Antevisão Premier League: Manchester City quer dar banho de realidade ao Liverpool
A intrigante disputa pelo tricampeonato da Premier League chega a um ponto potencialmente crucial, já que os líderes comandados por Klopp recebem o atual campeão City com o primeiro lugar em jogo e a época a aproximar-se do final.
Uma vitória do Liverpool colocaria o clube a quatro pontos do City, a 10 jogos do fim, e potencialmente a dois pontos do Arsenal, que recebe o Brentford no sábado, sabendo que a vitória os colocaria provisoriamente no topo da tabela.
Se o City, cuja série invicta de 20 jogos em todas as competições lhe dá um ar de invencibilidade, vencer, será o grande favorito para conquistar o quarto título consecutivo e manter-se na rota de um inédito treble consecutivo.
Um empate, como aconteceu no Estádio Etihad no início da temporada, pode deixar o Arsenal no banco dos réus.
Seria um exagero descrever o encontro de domingo como uma "decisão de título", já que cada uma das três equipas envolvidas enfrenta inúmeros obstáculos na reta final - mas o confronto de domingo e a viagem do Arsenal ao City em 31 de março serão cruciais.
"O Liverpool e o Arsenal têm o Manchester City nas próximas semanas e não podem contar com mais ninguém para os ajudar", afirmou Gary Neville, antigo vencedor do título do Manchester United. "Eles têm de ir e ganhar."
Um provável último encontro entre Klopp e Pep Guardiola na Premier League será um espetáculo. A rivalidade de 29 partidas começou na Bundesliga e continuou na Inglaterra, e o duelo de domingo será o 16.º entre eles na Premier League.
Com o City, Guardiola levou a melhor sobre Klopp cinco vezes, com quatro vitórias de Klopp, embora o Liverpool tenha vencido apenas um dos últimos oito confrontos entre os dois clubes no Campeonato Inglês.
A forma como Klopp ultrapassou uma longa lista de lesões desde o início do ano, venceu a final da Taça da Liga diante do Chelsea e manteve o Liverpool no caminho certo na Premier League, na Taça de Inglaterra e na Liga Europa, fez com que se pensasse numa despedida mágica de Merseyside.
O Liverpool contará com o regresso de Mohamed Salah no fim de semana, enquanto Wataru Endo, Dominik Szoboszlai e Darwin Nunez voltam a jogar depois de lesões. Para além da ausência de Jack Grealish, o City não teve problemas de lesões, já que Kevin De Bruyne e Erling Haaland voltaram a jogar depois de terem estado ausentes.
Haaland foi o autor do último golo da vitória do City sobre o Copenhaga por 3-1, que permitiu ao clube chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões na quarta-feira, mantendo-se no caminho certo para repetir o triplo triplo da época passada. Com tantas atenções voltadas para o jogo de domingo em Anfield, o Arsenal, que está em boa forma, pode roubar o título do rival em casa contra o Brentford no sábado.
Ao contrário da temporada passada, quando a equipa de Mikel Arteta começou a vacilar no confronto com o Manchester City, o Arsenal não dá sinais de fraqueza. Venceu sete jogos consecutivos no campeonato e marcou 31 golos, incluindo as goleadas por 6-0 sobre o West Ham United e o Sheffield United e uma derrota por 3-1 contra o Liverpool.
A luta para terminar entre os quatro primeiros também esquenta neste fim de semana, com o Aston Villa, quarto colocado, recebendo o Tottenham Hotspur em um saboroso aperitivo de domingo.
O fim de semana será marcado por dois clubes cujos treinadores estão novamente sob forte pressão.
O Manchester United de Erik ten Hag defronta o Everton no jogo de sábado, na esperança de recuperar de derrotas consecutivas no campeonato, enquanto o Chelsea de Mauricio Pochettino recebe o Newcastle United na segunda-feira.