Ansu Fati esteve envolvido em quatro dos últimos oito golos do Brighton
Ansu Fati tem quatro golos e uma assistência com a camisola do Brighton & Hove Albion, um registo notável que parece ser bom para o final da época se mantiver o ritmo. Tendo disputado apenas um jogo completo até agora (treze no total), suas chances de balançar as redes aumentarão se o técnico italiano Roberto De Zerbi estiver disposto a dar-lhe mais oportunidades nos próximos meses.
O avançado está emprestado pelo Barcelona, uma entidade que ainda espera desfrutar da sua melhor versão no futuro. A sua tenra idade (21 anos) sugere que deverá ter pelo menos uma década de futebol pela frente e, dada a sua boa forma antes de ser operado, aspira a estar entre as principais figuras do clube nas próximas épocas. Poderá ser uma solução ofensiva garantida? Só o tempo dirá.
O internacional espanhol pode evitar tais pensamentos intrusivos, já que tem um punhado de atrações durante o seu tempo na Premier League: o Brighton está entre os candidatos a terminar nas posições mais altas da classificação e a situação na Europa é positiva (está em segundo lugar e a liderança, que dá acesso aos oitavos de final, está a apenas um ponto de distância). Embora esteja longe de ser um dos favoritos, esta é a sua única hipótese de conquistar um título.
Fati esteve envolvido em quatro dos últimos oito golos da equipa do Falmer Stadium: marcou na derrota, por 2-1, com o Manchester City, foi fundamental na vitória em casa, por 2-0, sobre o Ajax e esteve envolvido nos dois golos em Amesterdão (0-2). A evolução é evidente, o que deverá aumentar a sua presença, embora também seja verdade que se juntou a um plantel com um grande número de jogadores na frente (João Pedro, Evan Ferguson, Danny Welbeck, etc.).
A presença na La Roja
Álvaro Morata, Joselu Mato, Ferran Torres, Mikel Oyarzabal, Lamine Yamal e Nico Williams são os avançados escolhidos por Luis de la Fuente para o estágio de novembro (a Espanha defronta o Chipre e a Geórgia com o objetivo de terminar no primeiro lugar do grupo, uma vez que já garantiu um lugar no próximo Campeonato da Europa). Todos os jogadores mencionados estão atualmente a competir na LaLiga.
Ansu também ficou de fora da convocatória de outubro, mas a lesão de Yéremy Pino levou o treinador a chamá-lo no dia 9 do mês passado. Depois de ter ficado no banco durante os 90 minutos contra a Escócia, teve a oportunidade de entrar em campo após o intervalo em Oslo (1-0 para a Noruega). Para já, salvo alguma circunstância, terá de assistir aos dois jogos em casa.