Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: O que falta resolver no mercado de transferências da Premier League

Ali Pollock
Jeremy Doku, avançado do Rennes, deve reforçar o Manchester City
Jeremy Doku, avançado do Rennes, deve reforçar o Manchester CityAFP
A janela de transferências fecha daqui a pouco mais de uma semana e, apesar das inúmeras contratações e gastos avultados, ainda há muito mais para acontecer. O Flashscore traça-lhe, agora, um olhar mais extenso sobre o que ainda pode acontecer na Premier League.

Alguns clubes, como o Newcastle, parecem estar quase a terminar o mercado, enquanto outros na Premier League ainda estão à procura de mais reforços para os seus plantéis.

Liverpool continua a ter problemas no meio-campo, o Manchester United, que começou mal a época, precisa de mais reforços e o Manchester City continua a ter um ataque questionável.

Em Londres, tanto o West Ham como o sempre imprevisível Chelsea também parecem estar muito activos no mercado de transferências.

O Flashscore traça-lhe cinco cenários-chave de transferências que ainda não se desenrolaram completamente na Premier League.

Problemas no meio-campo do Liverpool

Apesar das chegadas de Alexis Mac Allister, Dominik Szoboszlai e Wataru Endo, o Liverpool ainda sente falta de uma parte importante do seu meio-campo e espera-se que resolva isso na próxima semana.

Embora três chegadas possam parecer suficientes no papel, nada menos do que cinco médios deixaram o clube durante o verão (James Milner, Fabinho, Jordan Henderson, Naby Keita e Alex Oxlade-Chamberlain) - o que significa que os Reds precisam de pelo menos mais um, de preferência um jogador com espírito defensivo, para complementar a natureza ofensiva de Mac Allister e Szoboszlai.

Endo pode desempenhar esse papel muito bem, mas passou as duas últimas épocas a lutar pelo fundo da tabela da Bundesliga com o Estugarda - em vez de competir mais acima na tabela, como acontecerá em Merseyside.

Assim, há espaço para mais uma contratação - nomes como Sofyan Amrabat e Kephren Thuram têm sido apontados a Anfield.

Thuram (à dir.) disputa a bola
Thuram (à dir.) disputa a bolaAFP

Thuram poderia trazer algo de diferente ao meio-campo do Liverpool, capaz de influenciar o jogo em ambas as extremidades do campo, embora não seja o jogador puramente defensivo que Jurgen Klopp possa estar à procura.

Apesar disso, seria um reforço sólido e permitiria algumas experiências ao longo da época - entrando na equipa para equilibrar as coisas ao lado de Endo e de Mac Allister ou Szoboszlai, ou mesmo assumindo ele próprio o papel "defensivo" contra equipas com menos perigo ofensivo.

Thuram jogou 140 vezes pelo Nice, com apenas 22 anos, e pode ser um jogador a ser observado na próxima semana - também fique de olho em Ryan Gravenberch, que se encaixa num perfil semelhante e tem sido apontado como uma possível transferência para a Premier League.

Old Trafford espera por Amrabat

Amrabat foi ligado ao Liverpool na última semana, mas a sua possível transferência para o Manchester United foi alvo de rumores durante a maior parte da janela de transferências.

Os seus feitos heróicos no Campeonato do Mundo com Marrocos - capitaneando a nação até ao quarto lugar - valeram-lhe muitos admiradores, nomeadamente Erik ten Hag, que também treinou o médio no FC Utrecht.

Com as dúvidas sobre a longevidade do papel de Casemiro no meio-campo do United, faz sentido que os Red Devils procurem um substituto à altura em Amrabat.

Ironicamente, é exatamente o tipo de jogador que o Liverpool precisa na sua equipa.

Amrabat em ação pela Fiorentina
Amrabat em ação pela FiorentinaProfimedia

Com a contratação de Mason Mount, André Onana e Rasmus Hojlund, os Red Devils podem concentrar-se no general do meio-campo da Fiorentina.

Os termos pessoais já foram acordados há algum tempo, restando aos clubes negociar uma taxa que poderá ser concluída na próxima semana.

Além disso, é preciso estar atento à situação do guarda-redes do Manchester United, uma vez que Dean Henderson parece estar de saída, o que significa que o clube também terá de contratar um segundo guarda-redes. Altay Bayindir, do Fenerbahçe, é o mais recente nome ligado ao clube.

Os laterais do City

A excelência ofensiva do Manchester City é indiscutível. No entanto, após a saída de Riyad Mahrez e a lesão prolongada de Kevin De Bruyne, o clube precisa agir rápido para reforçar o ataque.

Phil Foden foi finalmente deslocado para o centro do campo e destacou-se na vitória por 1-0 contra o Newcastle, mas isso deixa um buraco no lado direito, atrás de Bernardo Silva.

O próprio Silva também gosta de jogar centralizado, por vezes, o que significa que o City precisa contratar outro atacante - potencialmente dois - para garantir a sua profundidade no topo do campo.

A contratação do extremo do Rennes, Jeremy Doku, está próxima.

Os números de Jeremy Doku
Os números de Jeremy DokuFlashscore

Apesar de ter apenas 21 anos, o belga já disputou 92 jogos pelo seu clube e 14 pela seleção nacional. A procura pública do City por Lucas Paqueta também sugere que o clube está à procura de um médio ofensivo. Matheus Nunes, do Wolves, está no topo da lista de opções, o que pode ser algo a ser observado nos próximos dias.

Números necessários no West Ham

A venda de Declan Rice foi acompanhada das chegadas de James Ward-Prowse e Edson Alvarez para o meio-campo, bem como da contratação defensiva de Konstantinos Mavropanos.

Apesar destas chegadas, o West Ham continua à procura de reforços para o ataque e tem sido associado a vários avançados ao longo da janela.

Folarin Balogun, do Arsenal, já apareceu algumas vezes, assim como Hugo Ekitike, do PSG, mas o nome mais recente é o de Youssouf En-Nesyri, do Sevilha, com quem os Hammers estão em negociações. O marroquino marcou 55 golos em 158 jogos pelo Sevilha e 17 pela sua seleção.

Os números de En-Nesyri
Os números de En-NesyriFlashscore

En-Nesyri seria uma boa aquisição para o West Ham, que precisa desesperadamente de um avançado para competir com Michail Antonio.

O West Ham também está à procura de um lateral-esquerdo, já que Aaron Cresswell se recusou a treinar durante o verão para tentar se transferir para o Wolves. Ian Maatsen, do Chelsea, pode ser uma opção viável se os Blues estiverem dispostos a deixá-lo sair.

A natureza imprevisível do Chelsea

Por falar em Chelsea, apesar de todo o dinheiro que o clube gastou nas últimas temporadas, ainda precisa de alguns reforços.

Christopher Nkunku parecia ser um excelente negócio, mas uma lesão grave no joelho impediu-o de jogar até ao final de 2023, o que significa que precisam de trazer outro médio ofensivo para reforçar a equipa.

Os Blues perderam Michael Olise do Crystal Palace, depois deste ter optado por assinar um novo contrato em Selhurst Park, mas espera-se que voltem em breve ao mercado para contratar outro avançado.

Os Blues também carecem de profundidade e experiência na frente - com Romelu Lukakau a sair ou quase de certeza a não voltar a jogar pelo clube -, o que significa que precisam de fazer mais movimentações nos próximos nove dias para aumentar a sua linha da frente.

Balogun foi associado a uma transferência para Stamford Bridge, assim como Elye Wahi, do Lens.

A posição de avançado do Chelsea é definitivamente uma das que merecem atenção nos últimos dias da janela - quem sabe realmente o que Todd Boehly está a planear fazer com o seu dinheiro.