Antevisão Premier League: City preocupado com Haaland antes do jogo com o Liverpool
Com o Arsenal a oito pontos de distância no topo da tabela, o segundo classificado e atual campeão em título precisam de somar três pontos na receção à equipa de Jurgen Klopp para assegurar que os gunners não aumentem a vantagem para dois dígitos.
O Arsenal, que está a 10 jogos de conquistar um título que lhes foge desde 2003/04, recebe o 14.º classificado Leeds mais tarde no mesmo dia.
O avançado norueguês Haaland, que marcou uns impressionantes 42 golos em 37 jogos pelo City desde que saiu do Borussia Dortmund, está a tratar uma lesão na virilha e falhou o treino desta quinta-feira, no qual os jogadores regressaram dos compromissos com as respetivas seleções.
O pai de Haaland, Alfie, disse à televisão norueguesa na semana passada que a decisão seria tomada à última hora antes do jogo com o Liverpool.
"Não podes simplesmente falhar duas semanas de treino e depois saltar para o onze pronto para a luta", apontou.
A sua ausência, tal como a de Phil Foden que foi operado a uma apendicite, vai ser recebida de braços abertos tanto por adeptos do Arsenal, como do Liverpool, sexto na tabela e ainda na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.
"Este (jogo) é uma final de Taça para o Manchester City. Eles têm de ganhar este jogo", começou por dizer o antigo jogador do Arsenal, Paul Merson, na sua coluna no skysports.com.
"Se ganharem encurtam a diferença para cinco pontos e a pressão volta para o Arsenal, que ainda tem uns jogos complicados. Um empate e se o Arsenal ganha ao Leeds aumentam a diferença para 10 pontos e isso já é demasiado. É uma diferença em que começas a pensar que a luta já acabou", explicou.
O Arsenal ainda tem de jogar em casa do Liverpool em 09 de abril e o City visita o terreno dos gunners, no dia 26 do mesmo mês, num encontro que pode ser a vingança dos citizens que perderam no seu próprio estádio em fevereiro.
"Não podemos controlar o que se passa nos outros clubes, o que conseguimos controlar é o que fazemos todos os dias", disse o treinador do Arsenal, Mikel Arteta.
"Agora temos de aproveitar a última parte da época, com entusiasmo, energia e um apetite real para continuar o que temos feito e, se possível, melhorar", prosseguiuu.
O City tem menos um jogo do que os líderes, mas tem mais um do que o terceiro classificado, Manchester United, que vai jogar a casa do Newcastle no domingo e que está a 11 pontos de distância.
O quarto classificado Tottenham, agora sob o comando interino de Cristian Stellini depois da saída de Conte, vai jogar a casa do Everton na segunda-feira. A luta pela manutenção está ao rubro, com nove clubes separados por apenas quatro pontos e este fim de semana promete animar ainda mais as coisas.
O lanterna-vermelha Southampton visita o 18.º classificado, West Ham, no domingo, num duelo em que nenhum dos dois quer perder, enquanto o 19.º, Bournemouth, recebe o Fulham, de Marco Silva, que ocupa o nono lugar, no sábado.
O Leicester City, 17.º, joga em casa do 12.º, Crystal Palace, que conta com o veterano treinador de 75 anos Roy Hodgson pela segunda vez no comando técnico, sendo que as equipas estão separadas por apenas dois pontos. O Palace é a única equipa do campeonato sem vitórias em 2023, tendo empatado cinco e perdido sete jogos este ano.
A armada lusa do Wolverhampton, no 13.º lugar, visita o 16.º, Nottingham Forest, com as equipas separadas por apenas um ponto. Já o 10.º classificado Chelsea procura continuar a subir na tabela na receção ao tranquilo Aston Villa, que é 11.º, com os mesmos 38 pontos.