Antevisão Premier League: Arsenal e Liverpool lutam para manter viva a corrida pelo título
O Manchester City foi o grande vencedor da semana passada, goleando o Luton (5-1) antes das derrotas do Arsenal e do Liverpool, e agora é favorito para conquistar o quarto título consecutivo da primeira divisão inglesa.
Na parte de baixo da tabela, Everton e Nottingham Forest, que estão ameaçados de despromoção e tiveram pontos deduzidos devido a infrações financeiras, vão defrontar-se na 34.ª jornada.
O Arsenal pode recuperar?
Mikel Arteta diz que o Arsenal ainda tem uma "boa" chance na corrida pelo título, mas que a campanha corre o risco de terminar em branco pelo segundo ano consecutivo.
O segundo classificado, que enfrenta o Wolves no sábado, foi o líder da Premier League durante a maior parte da temporada passada, mas caiu na tabela, permitindo que o City o ultrapassasse.
Esta época pareciam ter-se reforçado, ganhando quatro pontos ao Liverpool e ao City e acumulando uma série de 10 vitórias em 11 jogos.
Mas a derrota em casa para o Aston Villa (0-2) na semana passada foi um duro golpe, agravado pela eliminação nos quartos-de-final da Liga dos Campeões a meio da semana diante o Bayern de Munique.
"O que nos resta jogar é bom e já o disse antes, é altura de apoiar os nossos jogadores, neste momento", disse.
O Arsenal tem de vencer o Wolves, tanto para se manter na corrida ao título como para mostrar que tem mentalidade para o fazer.
Klopp busca uma nova fase
Na sua última temporada em Anfield, Jürgen Klopp está a perder força na disputa pelo título da Premier League após um empate contra o Manchester United e uma derrota surpreendente para o Crystal Palace.
O Liverpool fez 49 remates nos dois jogos, mas marcou apenas dois golos no caótico empate 2-2 com o United.
Os Reds eram mestres em ganhar pontos mesmo em jogos maus, mas perderam essa habilidade, com apenas duas vitórias nos últimos cinco jogos do campeonato.
Do outro lado do campo, os homens de Klopp, atormentados por lesões na defesa, não estão a conseguir manter uma baliza a zero.
O Liverpool, rival mais próximo do City durante o mandato de Pep Guardiola no Etihad, não está fora da corrida: tal como o Arsenal, está a apenas dois pontos de distância antes do jogo de domingo contra o Fulham.
No entanto, se não conseguirem recuperar a sua eficácia em ambos os lados do campo, o seu desafio poderá desaparecer rapidamente.
A eliminação da Liga Europa na quinta-feira não deve ter melhorado o ânimo dos jogadores.
Everton em situação complicada
Se o Luton vencer o Brentford, o Everton ou o Nottingham Forest poderão ficar na zona de despromoção até ao final desta jornada. Ambos os clubes foram penalizados por violarem as regras de rentabilidade e sustentabilidade da Premier League.
Ao Everton foram retirados oito pontos no total por duas infrações - uma sanção de dois pontos no início do mês, seguida de uma proibição de seis pontos, anteriormente reduzida de 10 após recurso. O clube também recorreu da segunda sanção.
O Forest, por sua vez, foi multado em quatro pontos e também recorreu.
O Everton, na primeira divisão inglesa desde 1954/55, ganhou apenas um dos seus últimos 15 jogos no campeonato.