Arteta reencontra Pochettino no dérbi: "Das pessoas mais influentes na minha carreira"
Os dois jogaram juntos no Paris-Saint Germain há mais de duas décadas, no início da carreira de Arteta. Mas os dois estarão em duelos opostos em Stamford Bridge, no sábado, com o Arsenal a lutar pelo primeiro lugar na tabela da Premier League, enquanto o Chelsea tenta continuar a sua recente recuperação.
Acompanhe as principais incidências da partida
Arteta falou calorosamente sobre o rival argentino na conferência de imprensa antes do jogo, nesta sexta-feira.
"Foi a minha primeira oportunidade profissional em Paris e chegámos juntos ao mesmo tempo", disse o espanhol, que estava emprestado ao clube pelo Barcelona. "Vivemos juntos num hotel durante três meses".
"Ele era crítico. Foi uma das pessoas mais influentes na minha carreira futebolística, antes de mais como jogador. Cuidou de mim como uma criança, como um irmão mais novo, e foi uma grande parte do sucesso que tive em Paris, porque cuidou realmente de mim, deu-me muita confiança e conselhos", destacou.
"Tem sido um exemplo para mim desde esse dia, não só como jogador, mas também como treinador, porque tive de tomar a decisão de deixar de jogar e começar a minha carreira de treinador. Ele teve uma grande influência nisso e estarei sempre grato pelo que ele fez por mim", acrescentou.
Mas Arteta, de 41 anos, também revelou que Pochettino, que já dirigiu o Tottenham e o PSG, lhe disse para não ir para treinador. O espanhol, sorridente, disse que o argentino, que é 10 anos mais velho que ele, lhe disse: "'Não vás para treinador. É demasiado difícil".
"Eu sabia que ele ia ser treinador", acrescentou. "Segui-o de muito perto. Como jogador, ele já era um líder - a forma como entendia o jogo era fenomenal. Costumava tê-lo nas minhas costas e ele estava constantemente a treinar-me".