Arteta e o reencontro com o City: "Estamos a preparar-nos para este jogo desde a pré-época"
Acompanhe aqui as incidências do encontro
Depois de vencer o Tottenham fora de casa no dérbi do norte de Londres no fim de semana passado, o Arsenal viajou para Bérgamo para um empate sem golos com a Atalanta na Liga dos Campeões, na quinta-feira. No entanto, há pouco tempo para descansar, já que o City é o próximo adversário no domingo.
A equipa de Pep Guardiola ultrapassou o Arsenal na conquista do título nas duas últimas épocas e, mais uma vez, os dois clubes estão em primeiro e segundo lugar no campeonato ao fim de quatro jogos, com vantagem de dois pontos para o City.
"Estamos a preparar-nos para isto desde a pré-época. Obviamente, conhecíamos o calendário e sabemos que é extremamente raro jogar nestas condições, com três grandes jogos fora em seis dias. Mas é o que é, por isso preparámo-nos, tanto a nível físico como mental e tático. Estamos a certificar-nos de que todos estão prontos, porque vamos precisar deles, especialmente com as lesões que tivemos na pausa internacional", disse Arteta.
O capitão do Arsenal, Martin Odegaard, continua afastado devido a uma lesão no tornozelo contraída ao serviço da Noruega e Arteta não tem a certeza da data de regresso do médio.
"Temos de ver a evolução na próxima semana, como reage o tornozelo, e depois a equipa irá informar-me sobre o calendário e o tempo de ausência", disse o espanhol.
Arteta acrescentou que não houve novas lesões após o empate com a Atalanta, mas esperava um dia extra de descanso depois de o City ter empatado em casa com o Inter de Milão na quarta-feira.
"Queríamos o mesmo (tempo) que eles, mas não o tivemos, por isso temos de nos adaptar e aproveitar ao máximo o tempo que temos hoje e amanhã e na manhã do jogo para nos prepararmos da melhor forma para ir lá e ganhar o jogo", disse.
Apesar de o City já ter tido o Arsenal como adversário no passado, não venceu a equipa de Arteta nos últimos três encontros para todas as competições, com a última vitória a acontecer em abril de 2023.
O Arsenal também tem um excelente registo fora de casa em 2024, tendo perdido pontos apenas no empate 0-0 com o City na época passada, e Arteta disse esperar um ambiente competitivo no Estádio Etihad.
"Vamos a casa dos campeões, a equipa que, na minha opinião, tem sido a mais consistente de sempre na história da Premier League, não só em termos de resultados, mas também em termos de domínio e de desempenhos de topo consistentes. Este é o desafio. Temos de lá ir e provar que demos mais um passo e que podemos competir", afirmou.