Arne Slot e a sombra de Klopp: "O passado mostrou que há uma oportunidade de ganhar troféus"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arne Slot e a sombra de Klopp: "O passado mostrou que há uma oportunidade de ganhar troféus"

Slot não se intimida com a pressão de substituir Klopp no Liverpool
Slot não se intimida com a pressão de substituir Klopp no LiverpoolAFP
O novo treinador do Liverpool, Arne Slot, garante que pode lidar com a pressão de seguir os passos do ícone de Anfield, Jurgen Klopp.

Slot tem a difícil tarefa de tentar imitar os nove anos de sucesso de Klopp no Liverpool. Antes da sua surpreendente decisão de abandonar o cargo no final da época passada, o técnico alemão conduziu o Liverpool a uma série de troféus importantes, incluindo o primeiro título da Premier League em 30 anos e o título da Liga dos Campeões em 2019.

Slot tem a missão de manter os padrões elevados estabelecidos por Klopp e o neerlandês de 45 anos está confiante de que pode estar à altura do desafio.

Na primeira conferência de imprensa desde a sua chegada do Feyenoord, em junho, Slot foi questionado se era intimidante seguir Klopp.

"Na verdade, não é nada disso. É um grande desafio, mas herdamos um plantel que tem uma cultura vencedora. Uma das razões para vir para cá é que sinto que temos um bom plantel", afirmou: "Queremos trabalhar num clube com a oportunidade de ganhar alguma coisa, o passado mostrou que há uma oportunidade de ganhar troféus."

"Quando ele chegou, disse que era o normal, mas foi tudo menos normal. O que foi especial foi o que ele deixou, a conquista de troféus e o estilo de jogo. Sim, estou a seguir alguém que teve muito sucesso, mas há aqui jogadores muito bons e gosto de trabalhar com eles", concluiu.

Slot, que venceu 98 dos seus 150 jogos com o Feyenoord, é o 21.º treinador do Liverpool.

Junta-se aos Reds num momento intrigante, com Klopp a deixar uma equipa que terminou nove pontos atrás do campeão da Premier League, o Manchester City, depois de ter caído nas últimas semanas da corrida ao título. O Liverpool venceu a Taça da Liga na época de despedida de Klopp, mas a reformulação de uma equipa que envelheceu sob a sua liderança deverá continuar a ser um trabalho em curso na primeira época de Slot.

"Houve algumas novas contratações no ano passado. Quanto mais tempo eles jogarem juntos, mais eles vão melhorar", disse Slot: "Se estás a trabalhar nesta liga, todos melhoram a cada temporada. É importante melhorar. É normal quando se trabalha na maior liga do mundo."

Com o City a vencer a Premier League em seis das últimas sete épocas e o Arsenal a emergir como o seu mais forte adversário, Slot enfrenta uma tarefa difícil para emular o triunfo de Klopp no título de 2020.

A rivalidade de Klopp com o treinador do City, Pep Guardiola, proporcionou alguns dos momentos mais marcantes do seu reinado no Liverpool. Mas Slot, que conduziu o Feyenoord ao título neerlandês em 2023, mas terminou em segundo lugar na época passada, optou sabiamente por não fazer declarações ousadas quando questionado sobre a perspetiva de enfrentar Guardiola.

"Já vi muito dessa rivalidade. É algo que me deixa ansioso, mas acho que há muitos outros bons treinadores aqui. O Pep é um deles, com certeza" , afirmou.

O empenho de Slot num estilo de jogo ofensivo e de ritmo elevado, semelhante ao plano de jogo de Klopp, foi importante na decisão de o contratar. Mas ele pretende ser igual a si próprio, em vez de copiar as manobras motivacionais do carismático e emotivo Klopp.

"Não tem nada a ver com o facto de ser o sucessor de Jurgen. Faz parte do trabalho. Não penso 'o que é que ele diria'. Penso em como tirar o melhor partido da equipa", disse Slot.

E enquanto a relação de Klopp com a cidade de Liverpool foi de amor à primeira vista, Slot adotará uma abordagem mais pragmática.

"É preciso algum tempo para compreender tudo. Ajuda conhecer a cidade, mas como treinador ajuda mais ganhar os jogos", disse: "Os nossos estilos são semelhantes. Ambos gostamos que os adeptos venham ver uma equipa que joga com muita energia e bom futebol. É nisso que me concentro em primeiro lugar. Se conseguirmos isso, vou ter algum tempo para conhecer melhor a cidade."