Antevisão Premier League: Arsenal procura triunfo contra o Southampton na luta pelo título
Com um primeiro campeonato desde 2004 a brilhar no horizonte, a equipa de Mikel Arteta mostrou sinais de nervosismo nas últimas duas semanas, ao desperdiçar por duas vezes uma vantagem de dois golos, acabando por empatar diante de Liverpool e West Ham.
Estes resultados permitiram a um Manchester City em ascensão colocar-se a quatro pontos dos gunners com um jogo na mão e os três campeões reinantes de Pep Guardiola têm agora o seu destino de volta nas suas próprias mãos.
No entanto, o Arsenal permanece numa posição de liderança quando faltam disputar sete jogos, quatro dos quais no Emirates, algo que, segundo a Arteta, pode ser um fator crucial.
O espanhol parecia bastante abatido após empate frente ao West Ham, no qual Bukayo Saka falhou um penálti. Contudo, esta quinta-feira, mostrou-se bem mais otimista.
"Os meus jogadores estão realmente ansiosos por amanhã, para conseguirem o jogo que queremos e o resultado que queremos, jogando novamente diante dos nossos adeptos", revelou.
"É uma sexta-feira à noite. Tem de ser elétrizante. Ainda há sete jogos. Temos quatro para jogar no Emirates, o que é muito bom, e estamos ansiosos por isso", acrescentou.
Com uma meia-final da FA Cup contra o Sheffield United, no sábado, o próximo jogo do Manchester City para a Premier League é a potencial decisão do título, na quarta-feira, em casa, contra o Arsenal.
Arteta disse que os seus jogadores têm de deixar de pensar na iminente visita ao Etihad até depois do jogo frente ao Southampton.
"Só temos de nos concentrar no que temos de fazer todos os dias", sublinhou o técnico. "O clube já não luta por esta posição há muito tempo. Está nas nossas mãos e nós queremos fazê-lo".
Batalha pelo top-4
A luta pelos quatro primeiros lugares terá, no domingo, uma batalha interessante, quando o Newcastle United receber o Tottenham.
O Newcastle caiu para o quarto lugar no fim de semana passado, após derrota em casa Aston Villa, mas o quinto classificado, o Tottenham, escorregou também, ao perder em casa diante do Bournemouth.
O Newcastle tem 56 pontos em 30 jogos, mais três que os spurs, que somam mais um jogo.
A vitória dos maggpies seria um enorme passo na sua tentativa de regressar à Liga dos Campeões depois de uma ausência de duas décadas.
Luta intensa pela manutenção
A luta pela sobrevivência, na outra ponta da tabela, continua, com o penúltimo colocado, o Leicester, a precisar desesperadamente de uma vitória em casa contra o Wolves, que está em posição mais tranquila.
O Leicester vem de uma terrível série de oito derrotas em nove jogos para o campeonato e nomeou Dean Smith como treinador interino na semana passada, numa altura em que conta 25 pontos em 31 jogos, com o Southampton a apenas dois de diferença e a ameaçar uma ultrapassagem.
O Nottingham, antepenúltimo, com 27 pontos, e sem vencer nos últimos 10 jogos do campeonato, visita o Liverpool no sábado.
O Everton, que paira um pouco acima da zona de despromoção - está em igualdade pontual com o Forest, mas com vantagem no saldo de golos -, mede forças com um Crystal Palace em busca da quarta vitória consecutiva desde que Roy Hodgson regressou ao banco da equipa como técnico interino.
Já o Leeds, que está dois pontos acima da zona de descida, visita o reduto do Fulham.