Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: O que Dewsbury-Hall pode dar em termos táticos ao Chelsea

Dewsbury-Hall pode ser a chave para o Chelsea
Dewsbury-Hall pode ser a chave para o ChelseaChelsea/x.com
O Chelsea contratou o Jogador do Ano do Leicester City, Kiernan Dewsbury-Hall (25 anos), que se junta ao treinador Enzo Maresca com uma transferência para o sudoeste de Londres.

O médio marcou 12 golos e fez 15 assistências na última temporada, muitas vezes atuando pela esquerda.

Mas como poderá Dewsbury-Hall ser utilizado no Chelsea? Será uma contratação útil para o plantel e o que poderá acrescentar à equipa?

Desdobramento tático do Chelsea
Desdobramento tático do ChelseaTribalfootball

 

Desdobramento tático do Chelsea
Desdobramento tático do ChelseaTribalfootball

A primeira observação óbvia a ser feita sobre Dewsbury-Hall é o facto de ele ter vindo do Leicester de Maresca na temporada passada, ou seja, já passou uma temporada sob o comando do técnico italiano e aprendeu o seu sistema de jogo.

"De fora, podemos ver neste momento que ele está a falar uma língua diferente dos seus companheiros de equipa, porque ele sabe exatamente o que fazer com e sem bola", disse Maresca após o primeiro jogo de pré-temporada de Dewsbury-Hall pelos Blues.

E é por isso que o jogador de 25 anos pode ser um grande impulsionador para esta equipa do Chelsea, uma vez que injeta um elemento de inteligência na equipa, à medida que esta começa a aprender este novo e complexo sistema.

Ter um jogador que já conhece as jogadas que deve fazer, as posições que deve ocupar para criar espaço para os outros e as suas funções fora da posse de bola, pode ajudar o período de adaptação de Maresca e facilitar a entrada de outros jogadores.

Dinâmica do meio-campo

Posicionamento tático
Posicionamento táticoTribalfootball

Dewsbury-Hall, em posse de bola, atuaria como um médio, como um número oito, encarregado de receber a bola entre as linhas e fazer o jogo progredir através da sua capacidade de transporte ou de passe.

Um aspeto fundamental do seu jogo na época passada foi a capacidade de transportar a bola e fazer o Leicester subir no terreno a partir de zonas profundas. Ele produziu 3,91 carregamentos progressivos por 90, 1,46 receções bem-sucedidas por 90 e 2,57 carregamentos para o terço final por 90.

Posicionamento tático
Posicionamento táticoTribalfootball

Maresca quer frequentemente que um dos seus números oito desça mais fundo, ao longo do eixo do defesa-central largo (Levi Colwill) e do extremo (Christopher Nkunku), nesta imagem.

Ao cair neste espaço, o número oito pode muitas vezes tornar-se um +1 em posse, permitindo uma sobrecarga na construção e uma forma de encontrar o homem de reserva. Isso permite que o Dewsbury-Hall avance o jogo a partir dessa área, levando a bola até ao terço final e dando início ao movimento de ataque.

Dinâmica alargada

Por fim, em Leicester, Dewsbury-Hall estabeleceu uma dinâmica muito boa com o avançado Stephy Mavididi. Os dois entenderam-se sobre quando facilitar um ao outro, quando fazer uma corrida desinteressada e criar espaço para o outro, e como substituir um ao outro de forma eficaz em zonas-chave.

Posicionamento e combinações
Posicionamento e combinaçõesTribalfootball

Essa é uma dinâmica parecida com a que ele pode ter com quem jogar pela esquerda no Chelsea esta temporada, com Raheem Sterling, Mykhaylo Mudryk, Nkunku e o recém-contratado Pedro Neto, todos opções para essa função.

Como já foi referido, a sua compreensão do sistema e a sua capacidade de fazer corridas altruístas para criar espaço para outros elementos da equipa serão um fator inestimável. Na época passada, Mavididi cortava muitas vezes para o interior com o pé direito, abrindo caminho no terreno para se aproximar da área e rematar. Nessas situações, Dewsbury-Hall fazia uma corrida de sobreposição para afastar o lateral.

Movimentação ofensiva
Movimentação ofensivaTribalfootball

Tem também o instinto de correr atrás da bola, pressionando entre o central e o lateral para se encontrar novamente em espaço para rematar ou para arrastar consigo um defesa, criando espaço para o extremo se isolar.

A sua capacidade de receber a bola entre linhas e nas costas é evidenciada pelas suas excelentes métricas de receção, com uma média de 7,48 passes progressivos recebidos por 90, e 4,06 toques na área por 90, mostrando essa vontade de fazer continuamente essas corridas e ser uma ameaça nas costas.

Conclusão

Em conclusão, Dewsbury-Hall poderá ser a arma não tão secreta de Enzo Maresca para o seu arranque no Chelsea, sendo um jogador capaz de aplicar os princípios básicos do seu sistema e criar uma base sólida para que outros possam atuar.

A sua compreensão fará com que os outros dêem o seu melhor e poderá ajudar o extremo esquerdo a colocar-se em posições mais perigosas, o que, por sua vez, poderá até ajudar os Blues a resolver outro problema, incutindo alguma auto-confiança em Mudryk, que parece precisar desesperadamente de um impulso de confiança.

A flexibilidade e a adaptabilidade são outro grande ponto positivo da contratação de Dewsbury-Hall, que pode jogar em várias posições (tanto no lado esquerdo quanto no direito) e até mesmo como duplo pivô, se necessário. Isto permitirá a Maresca mexer na sua equipa, de forma a estar melhor preparado para determinados adversários.

Por 35 milhões de euros, mesmo que Dewsbury-Hall seja apenas um jogador de base e se torne mais um jogador de equipa a longo prazo, à medida que os melhores jogadores do Chelsea regressam e começam a aprender o sistema, esta é uma jogada inteligente para fornecer estrutura inicial e um jogador de equipa bem preparado para a mistura.