Antevisão Premier League: United mostra sinais de vida, mas City oferece verdadeiro teste
No início do mês, o neerlandês Ten Hag enfrentava o abismo quando a sua equipa perdia por 1-0 em Brentford, mas dois golos nos descontos pouparam-lhe a vergonha.
Outra vitória não muito convincente sobre o lanterna-vermelha Sheffield United, no fim de semana passado, foi admirável à sua maneira, após a notícia da morte do grande ídolo do clube Bobby Charlton antes do pontapé inicial.
Também a meio da semana, o United não impressionou ao derrotar o FC Copenhaga por 1-0 em Old Trafford, somando os primeiros pontos destaa campanha na Liga dos Campeões - o golo de Maguire e o penálti defendido por Onana nos descontos evitaram problemas maiores e foram eleitos como o Momento Flash da semana.
No entanto, vitórias são vitórias, e o clima será um pouco mais animador na preparação para receber o City de Pep Guardiola, que também está de volta ao ritmo depois de um ligeiro tropeção.
O City sofreu derrotas consecutivas no campeonato antes da pausa internacional, mas respondeu a todas as dúvidas com vitórias sobre o Brighton e depois sobre o Young Boy,s na quarta-feira, para Liga dos Campeões.
Guardiola não precisa de ser lembrado que o City perdeu em Old Trafford no ano passado, depois de esmagar o United por 6-3 em casa. O City também venceu a final da Taça de Inglaterra contra o United, igualando o triplete dos Red Devils em 1999.
Apesar de o United estar irregular esta época, uma vitória no domingo deixa-os a três pontos do City e o antigo avançado do City, Sergio Aguero, avisa que o United pode ser perigoso quando está contra a parede.
"Acho que o United nunca foi fraco. Sempre teve grandes jogadores e sempre mostrou capacidade para recuperar de períodos maus e voltar à luta", disse ao Manchester Evening News.
As deficiências do United já foram bem relatadas, mas a falta de golos - o pior ataque entre os 10 primeiros - colocou sob os holofotes a nova contratação Rasmus Hojlund. Ainda não marcou na Premier League e as comparações com a máquina de golos do City, Erling Haaland, são óbvias, embora injustas. Domingo seria uma boa altura para o jovem ter algo a dizer..
"Ainda tenho muito a melhorar e estou a chegar lá aos poucos. O dérbi será uma grande experiência, por isso estou ansioso. É sempre especial jogar contra um rival e, se vencermos, podemos ficar mais perto do topo."
Os jogos do fim de semana começam na sexta-feira à noite, com o surpreendente líder Tottenham Hotspur a defrontar o Crystal Palace, na mira de uma vantagem de cinco pontos na liderança.
Ange Postecoglou revitalizou o Tottenham em pouco tempo desde que chegou do Celtic, mas o australiano não se deixa levar e ofereceu uma dose de realidade após a vitória em casa, na segunda-feira, contra o Fulham.
"Seria muito fácil para mim sentar-me aqui e dizer 'Somos uma grande equipa'. Temos de ser melhores. Sem dúvida que conseguimos", disse Postecoglou depois do que descreveu como os piores 45 minutos da sua equipa desde que chegou.
O Arsenal, terceiro classificado, recebe o lanterna Sheffield United no sábado, enquanto o Liverpool, quarto classificado, tentará manter a boa fase em casa contra o Nottingham Forest no domingo.
O sexto colocado Newcastle terá de afastar a deceção da derrota na Liga dos Campeões com o Borussia Dortmund ao enfrentar o Wolverhampton no sábado. O Aston Villa, em quinto lugar, recebe o Luton no domingo.