Antevisão Premier League: City espreita possíveis escorregadelas para escalar lugares
Os recém-coroados vencedores do Mundial de Clubes venceram o Everton e assistiram a derrotas do Arsenal, Aston Villa e Tottenham na última jornada da Premier League, com apenas o líder Liverpool a contrariar a tendência.
Antes do fim de semana, ficam estes três pontos de discussão.
Manchester City de olho na Premier League
O Manchester City está em quarto lugar na Premier League, mas todos as outras equipas do topo sabem que ainda são a equipa a ser batida.
Os comandados de Pep Guardiola qualificaram-se com facilidade para os oitavos de final da Liga dos Campeões e, no início do mês, venceram o Mundial de Clubes, conquistando o quinto troféu de 2023.
A má notícia para os outros é que os campeões estão a apenas cinco pontos da liderança, com um jogo a menos, e costumam encontrar a melhor forma no ano novo.
A vitória do City por 1-3 sobre o Everton foi apenas o segundo triunfo em sete jogos na Premier League, mas o campeão inglês foi arrasador no segundo tempo.
Guardiola elogiou a "mentalidade" depois da reviravolta da sua equipa e enviou um aviso aos rivais do City, que tem uma receção tranquila ao último classificado, o Sheffield United.
Howe sob pressão
Eddie Howe transformou o Newcastle nos seus dois anos de mandato - de um clube em risco de despromoção para uma equipa da Liga dos Campeões - mas a pressão está a aumentar.
Dadas as circunstâncias, o treinador dos Magpies não escolheria uma viagem difícil a casa do Liverpool, que parece cada vez mais credível como candidato ao título.
O Newcastle vai a Anfield no dia de Ano Novo com apenas uma vitória nos últimos sete jogos em todas as competições - foi eliminado da Liga dos Campeões, da Taça da Liga e caiu para o nono lugar na Premier League.
Howe, de 46 anos, tem a desculpa de uma lista de lesões muito pesada e não conta com o médio italiano Sandro Tonali, que cumpre uma suspensão por violação das regras das apostas, mas sabe que os proprietários sauditas do clube desejam ver sinais de progresso sustentado.
"O clube não tem crédito suficiente no banco, é preciso merecer tudo o que se ganha com o jogo", disse Howe após a derrota em casa com o Nottingham Forest esta semana.
Luton e o cenário de descida
Até há pouco tempo, o Luton parecia destinado a um rápido regresso ao Championship, mas as vitórias contra Newcastle e Sheffield United fizeram com que a equipa ficasse a uma distância razoável de um grupo de clubes que estão acima, em zona de manutenção.
Everton, Nottingham Forest, Crystal Palace e Brentford estão agora a olhar nervosamente por cima dos ombros.
O técnico do Luton, Rob Edwards, elogiou os seus comandados após a vitória por 2-3 sobre o Sheffield United nesta semana, num "período difícil" para a equipa após a paragem cardíaca em campo do capitão Tom Lockyer no início do mês.
Edwards acredita que o Luton está "a mudar um pouco a narrativa", mas diz que precisa de continuar a apoiá-la.
A equipa perdeu por 3-0 para o Chelsea no jogo em Stamford Bridge em agosto - um ponto positivo numa temporada inconsistente para os homens de Mauricio Pochettino, mas os Hatters vão apostar nas suas chances no sábado, no estádio Kenilworth Road.