Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antti Niemi em exclusivo: "Equipas como o Fulham e o Brighton na Europa dão esperança a todos"

Antii Niemi defendeu as redes do Fulham
Antii Niemi defendeu as redes do FulhamClive Brunskill/Getty Images via AFP
Antti Niemi, antigo guarda-redes finlandês, que representou, em Inglaterra, Southampton, Fulham e Portsmouth, diz que clubes como a equipa orientada pelo português Marco Silva podem inspirar as equipas mais pequenas a lutar pela glória, apesar de não terem os mesmos recursos que as equipas de topo.

O ex-jogador do Fulham falou sobre como, apesar de não terem as mesmas finanças que clubes como o Manchester City ou o Liverpool, clubes como o Fulham podem lutar por lugares europeus - algo que, segundo ele, pode ser bom para todo o futebol.

"Lugares como o Brighton mostraram que não é preciso ter muito dinheiro, nem os donos mais ricos para fazer coisas fantásticas", disse Niemi ao Tribalfootball.

"Para mim, é realmente refrescante que, de vez em quando, alguém como Fulham ou Brighton, com as pessoas certas fazendo o trabalho certo nos bastidores, possa conseguir grandes coisas", acrescentou.

O Fulham chegou à final da Liga Europa em 2010, depois de vencer equipas como a Juventus, o Wolfsburgo, o Shakhtar Donetsk e o Hamburgo, mas perdeu para com o Atlético de Madrid na final, graças a dois golos de Diego Forlán.

Niemi falou do Leicester City e de como o seu sucesso na liga foi sem precedentes, enquanto o Fulham poderia ter tido o mesmo impacto em 2010, o que mostra como os chamados clubes "mais pequenos" podem ter sucesso, tal como os típicos gigantes europeus.

"Desde que deixei de jogar futebol, vimos o Leicester ganhar a Premier League, ninguém estava à espera disso! Se clubes como o Fulham, o Brighton e o Wolves podem jogar na Europa, acho que toda a gente fica feliz. Toda a gente está cansada de ver os mesmos clubes na Europa todos os anos, mas isto dá esperança a todos, é muito refrescante ver um clube mais pequeno fazer grandes coisas num ambiente muito competitivo", explicou o antigo guarda-redes.

Esta época, o Aston Villa está na Liga dos Campeões, enquanto o West Ham venceu a Liga Conferência e o Brighton e o Newcastle também foram longe na Europa. O atual treinador adjunto do Volos espera que o Fulham possa ser a próxima equipa a fazê-lo.