Análise: Como mudaram os desempenhos e os números de Erling Haaland em 2023/24

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Como mudaram os desempenhos e os números de Erling Haaland em 2023/24

Haaland venceu a Premier League e a Bota de Ouro em épocas consecutivas
Haaland venceu a Premier League e a Bota de Ouro em épocas consecutivasProfimedia
Após a extraordinária época de estreia de Erling Haaland (23 anos) em Inglaterra, que bateu o anterior recorde de golos numa só época na Premier League, estabelecido por Andrew Cole em 1993/94 (34, igualado por Alan Shearer em 1994/95), ao marcar 36 golos em 35 jogos no campeonato, era provável que ocorresse uma quebra estatística.

Por isso, queremos analisar em pormenor a forma como o desempenho do norueguês, não só em termos de golos em 2023/24, mudou em comparação com a época anterior.

Comparação dos números de Haaland
Comparação dos números de HaalandOpta by Stats Perform

Haaland marcou 52 golos apesar de ter acumulado um valor de Golos Esperados (xG) de apenas 41,1 em todas as competições na época passada, o que significa que superou a sua produção esperada em 8,9 golos.

Estes desempenhos superlativos quase nunca são sustentáveis, como demonstram os números da sua época atual (faltando apenas a final da Taça de Inglaterra, a 25 de maio, contra os rivais de Manchester).

Em 2023/24, o avançado disputou até agora cerca de cinco jogos (477 minutos) a menos do que na época histórica de 2022/23, o que fez com que o seu impressionante desempenho superior em termos de xG baixasse para um ligeiro desempenho inferior.

Haaland marcou 1,3 golos a menos do que o esperado, o que não deixa de ser um feito excecional, dado que ainda anotou um total de 38 golos na presente campanha (a 39,3 xG). A sua taxa de conversão de oportunidades, no entanto, regrediu para uns mais normais 26%.

Na verdade, o norueguês até aumentou o seu valor esperado de golos em 90 minutos, o que pode ser explicado pelo ligeiro aumento de remates em 90 minutos, de 4,0 para 4,4. Como Haaland está a rematar mais vezes esta época, as suas assistências por 90 minutos diminuíram 25%.

Haaland está a mostrar-se menos contundente esta época
Haaland está a mostrar-se menos contundente esta épocaProfimedia

No entanto, como parece ter-se habituado ainda melhor ao sistema de Guardiola (tanto a sua precisão de passe como o número de desvios forçados no terço ofensivo - em ainda menos tempo de jogo - aumentaram), Haaland está também a criar mais oportunidades de remate para os seus colegas de equipa em 2023/24 (uma em 90 minutos contra 0,9 na época passada).

Além disso, uma vez que as suas assistências esperadas por 90 minutos permanecem inalteradas em relação à época passada, parece que os seus colegas de equipa não têm sido tão eficazes nas oportunidades que Haaland lhes criou, em comparação com a época passada.

Um toque é suficiente para finalizar?

Concentrando-se mais nos remates e na preparação das jogadas para Phil Foden e companhia, Haaland está um pouco menos envolvido nos duelos, tanto no ar como no chão, esta época. Além disso, o número nove do City tem agora uma média de apenas 24 toques em 90 minutos, o que o coloca no primeiro percentil entre os avançados das cinco principais ligas europeias nos últimos 15 anos com tão poucos toques.

Haaland está menos envolvido no jogo geral do City
Haaland está menos envolvido no jogo geral do CityOpta by Stats Perform

Capacidade de drible

Olhando apenas para a Premier League, Haaland também se tornou um pouco mais direto. Esta época, na primeira divisão inglesa, o norueguês dirigiu 48,4% da sua distância total de transporte com a bola para a baliza adversária, o que representa cerca de 10% mais do que em 2022/23 (44,5%).

Poder-se-ia pensar que os defesas da Premier League se adaptaram melhor a Haaland esta época, mas ele parece estar tão confiante com a bola como sempre.

Haaland em ação
Haaland em açãoProfimedia

Na época passada, 25 dos transportes de Haaland terminaram num remate (17), num golo (3) ou numa oportunidade de remate (5) para um colega de equipa. Esta época, com menos tempo de jogo e menos transportes totais (113, contra 128 em 2022/23), Haaland produziu mais remates (19), golos (6) e oportunidades de remate (7) na sequência de corridas de pelo menos cinco metros com a bola.

Nesta campanha da Premier League, Haaland também tentou ultrapassar mais defesas através de um "take-on" após um transporte (14) do que na época 2022/23 (10).

Posicionamento

Os mapas de calor desta época e da época passada em todas as competições (ver abaixo) sugerem que Haaland está a tornar-se uma versão ainda mais extrema de si próprio. Poderá tratar-se de uma sobrecorreção, uma vez que Haaland deve ter reparado que não está a marcar tantos golos como na campanha anterior (ainda assim, ridiculamente, a cada 96 minutos).

Mapa de calor de Haaland na época passada
Mapa de calor de Haaland na época passadaOpta by Stats Perform

Os seus toques esta época parecem ocorrer de forma mais centralizada e ligeiramente mais perto da baliza adversária, em comparação com 2022/23.

Mapa de calor de Haaland esta época
Mapa de calor de Haaland esta épocaOpta by Stats Perform

De qualquer forma, Haaland está a marcar tão bem quanto se poderia pedir e, embora os seus números de golos tenham diminuído ligeiramente, a sua confiança aparentemente não foi afetada por isso. Durante as celebrações do Ano Novo de 2024, o norueguês falhou cinco jogos do campeonato devido a lesão, mas marcou dois golos nos dois jogos depois de regressar ao onze inicial (2-0 contra o Everton em fevereiro).

Em cinco dos seus últimos sete jogos na primeira divisão, Haaland marcou, balançando as redes nove vezes durante essa série e ajudando a garantir ao Manchester City um recorde de quarto título consecutivo na liga.

Golos de Haaland na época passada
Golos de Haaland na época passadaOpta by Stats Perform
Golos de Haaland esta época
Golos de Haaland esta épocaOpta by Stats Perform