Anunciada pausa a meio da época na Premier League: quando é e quem beneficia mais?
Não é bem ao mesmo estilo adotado por países como a Alemanha, mas a Premier League prepara-se para fazer uma pequena paragem de inverno pouco habitual em Inglaterra. Anteriormente, as únicas pausas foram para a pandemia da covid-19 e para o Mundial-2022, que foi disputado a meio da época.
Embora seja rotulada de "pausa a meio da época" (ou pausa de inverno), não funciona exatamente da mesma forma que as outras ligas da Europa.
Normalmente, as outras divisões concedem a todo o campeonato uma pausa prolongada entre o final de dezembro e meados de janeiro.
Na Premier League, a pausa de inverno será dividida em dois fins-de-semana: 10 equipas jogam de sexta-feira, 12 de janeiro, a domingo, 14 de janeiro, e os restantes 10 clubes jogam no fim de semana seguinte (20 de janeiro a 22 de janeiro).
Espera-se que muitas equipas aproveitem a pausa para realizar estágios em tempo quente, de modo a manterem os níveis de condição física elevados.
Calendário completo da pausa de inverno
Primeiro fim de semana
Burnley - Luton - sexta-feira, 12 de janeiro (19h45)
Chelsea - Fulham - sábado, 13 de janeiro (12h30)
Newcastle - Manchester City - sábado, 13 de janeiro (17h30)
Everton - Aston Villa - domingo, 14 de janeiro (14h)
Manchester United - Tottenham Hotspur - domingo, 14 de janeiro (16h30)
Segundo fim de semana
Arsenal - Crystal Palace - sábado, 20 de janeiro (12h30)
Brentford - Nottingham Forest - sábado, 20 de janeiro (17h30)
Sheffield United - West Ham - domingo, 21 de janeiro (14h)
Bournemouth - Liverpool - domingo, 21 de janeiro (16h30)
Brighton - Wolves - segunda-feira, 22 de janeiro (19h45)
Impacto dos jogos da Taça
Algumas equipas não vão sentir os benefícios completos da pausa, uma vez que há vários clubes a ter de repetir jogos da terceira eliminatória da Taça de Inglaterra e todas as repetições estão agendadas para o dia 16 de janeiro.
Brentford, Wolves, Everton, Crystal Palace, Luton, Nottingham Forest e West Ham terão as suas pausas encurtadas em consequência disso.
O que inicialmente deveria ser uma pausa de 17 dias, é ligeiramente mais curta para os que repetem os seus jogos da Taça.
Chelsea, Liverpool e Fulham disputam as meias-finais da Taça da Liga inglesa nos dias 9 e 10 de janeiro, antes de jogarem a segunda mão nos dias 23 e 24, respetivamente.
Estes jogos são disputados em ambos os lados da pausa, pelo que estas equipas terão 10 ou 11 dias de folga.