Arteta destaca "equipa fantástica" do Newcastle e prepara regresso de Odegaard
Siga as incidências do encontro
Arteta viu-se em maus lençóis depois de dois dos seus últimos quatro jogos no campeonato contra o Newcastle, começando com um empate sem golos na época 2022/23, após o qual foi criticado pelo seu comportamento na linha lateral.
O espanhol foi depois acusado de má conduta na época passada, depois de ter criticado os árbitros do jogo na sequência de um golo controverso na derrota por 1-0 da equipa de Eddie Howe.
"Na linha lateral, ainda não cheguei ao ponto de entrar em modo de meditação. Talvez devesse fazê-lo. Quando mudam as regras sobre determinados comportamentos, temos de nos adaptar e foi isso que tentei fazer", disse Arteta aos jornalistas na sexta-feira.
"Não quero perder nenhum jogo. Não posso prometer que, se marcarmos um golo, não vou saltar para cima e para baixo na linha lateral. Até agora tem funcionado".
Questionado sobre os seus comentários relativamente aos árbitros, Arteta disse: "Faz parte do passado e da situação que aconteceu, com a qual se aprende, e também se tiram muitos aspetos positivos. Seguimos em frente... Eles (árbitros) estão certamente a dar o seu melhor".
O Arsenal, que está em terceiro lugar com 18 pontos em nove jogos, espera manter a sua luta pelo título com uma vitória sobre o 12.º classificado Newcastle, mas Arteta insistiu que a equipa de Tyneside é muito melhor do que a sua posição na liga indica.
"É uma equipa fantástica, muito bem treinada, muito intensa, com um grande estádio para jogar. Estou ansioso por isso", disse aos jornalistas.
O Arsenal não poderá contar com Riccardo Calafiori, lesionado, enquanto os defesas Ben White e Gabriel Magalhães estão em dúvida para o encontro de sábado.
Arteta acrescentou que o norueguês Martin Odegaard, que está afastado desde setembro com uma lesão no tornozelo, também não vai jogar contra o Newcastle, mas está perto de regressar.
"Agora é a fase em que ele vai começar a fazer algum trabalho connosco. Vamos ver como é que lida com a dor, se a sua movimentação é suficientemente natural. Está fisicamente ao nível do que é necessário para competir", disse Arteta.
"Com o ritmo de trabalho e as horas que dedicou, ficaria surpreendido se no momento em que começar a treinar connosco não dissermos: 'parece estar pronto'. Espero que seja em breve".
O espanhol também prestou homenagem às vítimas das devastadoras inundações no leste de Espanha, que causaram a morte de pelo menos 158 pessoas: "Quero enviar os nossos pensamentos, apoio e simpatia".