Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Amad Diallo pronto a desempenhar papel importante no Manchester United na próxima época

Flashscore
Amad Diallo marcou 13 golos ao serviço do Sunderland
Amad Diallo marcou 13 golos ao serviço do SunderlandProfimedia
Amad Diallo foi um dos destaques do Championship, o segundo escalão de Inglaterra, durante o empréstimo ao Sunderland esta temporada e está pronto para causar impacto na equipa do Manchester United de Erik ten Hag.

Com o fim dos campeonatos nacionais, a atenção de muitos adeptos está inevitavelmente virada para o verão. As transferências vão dominar as manchetes, especialmente no que diz respeito ao Manchester United, que deverá voltar a gastar muito dinheiro para tentar diminuir a distância e competir com o rival Manchester City, que conquistou o quinto título da Premier League em seis temporadas.

É quase certo que o United vai mergulhar no mercado para reforçar a equipa, mas muitos vão estar atentos ao que será feito com Amad Diallo, que regressa de empréstimo.

Amad chegou a Old Trafford em janeiro de 2021, com o United a fechar um negócio que poderá ascender a 37 milhões de libras (42,6 milhões de euros). Na altura, a transferência suscitou muitas dúvidas, uma vez que o avançado - então com apenas 18 anos - tinha feito apenas quatro jogos na Serie A, cerca de 40 minutos, pela Atalanta.

Durante os primeiros seis meses em Manchester, Amad disputou apenas oito partidas, o que indiciava falta de maturidade necessária para competir por um lugar regular na equipa. Na primeira metade da época seguinte, teve dificuldades em jogar e não foi ajudado pelas dificuldades exibicionais, numa altura em que o reinado de Ole Gunnar Solskjaer começava a implodir.

O empréstimo ao Rangers, em janeiro, deu a Diallo uma hipótese de ganhar minutos na equipa principal e mostrar as suas habilidades de forma mais consistente. Embora tenha começado bem no clube de Glasgow, com um golo na estreia, não conseguiu corresponder às expetativas e só fez mais dois golos na liga até ao final da época, sem completar 90 minutos uma única vez.

As dúvidas voltaram a surgir quando regressou a Old Trafford no final da cedência, com os responsáveis dos Red Devils a questionarem o quão bom era mesmo o jovem avançado.

Seguiu-se outro empréstimo, uma hipótese de redenção, no último verão quando o Sunderland bateu à porta para adquirir os seus serviços e, muito para o alívio do United, a mudança foi muito proveitosa para todos os envolvidos, já que o costa-marfinense desenvolveu muito o jogo em Wearside.

Amad fez 16 contribuições para golo no Championship (13 golos e três assistências) durante toda a temporada, e muitos acreditam que ele foi a força motriz por trás da campanha que levou o Sunderland aos playoffs. Marcou no último jogo da época regular regular para garantir a qualificação dos Black Cats e ainda fez um golaço na meia-final com o Luton.

Do ponto de vista coletivo, a campanha terminou em desilusão, já que o Sunderland foi derrotado no jogo da segunda mão, perdendo por 3-2 no cômputo geral e falhando o acesso à final. No entanto, Amad recebeu muitos elogios pela boa temporada, conquistando o prémio de Jovem Jogador do Mês do campeonato em janeiro e o Jovem Jogador do Ano do Sunderland.

O treinador dos Black Cats, Mowbray, elogiou o avançado várias vezes durante a campanha, afirmando recentemente que ele é um jogador que muitas vezes "acha o jogo fácil demais" e que, mesmo que não jogue pelo United na próxima temporada, será vendido por "muito, muito dinheiro".

Isto levanta a questão para muitos adeptos do Manchester United: será que vai jogar em Old Trafford na próxima época?

É sempre difícil comparar desempenhos na segunda divisão inglesa com a Premier League, dada a diferença de qualidade. No entanto, não há como negar que o Championship é uma divisão altamente competitiva e repleta de grandes talentos. Se um jogador está no topo da tabela, então as perspetivas são boas de que possa fazer uma boa transição para a primeira divisão, especialmente se for um jovem como Amad.

Com isso em mente, é justo dizer que Amad provou ser uma das estrelas em destaque esta temporada, algo que podemos destacar mergulhando em alguns números básicos.

Esta foi a sua melhor temporada até agora
Esta foi a sua melhor temporada até agoraFlashscore

No Sunderland, ficou entre os três primeiros da equipa em tentativas de remate (146) e em dribles progressivos (107), enquanto em toda a divisão apenas seis jogadores conseguiram mais dribles bem sucedidos (62). Embora com a ressalva de jogar numa divisão mais difícil, vale a pena notar que nenhum avançado do Manchester United fez melhor do que os números de Amad em qualquer um dos três departamentos esta época.

Este ano, foi comum vê-lo receber a bola na direita e passar pelos defesas antes de cortar para o pé esquerdo e rematar à baliza. O facto de nenhum jogador do Sunderland ter tentado mais remates do que ele (64) sublinha a facilidade com que se coloca em boas posições de remate, e o facto de ter marcado 13 golos com uma expectativa de golos (xG) de 8,1 mostra o quão certeiro foi nessas áreas.

Não é de se admirar que, quando Mowbray perdeu Ross Stewart por lesão em janeiro, Amad tenha sido escolhido para liderar temporariamente o ataque no seu lugar. O técnico do Sunderland acredita que Amad pode jogar em muitas outras posições se necessário.

Em março, disse: "Tenho tentado dizer-vos que a bola não é um problema para ele. Ele pode jogar no flanco, pode jogar por dentro, pode jogar na frente. Acho que até pode jogar a médio centro no Championship. Basta dar-lhe a bola porque ele raramente a perde".

Embora Diallo tenha claramente uma grande margem de progressão, a capacidade de desempenhar várias funções pode ser o fator decisivo para ajudá-lo a conquistar um lugar no plantel de Erik ten Hag na próxima temporada.

O treinador do United descobriu o quão curto era o plantel em vários momentos esta temporada, especialmente no ataque, onde as lesões forçaram o clube a surpreender com o empréstimo do ponta de lança Wout Weghorst, do Burnley.

Embora os Red Devils se devem reforçar no verão, a capacidade de Amad para desempenhar papéis diferentes, combinada com o enorme potencial, pode convencer Ten Hag de que pode ser uma figura-chave no ataque para a próxima temporada.