Arteta defende opiniões "honestas" perante investigação da Federação Inglesa de Futebol
Arteta foi colocado sob investigação na semana passada por ter considerado vergonhosa a decisão do árbitro assistente de vídeo de não anular o golo de Anthony Gordon na derrota do Arsenal contra o Newcastle United, a 4 de novembro.
"Estou aqui há 20 anos e tenho apoiado a liga, os jogadores, os árbitros e promovido o jogo sempre da melhor forma possível", disse Arteta aos jornalistas em Londres, antes do jogo de sábado em Brentford: "E espero que, se quisermos continuar a fazê-lo, tenhamos de dar a nossa opinião. Vivemos o jogo com emoção ... tem de acontecer, temos de reagir. Vamos sentar-nos aqui... em silêncio e vamos ver se o jogo é assim tão interessante. Não vai ser. De uma forma muito respeitosa, é impossível".
Segundo ele, quaisquer instruções da FA para moderar o comportamento dos jogadores e treinadores durante um jogo devem ser específicas.
"O que é que esperamos uns dos outros? Se me disserem que estas três coisas vão ajudar, acreditem, farei o meu melhor para ajudar. Mas tem de ser pormenorizado", disse: "Não falar globalmente de uma situação e de um dia e três meses depois ... porque depois temos de ir para a história do que todos nós dizemos, como nos comportamos. Porque posso ser muito bom agora por causa disso, mas há dois anos?".
Arteta disse que escreveu à FA explicando a sua perspetiva sobre o incidente que levou à alegação.
"É bom que comuniquemos e que todos queiramos melhorar o jogo. Árbitros, treinadores, dirigentes, directores desportivos, jornalistas, todos queremos melhorar o jogo", acrescentou.
O Arsenal está a um ponto do líder Manchester City quando visitar o Brentford, 11.º classificado, no sábado.