcar o golo da vitória aos 90+11 minutos, quando o Bayer venceu o Borussia Mönchengladbach por 3-2 no jogo de abertura da Bundesliga. Wirtz, que também marcou na primeira parte, falhou a sua grande penalidade, mas estava pronto para marcar no ressalto.
A nova temporada começa na Alemanha e o espetáculo continua em Leverkusen, mas a questão é saber por quanto tempo os comandados de Xabi Alonso conseguirão manter o heroísmo. O campeão está invicto não perdeu os últimos 35 jogos na Bundesliga.
Baixo - Joshua Zirkzee
De herói a zero, o novo jogador do Manchester United, Joshua Zirkzee, entrou em campo para marcar o golo da vitória na estreia da equipa na Premier League, mas a sorte acabou no sábado contra o Brighton.
Parecia que Alejandro Garnacho tinha marcado o golo da vitória por 2-1, mas o toque de Zirkzee, talvez não intencional, em fora de jogo, fez com que o resultado fosse rapidamente anulado.
No final, o Brighton venceu por 2-1 graças a um golo de João Pedro aos 90+5 minutos. A vitória foi a segunda da temporada para os Seagulls e, enquanto eles subiram, o United e Zirkzee voltaram à terra depois de um início de temporada encorajador.
Alto - Galeno
Passando para Portugal, o FC Porto continuou seu início perfeito na temporada da liga com uma vitória por 2-0 sobre o Rio Ave. Os dragões têm agora três vitórias em três jogos, com sete golos marcados e nenhum sofrido.
No entanto, há um jogador que tem brilhado muito para o FC Porto: o brasileiro Galeno, que marcou em todos os jogos do campeonato até agora, depois dos dois golos que marcou na vitória sobre o Sporting na Supertaça.
Por incrível que pareça, os três golos de Galeno no campeonato foram todos marcados a partir da defesa, já que o avançado foi reinventado como lateral esta época. O último foi marcado em apenas 19 segundos - o golo mais rápido de sempre no Dragão - e que finalização. De extremo a lateral, será que temos aqui um Gareth Bale ao contrário?
Baixo - Aston Villa
No Flashscore, adoramos uma jogada ousada, mas se vierem a disparar, é melhor não falharem...
O Aston Villa venceu o Arsenal na época passada, a caminho de um lugar entre os quatro primeiros e da qualificação para a Liga dos Campeões, sob o comando de Unai Emery. Antes do primeiro confronto da nova temporada, no sábado, os anfitriões colocaram o troféu da Taça dos Campeões Europeus de 1982 no túnel, para lembrar quem é o melhor no continente.
No entanto, a equipa de Mikel Arteta marcou dois golos na segunda parte para silenciar os adeptos do Villa Park e regressar a Londres com uma vitória por 2-0 e o direito de se gabar. Independentemente de o Villa estar ou não a gozar com os Gunners, é provavelmente altura de guardar o troféu... pelo menos por agora.
Alto - Viktor Gyökeres
O FC Porto foi o grande destaque do campeonato, mas não é a única equipa em forma na Liga Portugal e Galeno não é o único jogador em forma. O Sporting, campeão em título, também começou a nova campanha com três vitórias em três jogos, tendo já marcado 14 golos.
Na sexta-feira, Viktor Gyökeres, com um hat-trick, goleou o Farense por 5-0. O sueco também marcou dois golos na goleada de 6-1 sobre o Nacional na ronda anterior e um na estreia da época.
Seis golos em três jogos como titular não são nada mal para um jogador que marcou 29 golos na temporada passada. A poucos dias do fim da janela de transferências, pode haver uma tentativa tardia de contratar o artilheiro.
Baixo - Luis Rioja
Luis Rioja adora perder em Vigo. Depois de começar a temporada como jogador do Alavés, o atacante sofreu uma derrota por 2- no Estádio de Balaidos com o clube basco na primeira jornada da LaLiga.
Rioja foi então transferido para o Valência e adivinha qual foi o seu jogo seguinte? Sim, novamente fora de casa, contra o Celta de Vigo.
Na sexta-feira, Rioja perdeu por 3-1 para o Celta de Vigo e não quer voltar para a Galícia tão cedo. O Rioja nunca ganhou um jogo em Balaidos.